A poética de Mariana Luz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriela de Santana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Quevedo, Rafael Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10534
Resumo: O presente estudo faz uma análise crítica da criação poética da autora maranhense Mariana Luz. A poetisae professora de Itapecuru Mirim tornou-se em 1948 a segunda mulher e primeira negra a ocupar um lugarna Academia Maranhense de Letras. O objetivo deste trabalho é, através de uma análise criteriosa da poesiade Mariana Luz, tendo como base autores consagrados da Teoria Literária como Segismundo Spina,Ernest Curtius, Alfredo Bosi, Afrânio Coutinho, Massaud Moisés e outros, apontar o estilo literário dapoetisa maranhense, demonstrando sua estética, sua subjetividade, as temáticas mais visitadas, e destacar,desta maneira, uma obra que merece ser conhecida e valorizada tanto por seu teor estético quanto por seuvalor de resgate da história e da memória social. O presente trabalho não abordará questões bibliográficassobre a autora, tampouco pretende estudar toda sua obra que inclui poesia, dramaturgia, crônicas, orações,cantos litúrgicos. Tendo como corpus de estudo somente a poesia de Mariana Luz, encontrada no livro deJucey Santana (2014), Mariana Luz vida e obra, e em jornais e revistas da época e nos manuscritos daautora, este trabalho certamente contribuirá para a cultura, a literatura e a memória maranhenses.
id UFMA-7_77216ab2cca8057ad312aa7041e292c5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10534
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A poética de Mariana LuzMariana Luz. Poesia. Crítica. Estética. Literatura Maranhense.O presente estudo faz uma análise crítica da criação poética da autora maranhense Mariana Luz. A poetisae professora de Itapecuru Mirim tornou-se em 1948 a segunda mulher e primeira negra a ocupar um lugarna Academia Maranhense de Letras. O objetivo deste trabalho é, através de uma análise criteriosa da poesiade Mariana Luz, tendo como base autores consagrados da Teoria Literária como Segismundo Spina,Ernest Curtius, Alfredo Bosi, Afrânio Coutinho, Massaud Moisés e outros, apontar o estilo literário dapoetisa maranhense, demonstrando sua estética, sua subjetividade, as temáticas mais visitadas, e destacar,desta maneira, uma obra que merece ser conhecida e valorizada tanto por seu teor estético quanto por seuvalor de resgate da história e da memória social. O presente trabalho não abordará questões bibliográficassobre a autora, tampouco pretende estudar toda sua obra que inclui poesia, dramaturgia, crônicas, orações,cantos litúrgicos. Tendo como corpus de estudo somente a poesia de Mariana Luz, encontrada no livro deJucey Santana (2014), Mariana Luz vida e obra, e em jornais e revistas da época e nos manuscritos daautora, este trabalho certamente contribuirá para a cultura, a literatura e a memória maranhenses.Universidade Federal do Maranhão2019-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10534Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 319-3392447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10534/6135Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Gabriela de SantanaQuevedo, Rafael Campos2019-01-06T00:38:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10534Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T00:38:25Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A poética de Mariana Luz
title A poética de Mariana Luz
spellingShingle A poética de Mariana Luz
Oliveira, Gabriela de Santana
Mariana Luz. Poesia. Crítica. Estética. Literatura Maranhense.
title_short A poética de Mariana Luz
title_full A poética de Mariana Luz
title_fullStr A poética de Mariana Luz
title_full_unstemmed A poética de Mariana Luz
title_sort A poética de Mariana Luz
author Oliveira, Gabriela de Santana
author_facet Oliveira, Gabriela de Santana
Quevedo, Rafael Campos
author_role author
author2 Quevedo, Rafael Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriela de Santana
Quevedo, Rafael Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Mariana Luz. Poesia. Crítica. Estética. Literatura Maranhense.
topic Mariana Luz. Poesia. Crítica. Estética. Literatura Maranhense.
description O presente estudo faz uma análise crítica da criação poética da autora maranhense Mariana Luz. A poetisae professora de Itapecuru Mirim tornou-se em 1948 a segunda mulher e primeira negra a ocupar um lugarna Academia Maranhense de Letras. O objetivo deste trabalho é, através de uma análise criteriosa da poesiade Mariana Luz, tendo como base autores consagrados da Teoria Literária como Segismundo Spina,Ernest Curtius, Alfredo Bosi, Afrânio Coutinho, Massaud Moisés e outros, apontar o estilo literário dapoetisa maranhense, demonstrando sua estética, sua subjetividade, as temáticas mais visitadas, e destacar,desta maneira, uma obra que merece ser conhecida e valorizada tanto por seu teor estético quanto por seuvalor de resgate da história e da memória social. O presente trabalho não abordará questões bibliográficassobre a autora, tampouco pretende estudar toda sua obra que inclui poesia, dramaturgia, crônicas, orações,cantos litúrgicos. Tendo como corpus de estudo somente a poesia de Mariana Luz, encontrada no livro deJucey Santana (2014), Mariana Luz vida e obra, e em jornais e revistas da época e nos manuscritos daautora, este trabalho certamente contribuirá para a cultura, a literatura e a memória maranhenses.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10534
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10534/6135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 319-339
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497532690432