Moça com brinco de pérola: uma análise fílmica sobre a obra de arte
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10512 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo principal analisar o filme norte americano Moça com brinco depérola, baseado no romance de Tracy Chevalier, 1998. O longa-metragem, dirigido por Peter Webber,tenta recriar - de maneira ficcional - a inspiração por trás de um dos quadros mais famosos do pintorholandês Johannes Vermeer. Para a composição do recorte de análise, foram escolhidas algumascenas do filme que mostram a relação entre o pintor e o seu processo de criação. Apresentaremosdiferentes pontos de vista e formulações teóricas que enquadram a questão central da autenticidadee da reprodutibilidade de uma obra artística, com destaque para as abordagens de autores, cujas investigaçõesremetem ao momento da criação, sendo exemplos recorrentes Walter Benjamin, MauriceMerleau-Ponty, Giulio Argan, David Hockney e Ernest Hans Gombrich. |
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Moça com brinco de pérola: uma análise fílmica sobre a obra de arteMoça com brinco de pérola. Johannes Vermeer. Arte.O presente artigo tem como objetivo principal analisar o filme norte americano Moça com brinco depérola, baseado no romance de Tracy Chevalier, 1998. O longa-metragem, dirigido por Peter Webber,tenta recriar - de maneira ficcional - a inspiração por trás de um dos quadros mais famosos do pintorholandês Johannes Vermeer. Para a composição do recorte de análise, foram escolhidas algumascenas do filme que mostram a relação entre o pintor e o seu processo de criação. Apresentaremosdiferentes pontos de vista e formulações teóricas que enquadram a questão central da autenticidadee da reprodutibilidade de uma obra artística, com destaque para as abordagens de autores, cujas investigaçõesremetem ao momento da criação, sendo exemplos recorrentes Walter Benjamin, MauriceMerleau-Ponty, Giulio Argan, David Hockney e Ernest Hans Gombrich.Universidade Federal do Maranhão2019-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10512Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 167-1812447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10512/6116Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Amanda da SilvaBerwanger, Perla Mariade Abreu, Poliana Marta RibeiroFerreira Júnior, José2019-01-06T00:38:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10512Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T00:38:25Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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