LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7743 |
Resumo: | Os reflexos dos avanços tecnológicos e dos recursos hipermídia nas questões que envolvem a prática da leitura requerem uma reengenharia de uso das ferramentas que subsidiam a práxis e um olhar mais crítico sob os aspectos educacionais. Assim, urge aferir como estes reflexos podem estimular o interesse do leitor pela práxis neste contexto de transformações midiáticas e como pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas do usuário-leitor. Metodologicamente, o artigo está pautado em uma revisão de literatura que resgata estudos e discussões envolvendo a pertinência dos recursos hipermídia neste momento de convergência e transformações, com enfoque na interatividade projetada para a literatura infantil digital. Posto isso, sugere-se subsidiar o desenvolvimento cognitivo utilizando-se de princípios para que o ambiente digital se torne um espaço de equilíbrio e se pondere quando e como utilizar os recursos de mídia dinâmica. Palavras-chave: Livros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais. INTERACTIVE DIGITAL BOOKS AS A TOOL AND EDUCATIONAL TOOL: increments for the reading of children’s literatureABSTRACT: The reflexes of technological advances and hypermedia resources in the questions that involve the practice of reading require a reengineering of the use of the tools that subsidize the praxis and a more critical look on the educational aspects. Thus, it is urgent to gauge how these reflexes can stimulate the reader’s interest in praxis in this context of media transformations and how it can contribute to the development of cognitive skills and abilities of the user-reader. Methodologically, the article is based on a literature review that retrieves studies and discussions involving the pertinence of hypermedia resources at this moment of convergence and transformations, focusing on the interactivity projected for digital children’s literature. Having said that, it is suggested to subsidize the cognitive development using principles for the digital environment to become a space of balance and to consider when and how to use the resources of dynamic media.Keywords: Interactive digital books. Reading. Children’s literature. Educational tools. |
id |
UFMA-7_afc0b702ac7e03d4d4286254b0a8ae78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7743 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantilLivros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais.Os reflexos dos avanços tecnológicos e dos recursos hipermídia nas questões que envolvem a prática da leitura requerem uma reengenharia de uso das ferramentas que subsidiam a práxis e um olhar mais crítico sob os aspectos educacionais. Assim, urge aferir como estes reflexos podem estimular o interesse do leitor pela práxis neste contexto de transformações midiáticas e como pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas do usuário-leitor. Metodologicamente, o artigo está pautado em uma revisão de literatura que resgata estudos e discussões envolvendo a pertinência dos recursos hipermídia neste momento de convergência e transformações, com enfoque na interatividade projetada para a literatura infantil digital. Posto isso, sugere-se subsidiar o desenvolvimento cognitivo utilizando-se de princípios para que o ambiente digital se torne um espaço de equilíbrio e se pondere quando e como utilizar os recursos de mídia dinâmica. Palavras-chave: Livros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais. INTERACTIVE DIGITAL BOOKS AS A TOOL AND EDUCATIONAL TOOL: increments for the reading of children’s literatureABSTRACT: The reflexes of technological advances and hypermedia resources in the questions that involve the practice of reading require a reengineering of the use of the tools that subsidize the praxis and a more critical look on the educational aspects. Thus, it is urgent to gauge how these reflexes can stimulate the reader’s interest in praxis in this context of media transformations and how it can contribute to the development of cognitive skills and abilities of the user-reader. Methodologically, the article is based on a literature review that retrieves studies and discussions involving the pertinence of hypermedia resources at this moment of convergence and transformations, focusing on the interactivity projected for digital children’s literature. Having said that, it is suggested to subsidize the cognitive development using principles for the digital environment to become a space of balance and to consider when and how to use the resources of dynamic media.Keywords: Interactive digital books. Reading. Children’s literature. Educational tools.Universidade Federal do Maranhão2017-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7743Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. especial, jul./dez. 2017; 49-612447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7743/4795Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Cássia CordeiroSantos, Daniella Carvalho P. dos2017-12-30T16:18:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7743Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-12-30T16:18:39Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil |
title |
LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil |
spellingShingle |
LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil Furtado, Cássia Cordeiro Livros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais. |
title_short |
LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil |
title_full |
LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil |
title_fullStr |
LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil |
title_full_unstemmed |
LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil |
title_sort |
LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil |
author |
Furtado, Cássia Cordeiro |
author_facet |
Furtado, Cássia Cordeiro Santos, Daniella Carvalho P. dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Daniella Carvalho P. dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Cássia Cordeiro Santos, Daniella Carvalho P. dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais. |
topic |
Livros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais. |
description |
Os reflexos dos avanços tecnológicos e dos recursos hipermídia nas questões que envolvem a prática da leitura requerem uma reengenharia de uso das ferramentas que subsidiam a práxis e um olhar mais crítico sob os aspectos educacionais. Assim, urge aferir como estes reflexos podem estimular o interesse do leitor pela práxis neste contexto de transformações midiáticas e como pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas do usuário-leitor. Metodologicamente, o artigo está pautado em uma revisão de literatura que resgata estudos e discussões envolvendo a pertinência dos recursos hipermídia neste momento de convergência e transformações, com enfoque na interatividade projetada para a literatura infantil digital. Posto isso, sugere-se subsidiar o desenvolvimento cognitivo utilizando-se de princípios para que o ambiente digital se torne um espaço de equilíbrio e se pondere quando e como utilizar os recursos de mídia dinâmica. Palavras-chave: Livros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais. INTERACTIVE DIGITAL BOOKS AS A TOOL AND EDUCATIONAL TOOL: increments for the reading of children’s literatureABSTRACT: The reflexes of technological advances and hypermedia resources in the questions that involve the practice of reading require a reengineering of the use of the tools that subsidize the praxis and a more critical look on the educational aspects. Thus, it is urgent to gauge how these reflexes can stimulate the reader’s interest in praxis in this context of media transformations and how it can contribute to the development of cognitive skills and abilities of the user-reader. Methodologically, the article is based on a literature review that retrieves studies and discussions involving the pertinence of hypermedia resources at this moment of convergence and transformations, focusing on the interactivity projected for digital children’s literature. Having said that, it is suggested to subsidize the cognitive development using principles for the digital environment to become a space of balance and to consider when and how to use the resources of dynamic media.Keywords: Interactive digital books. Reading. Children’s literature. Educational tools. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7743 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7743/4795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. especial, jul./dez. 2017; 49-61 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794497068171264 |