Gone Home: uma análise do videogame sob a perspectiva do gótico
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10511 |
Resumo: | Videogames podem oferecer um campo ideal para avanços na maneira como contamos histórias.Um jogo eletrônico é constituído por elementos visuais, sonoros e interativos, contribuindo para odesenvolvimento de narrativas cada vez mais complexas e imaginativas. No jogo Gone home, desenvolvidopela equipe da The Fullbright Company em 2013, uma narrativa gótica se desenrola emum espaço interativo e cheio de detalhes. No videogame, o jogador explora uma casa aparentementeassombrada e cheia de objetos que ajudam a saber o que aconteceu com a família que morava ali. Ojogo parece conter características de uma narrativa gótica, que permeiam o espaço onde ele se desenrola.Neste artigo, propõe-se elencar os elementos góticos presentes na trama e analisar o espaço ondeela é desenvolvida, a fim de apontar algumas peculiaridades dos espaços na ficção gótica. Para tanto,serão utilizados teóricos do gótico como Andrew Smith (2007) e Jerrold E. Hogle (2002) e teóricosdo espaço, como Gaston Bachelard (1974). |
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