UM OLHAR À TORRE, À IMENSIDADE DO ESPAÇO E À REVOADA DE ANDORINHAS: um estudo do poema As Andorinhas na Torre sob o enfoque do imaginário
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/8143 |
Resumo: | O poema As andorinhas da Torre, de Waldemar Mazzurana, foi escrito em alusão ao centenário da cidade de Orleans, sul do estado de Santa Catarina. Na poesia, as andorinhas alçam voo a partir da torre da igreja matriz da cidade e vão visitando os vilarejos e exaltando os habitantes, especialmente as famílias fundadoras e suas práticas simbólicas e culturais. O poema é uma produção alusiva ao centenário do município. Assim, o propósito do presente artigo é discutir a imagem poética através dos simbolismos do ar, das andorinhas e da torre que formam o imaginário do espaço, da localidade, do pertencimento e do desbravamento. A análise está embasada na perspectiva teórico-metodológica do imaginário (BACHELARD, 1985, 1989, 1990; DURAND, 1993, 1996, 2001, 2012). |
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UM OLHAR À TORRE, À IMENSIDADE DO ESPAÇO E À REVOADA DE ANDORINHAS: um estudo do poema As Andorinhas na Torre sob o enfoque do imaginárioPoética. Elemento ar. Imaginário.O poema As andorinhas da Torre, de Waldemar Mazzurana, foi escrito em alusão ao centenário da cidade de Orleans, sul do estado de Santa Catarina. Na poesia, as andorinhas alçam voo a partir da torre da igreja matriz da cidade e vão visitando os vilarejos e exaltando os habitantes, especialmente as famílias fundadoras e suas práticas simbólicas e culturais. O poema é uma produção alusiva ao centenário do município. Assim, o propósito do presente artigo é discutir a imagem poética através dos simbolismos do ar, das andorinhas e da torre que formam o imaginário do espaço, da localidade, do pertencimento e do desbravamento. A análise está embasada na perspectiva teórico-metodológica do imaginário (BACHELARD, 1985, 1989, 1990; DURAND, 1993, 1996, 2001, 2012).Universidade Federal do Maranhão2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/8143Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 2, jul./dez. 2017; 131-1452447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/8143/5010Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Heloisa Juncklaus PreisBressan, Luiza Liene2018-04-26T16:18:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8143Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2018-04-26T16:18:45Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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