As Disputas e Enfrentamentos de Poder nas Narrativas Literárias Latinas do Principatus Romanum: uma Análise sobre o Feminino Representado nos Epigramas de Lésbia e Gélia de Marco Valerio Marcial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, ALEXANDRO ALMEIDA LIMA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BACCEGA, MARCUS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/11954
Resumo: Este artigo pretende discutir acerca das lutas e enfrentamentos de poder que podem ser inferidos das narrativas satíricas latinas do período do Império romano. Utilizaremos dois epigramas do poeta Marcial, em que o referido escritor expõe duas matronas: Gélia e Lésbia. O poeta, como parte de uma aristocracia masculina romana, lança mão de uma literatura jocosa e cômica como uma forma de estratégia devidamente planejada para a manutenção de exercício de poder deste grupo social. Será por meio desses epigramas que o poeta fará juízos de valores sobre as atitudes das mulheres, ao estabelecer normas de condutas sociais mediante pares morais como honra/desonra e virtude/vício. Entretanto, entendemos que, se há a necessidade de poetas transmitirem, através de suas sátiras, o estabelecimento de normas sociais a serem seguidas, significa pensar também que essas mulheres resistiam a esse poder, isto é, a tais normas de comportamento difundidas por um público masculino.Palavras-chave: Epigramas. Marcial. Principado romano. Enfrentamentos. Poder. Feminino.The Disputes and Faces of Power in the Latin Literary Narratives of The Principatus Romanum: an Analysis of the Feminine Represented in the Epigrams of Lesbia and Gelia by Marco Valerio MartialABSTRACTThis article intends to discuss the struggles and confrontations of power that can be inferred from the Latin satirical narratives of the period of the Roman Empire. We will use two epigrams of the poet Martial, in which the said writer exposes two matrons: Gélia and Lésbia. The poet, as part of a Roman male aristocracy, uses comic and humorous literature as a form of strategy duly planned for the maintenance of the exercise of power of this social group. It will be through these epigrams that the poet will make value judgments about the attitudes of women, in establishing norms of social conduct through moral pairs such as honor/dishonor and virtue/vice. However, we understand that if there is a need for poets to transmit through their satire, the establishment of social norms to be followed, means to think also that these women resisted that power, that is, such norms of behavior spread by a male audience.Keywords: Epigrams. Martial. Principality Roman. Confrontations. Power. Feminine.
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