O “SABIDO” E O “VIVIDO” CARIBENHOS: Métodos, ganhos e limites da literatura da crioulidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira do Caribe (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7569 |
Resumo: | O artigo analisa os métodos utilizados pelo movimento literário da Crioulidade para formular um conceito ontológico e explicativo da coletividade antilhana. Produto do pensamento, a literatura crioula encontra na expressão literária do real seu maior desafio. Escrever a cultura transformou-se numa verdadeira obsessão, em torno da qual gravitam todos os esforços literários do grupo. A dificuldade do projeto reside na associação da ficção, subcategoria do imaginário e do intelecto, ao “vivido” do cotidiano. Para diminuir a distância entre a ficção e o “vivido”, eles utilizam em sua literatura o que podemos chamar de “processos exemplares”, buscando maneiras de transmitir idéias abstratas na escritura sem abandonar completamente a experiência sensível da cultura.Palavras-chave: Crioulidade. Chamoiseau. ConfiantResumenEl articulo analiza los métodos utilizados por el movimiento literário de la Criollidad para formular um concepto ontológico y explicativo de la coletividad antilhana. Producto del pensamiento, la literatura criolla encuentra en la expresion literaria de lo real su mayor desafio. Escrivir la cultura transformase en una verdadera obsesion, en torno de la cual gravitan todos los esfuerzos literarios del grupo. La dificuldad del projecto reside en la associacion de la ficcion, subcategoria Del imaginario y del intelecto, a lo “vivido” del cotidiano. Para disminuir La distância entre la ficção y lo “vivido”, ellos utilizan en su literatura lo que podemos llamar de “processos ejemplares”, buscando maneias de trasmitir ideas abstractas en la escritura sin abandonar completamente la experiencia sensíble de la cultura.Palabras claves: Crioullidad. Chamoiseau. ConfiantAbstractThe article analyzes the methods used by the literary movement of Creoleness to formulate an ontological and explanatory concept of Caribbean collectivity. Product of thought, Creole literature finds in the written expression of reality its greatest challenge. Writing about culture became to them a true obsession, around which all the literary efforts of the group gravitate. The difficulty of their project resides in the association of fiction, sub-category of the imaginary and the intellect, with daily “lived” experience. To diminish the distance between fiction and “lived” experience, they practice in their literature what we might call “exemplary processes”, looking for ways of conveying, through writing, abstract ideas, without completely abandoning the sensible experience of the culture.Keywords: Creoleness. Chamoiseau. Confiant |
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