Saberes da experiência para a formação do cotidiano de homens e mulheres da Comunidade do Rosado/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, STENIO DE BRITO
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: AGUIAR, ANA LÚCIA OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/13923
Resumo:  A pesquisa objetiva compreender como os saberes da experiência de homens e mulheres contribuem para a formação do cotidiano na Comunidade do Rosado/RN. Optamos pelo uso da abordagem qualitativa. Utilizamos como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica a partir das narrativas de quatro moradores centrais da comunidade que participaram da pesquisa. No caminhar da pesquisa, apontamos como resultados que os saberes da experiência de homens e mulheres estão sendo compartilhados entre seus moradores, desde as gerações passadas, e preservados pelas novas gerações. Saberes como pescar, plantar, ensinar, cantar, bordar, rezar, costurar, entre outros, são praticados e repassados pelos adultos e jovens na contemporaneidade. Esse processo contribui para a formação do cotidiano na comunidade, nos seus espaços de possibilidades, nas tradições, nos costumes e nos saberes da experiência para a formação do ensinar, aprender, conviver e ser, a partir do pertencimento do seu lugar, na construção da memória individual e coletiva.Palavras-chave: Saberes da experiência. Narrativas (auto)biográficas. Memória. Formação.Knowledge of the experience for the daily formation of men and women of the Community of Rosado/RN ABSTRACTThe objective research understand, how the knowledge of the experience of men and women contribute to the formation of daily in the community of Rosado/RN. We chose to use the qualitative approach. We used the method (auto) biographies research from the narratives of four central residents of the research. In the walk of research in, we point out the results that the knowledge of the experience of men and women have been shared among its residents, from the past generations, and preserved by the new generations. These knowledges such as: fishing, planting, teaching, singing, embroidering, prayer, sewing, among others, are practiced and passed on by adults and young people today. This process contributes to the formation of daily life in the community, in its spaces of possibilities, in the traditions, customs and knowledge of the experience for the formation of teaching, learning, coexisting and being, from the belonging of its place, in the construction of individual and collective memory.Keywords: Knowledge of the experience. (auto)biographies narratives. Memory. Formation.
id UFMA-7_879c1814855b49ac764a471432636ab2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13923
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Saberes da experiência para a formação do cotidiano de homens e mulheres da Comunidade do Rosado/RNSaberes da experiência. Narrativas (auto)biográficas. Memória. Formação. A pesquisa objetiva compreender como os saberes da experiência de homens e mulheres contribuem para a formação do cotidiano na Comunidade do Rosado/RN. Optamos pelo uso da abordagem qualitativa. Utilizamos como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica a partir das narrativas de quatro moradores centrais da comunidade que participaram da pesquisa. No caminhar da pesquisa, apontamos como resultados que os saberes da experiência de homens e mulheres estão sendo compartilhados entre seus moradores, desde as gerações passadas, e preservados pelas novas gerações. Saberes como pescar, plantar, ensinar, cantar, bordar, rezar, costurar, entre outros, são praticados e repassados pelos adultos e jovens na contemporaneidade. Esse processo contribui para a formação do cotidiano na comunidade, nos seus espaços de possibilidades, nas tradições, nos costumes e nos saberes da experiência para a formação do ensinar, aprender, conviver e ser, a partir do pertencimento do seu lugar, na construção da memória individual e coletiva.Palavras-chave: Saberes da experiência. Narrativas (auto)biográficas. Memória. Formação.Knowledge of the experience for the daily formation of men and women of the Community of Rosado/RN ABSTRACTThe objective research understand, how the knowledge of the experience of men and women contribute to the formation of daily in the community of Rosado/RN. We chose to use the qualitative approach. We used the method (auto) biographies research from the narratives of four central residents of the research. In the walk of research in, we point out the results that the knowledge of the experience of men and women have been shared among its residents, from the past generations, and preserved by the new generations. These knowledges such as: fishing, planting, teaching, singing, embroidering, prayer, sewing, among others, are practiced and passed on by adults and young people today. This process contributes to the formation of daily life in the community, in its spaces of possibilities, in the traditions, customs and knowledge of the experience for the formation of teaching, learning, coexisting and being, from the belonging of its place, in the construction of individual and collective memory.Keywords: Knowledge of the experience. (auto)biographies narratives. Memory. Formation.Universidade Federal do Maranhão2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/1392310.18764/2447-6498.v6n1p214-234Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 6, n. 1, jan./jun. 2020; 214-2342447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/13923/7557Copyright (c) 2020 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERNANDES, STENIO DE BRITOAGUIAR, ANA LÚCIA OLIVEIRA2020-12-03T20:22:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13923Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2020-12-03T20:22:52Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes da experiência para a formação do cotidiano de homens e mulheres da Comunidade do Rosado/RN
title Saberes da experiência para a formação do cotidiano de homens e mulheres da Comunidade do Rosado/RN
spellingShingle Saberes da experiência para a formação do cotidiano de homens e mulheres da Comunidade do Rosado/RN
FERNANDES, STENIO DE BRITO
Saberes da experiência. Narrativas (auto)biográficas. Memória. Formação.
