TECNOLOGIAS 2.0 E NOVAS CIDADANIAS EMERGENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7747 |
Resumo: | Neste texto, situou-se a sociedade do século XXI, impactada pelas Tecnologias 2.0 e o que repercutem nas novas necessidades de formação das pessoas. No enquadramento do contexto, apresentam-se situações onde são discutidas a visão de homem, de sociedade, as necessidades de formação e de aprendizagem, articuladas com as mudanças conjunturais que vivemos. Acrescentou-se, ainda nesta direção de contextualização, as competências que são estimadas no currículo atual, sustentadas no coeficiente de inteligência ou QI (interpretar, refletir, pensar abstratamente e generalizar aprendizados), e as novas competências tão necessárias ao desenvolvimento de uma nova cidadania: protagonismo, autodesenvolvimento e o envolvimento com o desenvolvimento local. Caracteriza-se o papel e o lugar que a educação ocupa no currículo da escola atual e o estatuto que ela precisa adquirir, enquadrando a diferença na aprendizagem com os fatos trazidos à tona pela neurociência e a necessidade de desenvolver novas formas de ensinar.Palavras-chave: Século XXI. Tecnologias 2.0. Competências. Cidadania emergente. 2.0 TECHNOLOGIES AND NEW EMERGING CITIZENSHIPABSTRACT: In this text, the society of the 21st century was situated, impacted by the 2.0 Technologies and what have repercussions in the new training needs of the man immersed in this context. In the framework of the context, situations are presented where the vision of man, of society, the needs of formation and of learning, are articulated with the conjunctural changes that we live. In this contextualisation direction, the competences that are estimated in the current curriculum, based on intelligence or IQ (interpreting, reflecting, thinking abstractly and generalizing learning), and the new competences so necessary to the development of a new citizenship : Protagonism, self-development and involvement with local development. The role and place of education in the curriculum of today’s school and the statute that it needs to acquire is characterized by the difference in learning from the facts brought about by neuroscience and the need to develop new ways of teaching.Keywords: 21st Century. 2.0 Technologies. Skills. Emerging citizenship. |
id |
UFMA-7_1104c8e7b07d99224a5fed3d2ccaf6e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7747 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS 2.0 E NOVAS CIDADANIAS EMERGENTESSéculo XXI. Tecnologias 2.0. Competências. Cidadania emergente.Neste texto, situou-se a sociedade do século XXI, impactada pelas Tecnologias 2.0 e o que repercutem nas novas necessidades de formação das pessoas. No enquadramento do contexto, apresentam-se situações onde são discutidas a visão de homem, de sociedade, as necessidades de formação e de aprendizagem, articuladas com as mudanças conjunturais que vivemos. Acrescentou-se, ainda nesta direção de contextualização, as competências que são estimadas no currículo atual, sustentadas no coeficiente de inteligência ou QI (interpretar, refletir, pensar abstratamente e generalizar aprendizados), e as novas competências tão necessárias ao desenvolvimento de uma nova cidadania: protagonismo, autodesenvolvimento e o envolvimento com o desenvolvimento local. Caracteriza-se o papel e o lugar que a educação ocupa no currículo da escola atual e o estatuto que ela precisa adquirir, enquadrando a diferença na aprendizagem com os fatos trazidos à tona pela neurociência e a necessidade de desenvolver novas formas de ensinar.Palavras-chave: Século XXI. Tecnologias 2.0. Competências. Cidadania emergente. 2.0 TECHNOLOGIES AND NEW EMERGING CITIZENSHIPABSTRACT: In this text, the society of the 21st century was situated, impacted by the 2.0 Technologies and what have repercussions in the new training needs of the man immersed in this context. In the framework of the context, situations are presented where the vision of man, of society, the needs of formation and of learning, are articulated with the conjunctural changes that we live. In this contextualisation direction, the competences that are estimated in the current curriculum, based on intelligence or IQ (interpreting, reflecting, thinking abstractly and generalizing learning), and the new competences so necessary to the development of a new citizenship : Protagonism, self-development and involvement with local development. The role and place of education in the curriculum of today’s school and the statute that it needs to acquire is characterized by the difference in learning from the facts brought about by neuroscience and the need to develop new ways of teaching.Keywords: 21st Century. 2.0 Technologies. Skills. Emerging citizenship.Universidade Federal do Maranhão2017-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7747Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. especial, jul./dez. 2017; 89-1082447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7747/4798Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Sannya Fernanda Nunes2017-12-30T16:18:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7747Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-12-30T16:18:39Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS 2.0 E NOVAS CIDADANIAS EMERGENTES |
title |
TECNOLOGIAS 2.0 E NOVAS CIDADANIAS EMERGENTES |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS 2.0 E NOVAS CIDADANIAS EMERGENTES Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes Século XXI. Tecnologias 2.0. Competências. Cidadania emergente. |
title_short |
TECNOLOGIAS 2.0 E NOVAS CIDADANIAS EMERGENTES |
title_full |
TECNOLOGIAS 2.0 E NOVAS CIDADANIAS EMERGENTES |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS 2.0 E NOVAS CIDADANIAS EMERGENTES |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS 2.0 E NOVAS CIDADANIAS EMERGENTES |
title_sort |
TECNOLOGIAS 2.0 E NOVAS CIDADANIAS EMERGENTES |
author |
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes |
author_facet |
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Século XXI. Tecnologias 2.0. Competências. Cidadania emergente. |
topic |
Século XXI. Tecnologias 2.0. Competências. Cidadania emergente. |
description |
Neste texto, situou-se a sociedade do século XXI, impactada pelas Tecnologias 2.0 e o que repercutem nas novas necessidades de formação das pessoas. No enquadramento do contexto, apresentam-se situações onde são discutidas a visão de homem, de sociedade, as necessidades de formação e de aprendizagem, articuladas com as mudanças conjunturais que vivemos. Acrescentou-se, ainda nesta direção de contextualização, as competências que são estimadas no currículo atual, sustentadas no coeficiente de inteligência ou QI (interpretar, refletir, pensar abstratamente e generalizar aprendizados), e as novas competências tão necessárias ao desenvolvimento de uma nova cidadania: protagonismo, autodesenvolvimento e o envolvimento com o desenvolvimento local. Caracteriza-se o papel e o lugar que a educação ocupa no currículo da escola atual e o estatuto que ela precisa adquirir, enquadrando a diferença na aprendizagem com os fatos trazidos à tona pela neurociência e a necessidade de desenvolver novas formas de ensinar.Palavras-chave: Século XXI. Tecnologias 2.0. Competências. Cidadania emergente. 2.0 TECHNOLOGIES AND NEW EMERGING CITIZENSHIPABSTRACT: In this text, the society of the 21st century was situated, impacted by the 2.0 Technologies and what have repercussions in the new training needs of the man immersed in this context. In the framework of the context, situations are presented where the vision of man, of society, the needs of formation and of learning, are articulated with the conjunctural changes that we live. In this contextualisation direction, the competences that are estimated in the current curriculum, based on intelligence or IQ (interpreting, reflecting, thinking abstractly and generalizing learning), and the new competences so necessary to the development of a new citizenship : Protagonism, self-development and involvement with local development. The role and place of education in the curriculum of today’s school and the statute that it needs to acquire is characterized by the difference in learning from the facts brought about by neuroscience and the need to develop new ways of teaching.Keywords: 21st Century. 2.0 Technologies. Skills. Emerging citizenship. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7747 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7747/4798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. especial, jul./dez. 2017; 89-108 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794497075511296 |