Interações e distanciamentos na fronteira – Análise qualitativa das festas religiosas em homenagem à Padroeira da Bolívia, em Corumbá – Brasil, e suas afirmações identitárias
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9312 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a estudar as festas à Virgem Urkupiña, padroeira da Bolívia, nacidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Apontam-se suas características e o nível de interaçãoe distanciamento entre nacionais e bolivianos. Como método, recorreu-se à pesquisa bibliográficasobre fronteira e identidade e a uma descrição qualitativa das festas, após a realizaçãode entrevistas e observação dos eventos sócio religiosos até se atingir a saturação da questão.Como resultados, notou-se que a fronteira vivida ultrapassa limites políticos e econômicos, queas festas se distinguem das realizadas na matriz devocional (Quillacollo – Cochabamba) e quealguns preconceitos com os bolivianos persistem, seja pelo desinteresse do idioma, da moeda ouinvisibilidade das festas no calendário cultural da localidade. De outro lado, a sua realização e aparticipação, mesmo modesta dos brasileiros, concretiza, no mínimo, o respeito aos direitos deliberdade de consciência e de religião. |
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Interações e distanciamentos na fronteira – Análise qualitativa das festas religiosas em homenagem à Padroeira da Bolívia, em Corumbá – Brasil, e suas afirmações identitáriasFestas bolivianas. Identidade. Fronteira. Interação. Religiosidade.O presente trabalho se propõe a estudar as festas à Virgem Urkupiña, padroeira da Bolívia, nacidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Apontam-se suas características e o nível de interaçãoe distanciamento entre nacionais e bolivianos. Como método, recorreu-se à pesquisa bibliográficasobre fronteira e identidade e a uma descrição qualitativa das festas, após a realizaçãode entrevistas e observação dos eventos sócio religiosos até se atingir a saturação da questão.Como resultados, notou-se que a fronteira vivida ultrapassa limites políticos e econômicos, queas festas se distinguem das realizadas na matriz devocional (Quillacollo – Cochabamba) e quealguns preconceitos com os bolivianos persistem, seja pelo desinteresse do idioma, da moeda ouinvisibilidade das festas no calendário cultural da localidade. De outro lado, a sua realização e aparticipação, mesmo modesta dos brasileiros, concretiza, no mínimo, o respeito aos direitos deliberdade de consciência e de religião.Universidade Federal do Maranhão2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9312Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 1, jan./jun. 2018; 39-562447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/9312/5565Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Neto, Antonio FirminoMartins, Ricardo Ferreira2018-08-16T21:51:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9312Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2018-08-16T21:51:20Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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