Entre fronteiras: a personagem feminina em “Good Country People”, de Flannery O’Connor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10486 |
Resumo: | O presente trabalho pretende apresentar uma análise do conto “Good Country People”, de FlanneryO’Connor. Neste conto, narra-se a história de Hulga/Joy, uma mulher na casa dos trinta anos que temuma doença cardíaca grave e uma perna prostética, já que a sua fora amputada num acidente. Em certaaltura da narrativa, Hulga se envolve com Manley Pointer, um trapaceiro que representa a culturapatriarcal e o mito do “pioneiro na fronteira”, (um colonizador que subjuga a natureza). Com base nostrabalhos de Harvid (1993), Russo (2000) e Yaeger (2000), este artigo propõe, portanto, uma leiturado conto como uma crítica minuciosamente construída, por meio das imagens e personagens grotescase da ironia do narrador, aos papeis de gênero e à sociedade patriarcal, além de uma discussãosobre as possibilidades feministas na obra de O’Connor, muitas vezes desconsideradas pela crítica. |
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Entre fronteiras: a personagem feminina em “Good Country People”, de Flannery O’ConnorFlannery O’Connor. Grotesco. Personagem feminina. Literatura de autoria feminina.O presente trabalho pretende apresentar uma análise do conto “Good Country People”, de FlanneryO’Connor. Neste conto, narra-se a história de Hulga/Joy, uma mulher na casa dos trinta anos que temuma doença cardíaca grave e uma perna prostética, já que a sua fora amputada num acidente. Em certaaltura da narrativa, Hulga se envolve com Manley Pointer, um trapaceiro que representa a culturapatriarcal e o mito do “pioneiro na fronteira”, (um colonizador que subjuga a natureza). Com base nostrabalhos de Harvid (1993), Russo (2000) e Yaeger (2000), este artigo propõe, portanto, uma leiturado conto como uma crítica minuciosamente construída, por meio das imagens e personagens grotescase da ironia do narrador, aos papeis de gênero e à sociedade patriarcal, além de uma discussãosobre as possibilidades feministas na obra de O’Connor, muitas vezes desconsideradas pela crítica.Universidade Federal do Maranhão2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10486Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 2, jul./dez. 2018; 59-732447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10486/6096Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarcala, Débora Ballielo2019-01-05T17:09:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10486Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-05T17:09:17Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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O presente trabalho pretende apresentar uma análise do conto “Good Country People”, de FlanneryO’Connor. Neste conto, narra-se a história de Hulga/Joy, uma mulher na casa dos trinta anos que temuma doença cardíaca grave e uma perna prostética, já que a sua fora amputada num acidente. Em certaaltura da narrativa, Hulga se envolve com Manley Pointer, um trapaceiro que representa a culturapatriarcal e o mito do “pioneiro na fronteira”, (um colonizador que subjuga a natureza). Com base nostrabalhos de Harvid (1993), Russo (2000) e Yaeger (2000), este artigo propõe, portanto, uma leiturado conto como uma crítica minuciosamente construída, por meio das imagens e personagens grotescase da ironia do narrador, aos papeis de gênero e à sociedade patriarcal, além de uma discussãosobre as possibilidades feministas na obra de O’Connor, muitas vezes desconsideradas pela crítica. |
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