WOMEN’S REPRESENTATION: Two Epochs of the Revolutionary Cuban Cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mejía, Glenda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Martínez-Expósito, Alfredo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2505
Resumo: O principal objetivo deste estudo é realizar uma crítica e uma análise da precisão com que a (re)presentação da mulher no cinema cubano descreve a relação gênero-poder na sociedade cubana. Para isso considera-se aqui o argumento de Chanan o qual afirma que o povo cubano considera aquilo que vê no cinema cubano como o mesmo que se vê (que existe) nos âmbitos público e privado de sua sociedade.Conclui-se que o meio cinematográfico aumenta nossa compreensão do papel da mulher e das relações de gênero na experiência diária daquela sociedade já que se permite à audiência interiorizar a história, o humor, as mudanças, as necessidades e a valentia do povo cubano. Os filmes estudados se referem a duas épocas. Na primeira, os personagens de mulheres cubanas são descritas como heroínas revolucionárias. Não há uma refletir ou problematizar seus medos, sua sensualidade e seus desejos como mulher. O que é feito no cinema produzido na segunda época estudada. Os resultados deste estudo sugerem que o cinema de depois de 1959 reflete com freqüência sobre a história social, incluindo a dissolução de classes, através de personagens femininos. Conscientemente ou por omissão, os filmes selecionados destacam a oportunidade de incorporação das mulheres no âmbito público e as limitações deste processo; no entanto, mostra também que esta incorporação é realizada “somente até certo ponto” visto que ainda estão presentes as ideologias e praticas machistas da sociedade patriarcal.Palavras-chaves: Cinema. Cuba. MulherResumenEl objetivo principal de este estudio es hacer una crítica y análisis de la precisión con qué la (re)presentación de la mujer en el cine cubano describe la relación géneropoder en la sociedad cubana. Para esto se considera el argumento de Chanan quien afirma que el pueblo cubano considera que lo que se ve en el cine cubano es lo que se ve (o que hay) en el ámbito público y privado de su sociedad. Se concluye que el medio cinematográfico aumenta nuestra comprensión del papel de la mujer y Del género en la experiencia diaria de la sociedad cubana ya que se le permite a La audiencia interiorizar la historia, el humor, los cambios, las necesidades y la valentia del pueblo cubano. Los filmes estudiados se agrupan en dos épocas. En la primera los personajes de mujeres cubanas suelen describirse como heroínas revolucionarias, sin reflejar ni proyectar sus miedos, su sensualidad y sus deseos como mujeres, lo cual sí es tipificado en la segunda época. Los resultados de este estudio sugieren que el cine de posterior a 1959 refleja con frecuencia la historia social, incluida la disolución de clases, a través de las mujeres. Conscientemente o por omisión, lãs películas seleccionadas destacan la oportunidad de incorporación de las mujeres em el ámbito público y las limitaciones de ese proceso, pero sólo hasta cierto punto puesto que aún están presentes las ideologías y prácticas machistas de la sociedad patriarcal.Palabras claves: Cine. Cuba. MujerAbstractThe main purpose of the study is to analyse and critique how accurately the representation of women in Cuban cinema portrays the existing gender power relationships in Cuban society, in the light of Chanan’s claim that Cuban people consider that what we see in Cuban cinema is what we see on the public and private spheres of Cuba. It follows that the cinematic medium increases our understanding of women and gender issues in the daily experience of Cuban society, and thereby allows spectators to engage in representations of the history, the humour, the changes, the needs, and the courage of Cuban people. The films examined here are grouped into two epochs. In the first epoch, Cuban women are generally portrayed as revolutionary heroines, without fully exploring and projecting their fear, their sensuality and their desires as women, as it is typified in the second epoch. Taken together, the results of this study suggest that post 1959 Revolutionary Cuban cinema has frequently portrayed social history–including the breakdown of social class–through women. Consciously or by default, the films chosen highlight both the opportunities for the incorporation of women into the public sphere, and the limitations of that process but only up to a certain point: the machista ideologies and practices characteristic of a patriarchal society still remain.Keywords: Cinema. Cuba. Woman 
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O que é feito no cinema produzido na segunda época estudada. Os resultados deste estudo sugerem que o cinema de depois de 1959 reflete com freqüência sobre a história social, incluindo a dissolução de classes, através de personagens femininos. Conscientemente ou por omissão, os filmes selecionados destacam a oportunidade de incorporação das mulheres no âmbito público e as limitações deste processo; no entanto, mostra também que esta incorporação é realizada “somente até certo ponto” visto que ainda estão presentes as ideologias e praticas machistas da sociedade patriarcal.Palavras-chaves: Cinema. Cuba. MulherResumenEl objetivo principal de este estudio es hacer una crítica y análisis de la precisión con qué la (re)presentación de la mujer en el cine cubano describe la relación géneropoder en la sociedad cubana. Para esto se considera el argumento de Chanan quien afirma que el pueblo cubano considera que lo que se ve en el cine cubano es lo que se ve (o que hay) en el ámbito público y privado de su sociedad. Se concluye que el medio cinematográfico aumenta nuestra comprensión del papel de la mujer y Del género en la experiencia diaria de la sociedad cubana ya que se le permite a La audiencia interiorizar la historia, el humor, los cambios, las necesidades y la valentia del pueblo cubano. Los filmes estudiados se agrupan en dos épocas. En la primera los personajes de mujeres cubanas suelen describirse como heroínas revolucionarias, sin reflejar ni proyectar sus miedos, su sensualidad y sus deseos como mujeres, lo cual sí es tipificado en la segunda época. Los resultados de este estudio sugieren que el cine de posterior a 1959 refleja con frecuencia la historia social, incluida la disolución de clases, a través de las mujeres. Conscientemente o por omisión, lãs películas seleccionadas destacan la oportunidad de incorporación de las mujeres em el ámbito público y las limitaciones de ese proceso, pero sólo hasta cierto punto puesto que aún están presentes las ideologías y prácticas machistas de la sociedad patriarcal.Palabras claves: Cine. Cuba. MujerAbstractThe main purpose of the study is to analyse and critique how accurately the representation of women in Cuban cinema portrays the existing gender power relationships in Cuban society, in the light of Chanan’s claim that Cuban people consider that what we see in Cuban cinema is what we see on the public and private spheres of Cuba. It follows that the cinematic medium increases our understanding of women and gender issues in the daily experience of Cuban society, and thereby allows spectators to engage in representations of the history, the humour, the changes, the needs, and the courage of Cuban people. The films examined here are grouped into two epochs. In the first epoch, Cuban women are generally portrayed as revolutionary heroines, without fully exploring and projecting their fear, their sensuality and their desires as women, as it is typified in the second epoch. Taken together, the results of this study suggest that post 1959 Revolutionary Cuban cinema has frequently portrayed social history–including the breakdown of social class–through women. Consciously or by default, the films chosen highlight both the opportunities for the incorporation of women into the public sphere, and the limitations of that process but only up to a certain point: the machista ideologies and practices characteristic of a patriarchal society still remain.Keywords: Cinema. Cuba. Woman Universidade Federal do Maranhão2014-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2505Revista Brasileira do Caribe; v. 06, n. 11, jul./dez. 20051984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMACopyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMejía, GlendaMartínez-Expósito, Alfredo2016-10-11T11:34:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2505Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T11:34Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
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