OS RITMOS CALIENTES DO CARIBE NUM CARNAVAL BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Milton
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira do Caribe (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2169
Resumo: Um leque de estilos musicais e coreográficos originários do Caribe se difundiu vigorosamente por inúmeros países do Ocidente, alcançando o reconhecimento dessa região como matriz musical e coreográfica. Este processo transcende o delineamento das fronteiras identitárias nacionais e remete a dinâmicas mais amplas. Estas, por sua vez, estão relacionadas aos mercados artísticos, sobretudo no que se refere à música e à dança, passando também pelas teias do turismo. O artigo busca compreender como esses ritmos caribenhos são percebidos como apropriados para a festa carnavalesca, a folia, a manifestação e fruição da sensualidade, oferecendo elementos para compreender a forma como esses ritmos foram assimilados e recriados no campo do Carnaval de Salvador. Palavras-chave: Caribe. Carnaval. Música. Dança. Bahia Resumen Un abanico de estilos musicales y coreográficos procedentes del Caribe se difundió vigorosamente por numerosos países de Occidente, alcanzando el reconocimiento de esta región como matriz musical y coreográfica. Este proceso trasciende el delineamiento de las fronteras identitarias nacionales y remite a dinámicas más amplias. Éstas, a su vez, están relacionadas a los mercados artísticos, sobre todo en lo que se refiere a la música y a la danza, pasando también por el turismo. El artículo intenta comprender como esos ritmos caribeños son percibidos y apropiados por la fiesta carnavalesca, la folia, la manifestación y fruición de la sensualidad, ofreciendo elementos para comprender como esos ritmos fueron asimilados y recriados en el campo del carnaval de Salvador. Palabras claves: Caribe. Carnaval. Música. Danza. Bahía Abstract The range of musical styles and choreographies of the Caribbean spread vigorously throughout innumerable countries of the West and resulted in the region’s recognition as a center and source of music and choreography. This process transcends the delineated borders of national identity and is subject to broader dynamics. These, in turn, are related to artistic markets, which refer, above all, to music and dance, and are also influenced by tourism. The article aims to comprehend how these Caribbean rhythms are perceived as appropriated for carnival, its folia, as well as its manifestation and coming to fruition of one’s sensuality, suggesting certain factors involved in how these rhythms were assimilated and re-created in the carnival in Salvador. Key-words: Caribbean. Carnival. Music. Dance. Bahia
id UFMA-6_f8d4afeaf657b4531e929a17aafd1bff
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2169
network_acronym_str UFMA-6
network_name_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository_id_str
spelling OS RITMOS CALIENTES DO CARIBE NUM CARNAVAL BRASILEIROCaribeCarnavalMúsicaDançaBahiaUm leque de estilos musicais e coreográficos originários do Caribe se difundiu vigorosamente por inúmeros países do Ocidente, alcançando o reconhecimento dessa região como matriz musical e coreográfica. Este processo transcende o delineamento das fronteiras identitárias nacionais e remete a dinâmicas mais amplas. Estas, por sua vez, estão relacionadas aos mercados artísticos, sobretudo no que se refere à música e à dança, passando também pelas teias do turismo. O artigo busca compreender como esses ritmos caribenhos são percebidos como apropriados para a festa carnavalesca, a folia, a manifestação e fruição da sensualidade, oferecendo elementos para compreender a forma como esses ritmos foram assimilados e recriados no campo do Carnaval de Salvador. Palavras-chave: Caribe. Carnaval. Música. Dança. Bahia Resumen Un abanico de estilos musicales y coreográficos procedentes del Caribe se difundió vigorosamente por numerosos países de Occidente, alcanzando el reconocimiento de esta región como matriz musical y coreográfica. Este proceso trasciende el delineamiento de las fronteras identitarias nacionales y remite a dinámicas más amplias. Éstas, a su vez, están relacionadas a los mercados artísticos, sobre todo en lo que se refiere a la música y a la danza, pasando también por el turismo. El artículo intenta comprender como esos ritmos caribeños son percibidos y apropiados por la fiesta carnavalesca, la folia, la manifestación y fruición de la sensualidad, ofreciendo elementos para comprender como esos ritmos fueron asimilados y recriados en el campo del carnaval de Salvador. Palabras claves: Caribe. Carnaval. Música. Danza. Bahía Abstract The range of musical styles and choreographies of the Caribbean spread vigorously throughout innumerable countries of the West and resulted in the region’s recognition as a center and source of music and choreography. This process transcends the delineated borders of national identity and is subject to broader dynamics. These, in turn, are related to artistic markets, which refer, above