A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, ROSIETE COSTA DE
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MACEDO, ROBERTO SIDNEI, PAULINO, VICENTE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17148
Resumo:   Este artigo, produzido no contexto de uma pesquisa de doutorado em Educação que investiga currículo e formação no Timor-Leste, perguntando sobre o diálogo possível entre escola e uma-lulik (instituição ancestral timorense), visa, ao tomar como referência a uma-lulik, tecer algumas considerações que levam em conta a necessidade e urgência de tensionamento e alteração do modelo de sociedade hegemônico, que tem revelado cada vez mais a sua enorme incapacidade de cuidar da vida, bem como mostrar teorias e conceitos com os quais a escola pode operar no sentido de se aproximar mais da experiência da uma-lulik.  Como parte da nossa etnopesquisa-formação, uma prática de pesquisa multirreferencial, o texto se configura num conjunto de argumentos que conjugam noções culturais, teorias e conceitos, fazendo entrever o significado do diálogo entre uma-lulik e escola, sua potência pedagógica, cultural e política.Palavras-chave: Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo.  Etnopesquisa.The search for dialogues between and-Lulik and school and the tensioning with the dominant life mode: Timor-Leste's exampleABSTRACTThis article, produced in the context of a doctoral research in Education that investigates curriculum and formation in Timor-Leste, asking about the possible dialogue between a school and the uma-lulik (Timorese ancestral institution), aims, by taking the uma-lulik as a reference, to weave some considerations that take into account the need and urgency of tensioning and altering the hegemonic model of society that has increasingly revealed its enormous inability to take care of life, as well as showing theories and concepts with which the school can operate in order to approach of the experience of  the uma-lulik. As part of our ethno-research-training, a multi-referential research practice, the text is configured in a set of arguments that combine cultural notions, theories and concepts, showing the meaning of the dialogue between uma-lulik and school and its pedagogical, cultural and political potency.Keywords: Uma-lulik.  Curriculum.  Formation.  Curriculum Ethno-constitutive Theory. Ethnosearch.
id UFMA-7_0dc894db0ca759b9fd4438e238c2d186
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17148
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-LesteUma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo. Etnopesquisa.  Este artigo, produzido no contexto de uma pesquisa de doutorado em Educação que investiga currículo e formação no Timor-Leste, perguntando sobre o diálogo possível entre escola e uma-lulik (instituição ancestral timorense), visa, ao tomar como referência a uma-lulik, tecer algumas considerações que levam em conta a necessidade e urgência de tensionamento e alteração do modelo de sociedade hegemônico, que tem revelado cada vez mais a sua enorme incapacidade de cuidar da vida, bem como mostrar teorias e conceitos com os quais a escola pode operar no sentido de se aproximar mais da experiência da uma-lulik.  Como parte da nossa etnopesquisa-formação, uma prática de pesquisa multirreferencial, o texto se configura num conjunto de argumentos que conjugam noções culturais, teorias e conceitos, fazendo entrever o significado do diálogo entre uma-lulik e escola, sua potência pedagógica, cultural e política.Palavras-chave: Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo.  Etnopesquisa.The search for dialogues between and-Lulik and school and the tensioning with the dominant life mode: Timor-Leste's exampleABSTRACTThis article, produced in the context of a doctoral research in Education that investigates curriculum and formation in Timor-Leste, asking about the possible dialogue between a school and the uma-lulik (Timorese ancestral institution), aims, by taking the uma-lulik as a reference, to weave some considerations that take into account the need and urgency of tensioning and altering the hegemonic model of society that has increasingly revealed its enormous inability to take care of life, as well as showing theories and concepts with which the school can operate in order to approach of the experience of  the uma-lulik. As part of our ethno-research-training, a multi-referential research practice, the text is configured in a set of arguments that combine cultural notions, theories and concepts, showing the meaning of the dialogue between uma-lulik and school and its pedagogical, cultural and political potency.Keywords: Uma-lulik.  Curriculum.  Formation.  Curriculum Ethno-constitutive Theory. Ethnosearch.Universidade Federal do Maranhão2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/1714810.18764/2447-6498.v7n1p108-126Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 7, n. 1, jan./jun. 2021; 108-1262447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17148/9230Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSOUSA, ROSIETE COSTA DEMACEDO, ROBERTO SIDNEIPAULINO, VICENTE2021-06-28T23:10:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17148Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2021-06-28T23:10:44Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste
title A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste
spellingShingle A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste
SOUSA, ROSIETE COSTA DE
Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo. Etnopesquisa.
title_short A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste
title_full A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste
title_fullStr A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste
title_full_unstemmed A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste
title_sort A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste
author SOUSA, ROSIETE COSTA DE
author_facet SOUSA, ROSIETE COSTA DE
MACEDO, ROBERTO SIDNEI
PAULINO, VICENTE
author_role author
author2 MACEDO, ROBERTO SIDNEI
PAULINO, VICENTE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, ROSIETE COSTA DE
MACEDO, ROBERTO SIDNEI
PAULINO, VICENTE
dc.subject.por.fl_str_mv Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo. Etnopesquisa.
topic Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo. Etnopesquisa.
description   Este artigo, produzido no contexto de uma pesquisa de doutorado em Educação que investiga currículo e formação no Timor-Leste, perguntando sobre o diálogo possível entre escola e uma-lulik (instituição ancestral timorense), visa, ao tomar como referência a uma-lulik, tecer algumas considerações que levam em conta a necessidade e urgência de tensionamento e alteração do modelo de sociedade hegemônico, que tem revelado cada vez mais a sua enorme incapacidade de cuidar da vida, bem como mostrar teorias e conceitos com os quais a escola pode operar no sentido de se aproximar mais da experiência da uma-lulik.  Como parte da nossa etnopesquisa-formação, uma prática de pesquisa multirreferencial, o texto se configura num conjunto de argumentos que conjugam noções culturais, teorias e conceitos, fazendo entrever o significado do diálogo entre uma-lulik e escola, sua potência pedagógica, cultural e política.Palavras-chave: Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo.  Etnopesquisa.The search for dialogues between and-Lulik and school and the tensioning with the dominant life mode: Timor-Leste's exampleABSTRACTThis article, produced in the context of a doctoral research in Education that investigates curriculum and formation in Timor-Leste, asking about the possible dialogue between a school and the uma-lulik (Timorese ancestral institution), aims, by taking the uma-lulik as a reference, to weave some considerations that take into account the need and urgency of tensioning and altering the hegemonic model of society that has increasingly revealed its enormous inability to take care of life, as well as showing theories and concepts with which the school can operate in order to approach of the experience of  the uma-lulik. As part of our ethno-research-training, a multi-referential research practice, the text is configured in a set of arguments that combine cultural notions, theories and concepts, showing the meaning of the dialogue between uma-lulik and school and its pedagogical, cultural and political potency.Keywords: Uma-lulik.  Curriculum.  Formation.  Curriculum Ethno-constitutive Theory. Ethnosearch.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17148
10.18764/2447-6498.v7n1p108-126
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17148
identifier_str_mv 10.18764/2447-6498.v7n1p108-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/17148/9230
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 7, n. 1, jan./jun. 2021; 108-126
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794498044395520