Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Nunes, Ana Silvia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Chahini, Thelma Helena Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar como vinha ocorrendo a estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental em uma creche pública municipal de tempo integral em São Luís/MA, bem como quais as percepções dos profissionais da Educação Infantil em relação ao desenvolvimento desses trabalhos. A pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva, desenvolvida com17 profissionais da Educação Infantil. Dentre esses, 13 docentes, 3 coordenadores e 1 gestor. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, aplicadas por meio de um roteiro contendo 10 perguntas. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais da instituição pesquisada não se encontrava adequadamente qualificada para trabalhar com a estimulação precoce nas referidas crianças. A falta de formação especializada em crianças que necessitam de uma atenção diferenciada estava dificultando e/ou negligenciando a operacionalização da estimulação precoce nas crianças, isto é, deixando de prevenir e/ou atenuar possíveis atrasos e defasagens no desenvolvimento infantil.Palavras-chave: Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.
id UFMA-7_33dbe3e5e66824e1b60a08abc681e83b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7222
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambientalEducação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.Este estudo teve por objetivo investigar como vinha ocorrendo a estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental em uma creche pública municipal de tempo integral em São Luís/MA, bem como quais as percepções dos profissionais da Educação Infantil em relação ao desenvolvimento desses trabalhos. A pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva, desenvolvida com17 profissionais da Educação Infantil. Dentre esses, 13 docentes, 3 coordenadores e 1 gestor. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, aplicadas por meio de um roteiro contendo 10 perguntas. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais da instituição pesquisada não se encontrava adequadamente qualificada para trabalhar com a estimulação precoce nas referidas crianças. A falta de formação especializada em crianças que necessitam de uma atenção diferenciada estava dificultando e/ou negligenciando a operacionalização da estimulação precoce nas crianças, isto é, deixando de prevenir e/ou atenuar possíveis atrasos e defasagens no desenvolvimento infantil.Palavras-chave: Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.Universidade Federal do Maranhão2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 1, jan./jun. 2017; 83-1022447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222/4441Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte Nunes, Ana SilviaChahini, Thelma Helena Costa2017-07-18T11:39:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7222Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-07-18T11:39:19Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental
title Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental
spellingShingle Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental
Duarte Nunes, Ana Silvia
Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.
title_short Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental
title_full Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental
title_fullStr Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental
title_full_unstemmed Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental
title_sort Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental
author Duarte Nunes, Ana Silvia
author_facet Duarte Nunes, Ana Silvia
Chahini, Thelma Helena Costa
author_role author
author2 Chahini, Thelma Helena Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte Nunes, Ana Silvia
Chahini, Thelma Helena Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.
topic Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.
description Este estudo teve por objetivo investigar como vinha ocorrendo a estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental em uma creche pública municipal de tempo integral em São Luís/MA, bem como quais as percepções dos profissionais da Educação Infantil em relação ao desenvolvimento desses trabalhos. A pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva, desenvolvida com17 profissionais da Educação Infantil. Dentre esses, 13 docentes, 3 coordenadores e 1 gestor. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, aplicadas por meio de um roteiro contendo 10 perguntas. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais da instituição pesquisada não se encontrava adequadamente qualificada para trabalhar com a estimulação precoce nas referidas crianças. A falta de formação especializada em crianças que necessitam de uma atenção diferenciada estava dificultando e/ou negligenciando a operacionalização da estimulação precoce nas crianças, isto é, deixando de prevenir e/ou atenuar possíveis atrasos e defasagens no desenvolvimento infantil.Palavras-chave: Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7222/4441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 1, jan./jun. 2017; 83-102
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497058734080