all, to music and dance, and are also influenced by tourism. The article aims to comprehend how these Caribbean rhythms are perceived as appropriated for carnival, its folia, as well as its manifestation and coming to fruition of one’s sensuality, suggesting certain factors involved in how these rhythms were assimilated and re-created in the carnival in Salvador. Key-words: Caribbean. Carnival. Music. Dance. BahiaUniversidade Federal do Maranhão2014-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2169Revista Brasileira do Caribe; v. 10, n. 20, jan./jun. 2010: DOSSIÊ: Carnaval negro do Caribe1984-61691518-6784reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2169/311Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Milton2016-10-11T11:06:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2169Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribePUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/oaicaribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com1984-61691518-6784opendoar:2016-10-11T11:06:13Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv OS RITMOS CALIENTES DO CARIBE NUM CARNAVAL BRASILEIRO
title OS RITMOS CALIENTES DO CARIBE NUM CARNAVAL BRASILEIRO
spellingShingle OS RITMOS CALIENTES DO CARIBE NUM CARNAVAL BRASILEIRO
Moura, Milton
Caribe
Carnaval
Música
Dança
Bahia
title_short OS RITMOS CALIENTES DO CARIBE NUM CARNAVAL BRASILEIRO
title_full OS RITMOS CALIENTES DO CARIBE NUM CARNAVAL BRASILEIRO
title_fullStr OS RITMOS CALIENTES DO CARIBE NUM CARNAVAL BRASILEIRO
title_full_unstemmed OS RITMOS CALIENTES DO CARIBE NUM CARNAVAL BRASILEIRO
title_sort OS RITMOS CALIENTES DO CARIBE NUM CARNAVAL BRASILEIRO
author Moura, Milton
author_facet Moura, Milton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Milton
dc.subject.por.fl_str_mv Caribe
Carnaval
Música
Dança
Bahia
topic Caribe
Carnaval
Música
Dança
Bahia
description Um leque de estilos musicais e coreográficos originários do Caribe se difundiu vigorosamente por inúmeros países do Ocidente, alcançando o reconhecimento dessa região como matriz musical e coreográfica. Este processo transcende o delineamento das fronteiras identitárias nacionais e remete a dinâmicas mais amplas. Estas, por sua vez, estão relacionadas aos mercados artísticos, sobretudo no que se refere à música e à dança, passando também pelas teias do turismo. O artigo busca compreender como esses ritmos caribenhos são percebidos como apropriados para a festa carnavalesca, a folia, a manifestação e fruição da sensualidade, oferecendo elementos para compreender a forma como esses ritmos foram assimilados e recriados no campo do Carnaval de Salvador. Palavras-chave: Caribe. Carnaval. Música. Dança. Bahia Resumen Un abanico de estilos musicales y coreográficos procedentes del Caribe se difundió vigorosamente por numerosos países de Occidente, alcanzando el reconocimiento de esta región como matriz musical y coreográfica. Este proceso trasciende el delineamiento de las fronteras identitarias nacionales y remite a dinámicas más amplias. Éstas, a su vez, están relacionadas a los mercados artísticos, sobre todo en lo que se refiere a la música y a la danza, pasando también por el turismo. El artículo intenta comprender como esos ritmos caribeños son percibidos y apropiados por la fiesta carnavalesca, la folia, la manifestación y fruición de la sensualidad, ofreciendo elementos para comprender como esos ritmos fueron asimilados y recriados en el campo del carnaval de Salvador. Palabras claves: Caribe. Carnaval. Música. Danza. Bahía Abstract The range of musical styles and choreographies of the Caribbean spread vigorously throughout innumerable countries of the West and resulted in the region’s recognition as a center and source of music and choreography. This process transcends the delineated borders of national identity and is subject to broader dynamics. These, in turn, are related to artistic markets, which refer, above all, to music and dance, and are also influenced by tourism. The article aims to comprehend how these Caribbean rhythms are perceived as appropriated for carnival, its folia, as well as its manifestation and coming to fruition of one’s sensuality, suggesting certain factors involved in how these rhythms were assimilated and re-created in the carnival in Salvador. Key-words: Caribbean. Carnival. Music. Dance. Bahia
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2169
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/2169/311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira do Caribe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe; v. 10, n. 20, jan./jun. 2010: DOSSIÊ: Carnaval negro do Caribe
1984-6169
1518-6784
reponame:Revista Brasileira do Caribe (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Brasileira do Caribe (Online)
collection Revista Brasileira do Caribe (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira do Caribe (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv caribe.revista@ufma.br||revista_brasileira_caribe@hotmail.com
_version_ 1798321222677692417