Acessibilidade cultural no Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas: a trajetória de uma proposta sensorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALASAR, DESIRÉE NOBRE
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MICHELON, FRANCISCA FERREIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/18384
Resumo:  Entendida como um direito de todas as pessoas, a Acessibilidade Cultural caracteriza-se como um movimento que busca a igualdade cultural e, consequentemente, a social. Ao admitirem-se as diferenças, o caminho a ser traçado busca o diálogo entre realidade e utopia, e a consolidação de práticas, recursos e alternativas que promovem valores coletivos e que acabam promulgando a existência de espaços inclusivos, que proporcionam o convívio entre os diferentes e que apresentam a diferença como instância de aprendizado conjunto. Com tal entendimento, o texto relata a trajetória de uma proposta sensorial desenvolvida em um programa de extensão universitária no Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas e seus desdobramentos intra e extramuros da universidade. Os resultados apontam para um espaço que se tornou referência na cidade, não só pelos seus recursos propriamente ditos, mas pelos métodos que foram utilizados para que estes fossem implementados e obtivessem êxito.Palavras-chave: Acessibilidade Cultural. Museu. Doce. Cultural accessibility at the Doce Museum of the Federal University of Pelotas: the trajectory of a sensorial proposalABSTRACTUnderstood as a right of all people, a cultural accessibility, a movement that seeks a cultural equality and, consequently, a social. To admit as differences, the path to the path and the search between reality and utopia, and the consolidation of practices, resources and alternatives that promote collective values and that end up promulgating a hypothesis of inclusive spaces, that promote the conviviality between the different and which has a relation as learning of conjunto. Con the understanding, the text reports a trajectory of a sensorial proposal, in a program of university extension, the Museum of the Federal University of Pelotas and its unfolding intra and extra walls of the university. The results are pointed to a space that refers to the city, not only by its own resources, but also by the methods that were used for them to be implemented and validated.Keywords: Cultural Accessibility. Museum. Sweet.  
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