Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo investigar como vinha ocorrendo a estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental em uma creche pública municipal de tempo integral em São Luís/MA, bem como quais as percepções dos profissionais da Educação Infantil em relação ao desenvolvimento desses trabalhos. A pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva, desenvolvida com17 profissionais da Educação Infantil. Dentre esses, 13 docentes, 3 coordenadores e 1 gestor. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, aplicadas por meio de um roteiro contendo 10 perguntas. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais da instituição pesquisada não se encontrava adequadamente qualificada para trabalhar com a estimulação precoce nas referidas crianças. A falta de formação especializada em crianças que necessitam de uma atenção diferenciada estava dificultando e/ou negligenciando a operacionalização da estimulação precoce nas crianças, isto é, deixando de prevenir e/ou atenuar possíveis atrasos e defasagens no desenvolvimento infantil.Palavras-chave: Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental. |
id |
UFMA-7_33dbe3e5e66824e1b60a08abc681e83b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7222 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambientalEducação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.Este estudo teve por objetivo investigar como vinha ocorrendo a estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental em uma creche pública municipal de tempo integral em São Luís/MA, bem como quais as percepções dos profissionais da Educação Infantil em relação ao desenvolvimento desses trabalhos. A pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva, desenvolvida com17 profissionais da Educação Infantil. Dentre esses, 13 docentes, 3 coordenadores e 1 gestor. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, aplicadas por meio de um roteiro contendo 10 perguntas. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais da instituição pesquisada não se encontrava adequadamente qualificada para trabalhar com a estimulação precoce nas referidas crianças. A falta de formação especializada em crianças que necessitam de uma atenção diferenciada estava dificultando e/ou negligenciando a operacionalização da estimulação precoce nas crianças, isto é, deixando de prevenir e/ou atenuar possíveis atrasos e defasagens no desenvolvimento infantil.Palavras-chave: Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.Universidade Federal do Maranhão2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 1, jan./jun. 2017; 83-1022447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222/4441Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Nunes, Ana SilviaChahini, Thelma Helena Costa2017-07-18T11:39:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7222Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-07-18T11:39:19Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental |
title |
Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental |
spellingShingle |
Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental Duarte Nunes, Ana Silvia Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental. |
title_short |
Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental |
title_full |
Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental |
title_fullStr |
Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental |
title_full_unstemmed |
Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental |
title_sort |
Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental |
author |
Duarte Nunes, Ana Silvia |
author_facet |
Duarte Nunes, Ana Silvia Chahini, Thelma Helena Costa |
author_role |
author |
author2 |
Chahini, Thelma Helena Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte Nunes, Ana Silvia Chahini, Thelma Helena Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental. |
topic |
Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental. |
description |
Este estudo teve por objetivo investigar como vinha ocorrendo a estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental em uma creche pública municipal de tempo integral em São Luís/MA, bem como quais as percepções dos profissionais da Educação Infantil em relação ao desenvolvimento desses trabalhos. A pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva, desenvolvida com17 profissionais da Educação Infantil. Dentre esses, 13 docentes, 3 coordenadores e 1 gestor. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, aplicadas por meio de um roteiro contendo 10 perguntas. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais da instituição pesquisada não se encontrava adequadamente qualificada para trabalhar com a estimulação precoce nas referidas crianças. A falta de formação especializada em crianças que necessitam de uma atenção diferenciada estava dificultando e/ou negligenciando a operacionalização da estimulação precoce nas crianças, isto é, deixando de prevenir e/ou atenuar possíveis atrasos e defasagens no desenvolvimento infantil.Palavras-chave: Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222/4441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 1, jan./jun. 2017; 83-102 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794497058734080 |