A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17148 |
Resumo: | Este artigo, produzido no contexto de uma pesquisa de doutorado em Educação que investiga currículo e formação no Timor-Leste, perguntando sobre o diálogo possível entre escola e uma-lulik (instituição ancestral timorense), visa, ao tomar como referência a uma-lulik, tecer algumas considerações que levam em conta a necessidade e urgência de tensionamento e alteração do modelo de sociedade hegemônico, que tem revelado cada vez mais a sua enorme incapacidade de cuidar da vida, bem como mostrar teorias e conceitos com os quais a escola pode operar no sentido de se aproximar mais da experiência da uma-lulik. Como parte da nossa etnopesquisa-formação, uma prática de pesquisa multirreferencial, o texto se configura num conjunto de argumentos que conjugam noções culturais, teorias e conceitos, fazendo entrever o significado do diálogo entre uma-lulik e escola, sua potência pedagógica, cultural e política.Palavras-chave: Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo. Etnopesquisa.The search for dialogues between and-Lulik and school and the tensioning with the dominant life mode: Timor-Leste's exampleABSTRACTThis article, produced in the context of a doctoral research in Education that investigates curriculum and formation in Timor-Leste, asking about the possible dialogue between a school and the uma-lulik (Timorese ancestral institution), aims, by taking the uma-lulik as a reference, to weave some considerations that take into account the need and urgency of tensioning and altering the hegemonic model of society that has increasingly revealed its enormous inability to take care of life, as well as showing theories and concepts with which the school can operate in order to approach of the experience of the uma-lulik. As part of our ethno-research-training, a multi-referential research practice, the text is configured in a set of arguments that combine cultural notions, theories and concepts, showing the meaning of the dialogue between uma-lulik and school and its pedagogical, cultural and political potency.Keywords: Uma-lulik. Curriculum. Formation. Curriculum Ethno-constitutive Theory. Ethnosearch. |
id |
UFMA-7_0dc894db0ca759b9fd4438e238c2d186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17148 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-LesteUma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo. Etnopesquisa. Este artigo, produzido no contexto de uma pesquisa de doutorado em Educação que investiga currículo e formação no Timor-Leste, perguntando sobre o diálogo possível entre escola e uma-lulik (instituição ancestral timorense), visa, ao tomar como referência a uma-lulik, tecer algumas considerações que levam em conta a necessidade e urgência de tensionamento e alteração do modelo de sociedade hegemônico, que tem revelado cada vez mais a sua enorme incapacidade de cuidar da vida, bem como mostrar teorias e conceitos com os quais a escola pode operar no sentido de se aproximar mais da experiência da uma-lulik. Como parte da nossa etnopesquisa-formação, uma prática de pesquisa multirreferencial, o texto se configura num conjunto de argumentos que conjugam noções culturais, teorias e conceitos, fazendo entrever o significado do diálogo entre uma-lulik e escola, sua potência pedagógica, cultural e política.Palavras-chave: Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo. Etnopesquisa.The search for dialogues between and-Lulik and school and the tensioning with the dominant life mode: Timor-Leste's exampleABSTRACTThis article, produced in the context of a doctoral research in Education that investigates curriculum and formation in Timor-Leste, asking about the possible dialogue between a school and the uma-lulik (Timorese ancestral institution), aims, by taking the uma-lulik as a reference, to weave some considerations that take into account the need and urgency of tensioning and altering the hegemonic model of society that has increasingly revealed its enormous inability to take care of life, as well as showing theories and concepts with which the school can operate in order to approach of the experience of the uma-lulik. As part of our ethno-research-training, a multi-referential research practice, the text is configured in a set of arguments that combine cultural notions, theories and concepts, showing the meaning of the dialogue between uma-lulik and school and its pedagogical, cultural and political potency.Keywords: Uma-lulik. Curriculum. Formation. Curriculum Ethno-constitutive Theory. Ethnosearch.Universidade Federal do Maranhão2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/1714810.18764/2447-6498.v7n1p108-126Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 7, n. 1, jan./jun. 2021; 108-1262447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17148/9230Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSOUSA, ROSIETE COSTA DEMACEDO, ROBERTO SIDNEIPAULINO, VICENTE2021-06-28T23:10:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17148Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2021-06-28T23:10:44Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste |
title |
A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste |
spellingShingle |
A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste SOUSA, ROSIETE COSTA DE Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo. Etnopesquisa. |
title_short |
A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste |
title_full |
A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste |
title_fullStr |
A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste |
title_full_unstemmed |
A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste |
title_sort |
A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste |
author |
SOUSA, ROSIETE COSTA DE |
author_facet |
SOUSA, ROSIETE COSTA DE MACEDO, ROBERTO SIDNEI PAULINO, VICENTE |
author_role |
author |
author2 |
MACEDO, ROBERTO SIDNEI PAULINO, VICENTE |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, ROSIETE COSTA DE MACEDO, ROBERTO SIDNEI PAULINO, VICENTE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo. Etnopesquisa. |
topic |
Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo. Etnopesquisa. |
description |
Este artigo, produzido no contexto de uma pesquisa de doutorado em Educação que investiga currículo e formação no Timor-Leste, perguntando sobre o diálogo possível entre escola e uma-lulik (instituição ancestral timorense), visa, ao tomar como referência a uma-lulik, tecer algumas considerações que levam em conta a necessidade e urgência de tensionamento e alteração do modelo de sociedade hegemônico, que tem revelado cada vez mais a sua enorme incapacidade de cuidar da vida, bem como mostrar teorias e conceitos com os quais a escola pode operar no sentido de se aproximar mais da experiência da uma-lulik. Como parte da nossa etnopesquisa-formação, uma prática de pesquisa multirreferencial, o texto se configura num conjunto de argumentos que conjugam noções culturais, teorias e conceitos, fazendo entrever o significado do diálogo entre uma-lulik e escola, sua potência pedagógica, cultural e política.Palavras-chave: Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo. Etnopesquisa.The search for dialogues between and-Lulik and school and the tensioning with the dominant life mode: Timor-Leste's exampleABSTRACTThis article, produced in the context of a doctoral research in Education that investigates curriculum and formation in Timor-Leste, asking about the possible dialogue between a school and the uma-lulik (Timorese ancestral institution), aims, by taking the uma-lulik as a reference, to weave some considerations that take into account the need and urgency of tensioning and altering the hegemonic model of society that has increasingly revealed its enormous inability to take care of life, as well as showing theories and concepts with which the school can operate in order to approach of the experience of the uma-lulik. As part of our ethno-research-training, a multi-referential research practice, the text is configured in a set of arguments that combine cultural notions, theories and concepts, showing the meaning of the dialogue between uma-lulik and school and its pedagogical, cultural and political potency.Keywords: Uma-lulik. Curriculum. Formation. Curriculum Ethno-constitutive Theory. Ethnosearch. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17148 10.18764/2447-6498.v7n1p108-126 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17148 |
identifier_str_mv |
10.18764/2447-6498.v7n1p108-126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17148/9230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 7, n. 1, jan./jun. 2021; 108-126 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794498044395520 |