LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Cássia Cordeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Daniella Carvalho P. dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7743
Resumo: Os reflexos dos avanços tecnológicos e dos recursos hipermídia nas questões que envolvem a prática da leitura requerem uma reengenharia de uso das ferramentas que subsidiam a práxis e um olhar mais crítico sob os aspectos educacionais. Assim, urge aferir como estes reflexos podem estimular o interesse do leitor pela práxis neste contexto de transformações midiáticas e como pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas do usuário-leitor. Metodologicamente, o artigo está pautado em uma revisão de literatura que resgata estudos e discussões envolvendo a pertinência dos recursos hipermídia neste momento de convergência e transformações, com enfoque na interatividade projetada para a literatura infantil digital. Posto isso, sugere-se subsidiar o desenvolvimento cognitivo utilizando-se de princípios para que o ambiente digital se torne um espaço de equilíbrio e se pondere quando e como utilizar os recursos de mídia dinâmica. Palavras-chave: Livros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais. INTERACTIVE DIGITAL BOOKS AS A TOOL AND EDUCATIONAL TOOL: increments for the reading of children’s literatureABSTRACT: The reflexes of technological advances and hypermedia resources in the questions that involve the practice of reading require a reengineering of the use of the tools that subsidize the praxis and a more critical look on the educational aspects. Thus, it is urgent to gauge how these reflexes can stimulate the reader’s interest in praxis in this context of media transformations and how it can contribute to the development of cognitive skills and abilities of the user-reader. Methodologically, the article is based on a literature review that retrieves studies and discussions involving the pertinence of hypermedia resources at this moment of convergence and transformations, focusing on the interactivity projected for digital children’s literature. Having said that, it is suggested to subsidize the cognitive development using principles for the digital environment to become a space of balance and to consider when and how to use the resources of dynamic media.Keywords: Interactive digital books. Reading. Children’s literature. Educational tools.
id UFMA-7_afc0b702ac7e03d4d4286254b0a8ae78
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7743
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantilLivros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais.Os reflexos dos avanços tecnológicos e dos recursos hipermídia nas questões que envolvem a prática da leitura requerem uma reengenharia de uso das ferramentas que subsidiam a práxis e um olhar mais crítico sob os aspectos educacionais. Assim, urge aferir como estes reflexos podem estimular o interesse do leitor pela práxis neste contexto de transformações midiáticas e como pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas do usuário-leitor. Metodologicamente, o artigo está pautado em uma revisão de literatura que resgata estudos e discussões envolvendo a pertinência dos recursos hipermídia neste momento de convergência e transformações, com enfoque na interatividade projetada para a literatura infantil digital. Posto isso, sugere-se subsidiar o desenvolvimento cognitivo utilizando-se de princípios para que o ambiente digital se torne um espaço de equilíbrio e se pondere quando e como utilizar os recursos de mídia dinâmica. Palavras-chave: Livros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais. INTERACTIVE DIGITAL BOOKS AS A TOOL AND EDUCATIONAL TOOL: increments for the reading of children’s literatureABSTRACT: The reflexes of technological advances and hypermedia resources in the questions that involve the practice of reading require a reengineering of the use of the tools that subsidize the praxis and a more critical look on the educational aspects. Thus, it is urgent to gauge how these reflexes can stimulate the reader’s interest in praxis in this context of media transformations and how it can contribute to the development of cognitive skills and abilities of the user-reader. Methodologically, the article is based on a literature review that retrieves studies and discussions involving the pertinence of hypermedia resources at this moment of convergence and transformations, focusing on the interactivity projected for digital children’s literature. Having said that, it is suggested to subsidize the cognitive development using principles for the digital environment to become a space of balance and to consider when and how to use the resources of dynamic media.Keywords: Interactive digital books. Reading. Children’s literature. Educational tools.Universidade Federal do Maranhão2017-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7743Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. especial, jul./dez. 2017; 49-612447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7743/4795Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Cássia CordeiroSantos, Daniella Carvalho P. dos2017-12-30T16:18:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7743Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-12-30T16:18:39Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil
title LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil
spellingShingle LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil
Furtado, Cássia Cordeiro
Livros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais.
title_short LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil
title_full LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil
title_fullStr LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil
title_full_unstemmed LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil
title_sort LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil
author Furtado, Cássia Cordeiro
author_facet Furtado, Cássia Cordeiro
Santos, Daniella Carvalho P. dos
author_role author
author2 Santos, Daniella Carvalho P. dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Cássia Cordeiro
Santos, Daniella Carvalho P. dos
dc.subject.por.fl_str_mv Livros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais.
topic Livros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais.
description Os reflexos dos avanços tecnológicos e dos recursos hipermídia nas questões que envolvem a prática da leitura requerem uma reengenharia de uso das ferramentas que subsidiam a práxis e um olhar mais crítico sob os aspectos educacionais. Assim, urge aferir como estes reflexos podem estimular o interesse do leitor pela práxis neste contexto de transformações midiáticas e como pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas do usuário-leitor. Metodologicamente, o artigo está pautado em uma revisão de literatura que resgata estudos e discussões envolvendo a pertinência dos recursos hipermídia neste momento de convergência e transformações, com enfoque na interatividade projetada para a literatura infantil digital. Posto isso, sugere-se subsidiar o desenvolvimento cognitivo utilizando-se de princípios para que o ambiente digital se torne um espaço de equilíbrio e se pondere quando e como utilizar os recursos de mídia dinâmica. Palavras-chave: Livros digitais interativos. Leitura. Literatura infantil. Ferramentas educacionais. INTERACTIVE DIGITAL BOOKS AS A TOOL AND EDUCATIONAL TOOL: increments for the reading of children’s literatureABSTRACT: The reflexes of technological advances and hypermedia resources in the questions that involve the practice of reading require a reengineering of the use of the tools that subsidize the praxis and a more critical look on the educational aspects. Thus, it is urgent to gauge how these reflexes can stimulate the reader’s interest in praxis in this context of media transformations and how it can contribute to the development of cognitive skills and abilities of the user-reader. Methodologically, the article is based on a literature review that retrieves studies and discussions involving the pertinence of hypermedia resources at this moment of convergence and transformations, focusing on the interactivity projected for digital children’s literature. Having said that, it is suggested to subsidize the cognitive development using principles for the digital environment to become a space of balance and to consider when and how to use the resources of dynamic media.Keywords: Interactive digital books. Reading. Children’s literature. Educational tools.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7743
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7743/4795
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. especial, jul./dez. 2017; 49-61
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497068171264