title_short Saberes da experiência para a formação do cotidiano de homens e mulheres da Comunidade do Rosado/RN
title_full Saberes da experiência para a formação do cotidiano de homens e mulheres da Comunidade do Rosado/RN
title_fullStr Saberes da experiência para a formação do cotidiano de homens e mulheres da Comunidade do Rosado/RN
title_full_unstemmed Saberes da experiência para a formação do cotidiano de homens e mulheres da Comunidade do Rosado/RN
title_sort Saberes da experiência para a formação do cotidiano de homens e mulheres da Comunidade do Rosado/RN
author FERNANDES, STENIO DE BRITO
author_facet FERNANDES, STENIO DE BRITO
AGUIAR, ANA LÚCIA OLIVEIRA
author_role author
author2 AGUIAR, ANA LÚCIA OLIVEIRA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, STENIO DE BRITO
AGUIAR, ANA LÚCIA OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes da experiência. Narrativas (auto)biográficas. Memória. Formação.
topic Saberes da experiência. Narrativas (auto)biográficas. Memória. Formação.
description  A pesquisa objetiva compreender como os saberes da experiência de homens e mulheres contribuem para a formação do cotidiano na Comunidade do Rosado/RN. Optamos pelo uso da abordagem qualitativa. Utilizamos como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica a partir das narrativas de quatro moradores centrais da comunidade que participaram da pesquisa. No caminhar da pesquisa, apontamos como resultados que os saberes da experiência de homens e mulheres estão sendo compartilhados entre seus moradores, desde as gerações passadas, e preservados pelas novas gerações. Saberes como pescar, plantar, ensinar, cantar, bordar, rezar, costurar, entre outros, são praticados e repassados pelos adultos e jovens na contemporaneidade. Esse processo contribui para a formação do cotidiano na comunidade, nos seus espaços de possibilidades, nas tradições, nos costumes e nos saberes da experiência para a formação do ensinar, aprender, conviver e ser, a partir do pertencimento do seu lugar, na construção da memória individual e coletiva.Palavras-chave: Saberes da experiência. Narrativas (auto)biográficas. Memória. Formação.Knowledge of the experience for the daily formation of men and women of the Community of Rosado/RN ABSTRACTThe objective research understand, how the knowledge of the experience of men and women contribute to the formation of daily in the community of Rosado/RN. We chose to use the qualitative approach. We used the method (auto) biographies research from the narratives of four central residents of the research. In the walk of research in, we point out the results that the knowledge of the experience of men and women have been shared among its residents, from the past generations, and preserved by the new generations. These knowledges such as: fishing, planting, teaching, singing, embroidering, prayer, sewing, among others, are practiced and passed on by adults and young people today. This process contributes to the formation of daily life in the community, in its spaces of possibilities, in the traditions, customs and knowledge of the experience for the formation of teaching, learning, coexisting and being, from the belonging of its place, in the construction of individual and collective memory.Keywords: Knowledge of the experience. (auto)biographies narratives. Memory. Formation.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/13923
10.18764/2447-6498.v6n1p214-234
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/13923
identifier_str_mv 10.18764/2447-6498.v6n1p214-234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/13923/7557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 6, n. 1, jan./jun. 2020; 214-234
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497987772416