A figura feminina em Lídia Jorge: dominação, sacralidade, resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEGUNDES, Andréia Mendonça
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA
Texto Completo: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4487
Resumo: The path of women in society is marked by a long in search of their emancipation and affirmation. Contemporaneity has seen some advances that have provided women with the possibility of overcoming some barriers who prevent such achievements. One of the ways to achieve the mechanisms who sustain the domination and opression of women over time. This work aims to investigate the representation of the female figure in the short story production by contemporary Portuguese author Lídia Jorge. In this perspective, we will analyze the tales “ Marido” and “ As três mulheres sagradas”, included in the literaries works Marido e outros contos (1997) and O belo adormecido (2004), respectively. The choice of these narratives is justifield because both presente female characters that give rise to a reflection on their conditions in na environment of domination and oppression, marked by referencer to sacred symbols, in which resistance presentes itself as necessary. With a qualitative and bibliographical basis, having as theoretical support Maria Leonor Carvalhão Buescu, Giorgio Agamben, Michel Foucault, Maria Graciete Besse, Pierre Boudieu, this research seeks to identify the stylistic resources used in the representation of the female figure in the analyzed tales. