Deleuze e a imanência da consciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE SOUZA, ALISSON RAMOS
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/13001
Resumo:  O presente trabalho busca apresentar, em linhas gerais, a crítica da filosofia da diferença de Gilles Deleuze à filosofia transcendental e à fenomenologia. Num primeiro momento, é apresentada a ilusão da anulação intensiva derivada dos processos de diferenciação da diferença, presente em Diferença e Repetição; em seguida, é mostrado como esse processo é solidário à desnaturação da imanência, a partir do confronto entre as concepções de sartreanas e deleuzianas do campo transcendental. Finalmente, a noção de plano de imanência – outro nome do campo transcendental deleuziano – oferece a imagem do pensamento em que sujeito e objeto não mais governam, mas, antes, devem ser constituídos.Palavras-chave: Deleuze. Desnaturação da diferença. Desnaturação da imanência. Consciência.Deleuze and the immanence of the consciousnessABSTRACTThe present paper intends to introduce, in general terms, the criticism of Gilles Deleuze’s philosophy of difference to the transcendental philosophy and to the phenomenology. Firstly, the illusion of the cancellation of intensive from process of differentiation of difference is presented, exposed in Difference and Repetition; then, it’s shown how this process is sympathetic to the denaturation of the immanence, since of confrontation between the sartrian and deleuzian conceptions of the transcendental field. Lastly, the notion of plane of immanence – another name of the deleuzian transcendental field – gives the image of thought wherein subject and object don’t rule anymore, but, first, they must be constituted.Keywords: Deleuze. Denaturation of difference. Denaturation of the immanence. Consciousness.[1] Artigo submetido para avaliação em 14/10/2019 e aprovado em 15/12/2019.
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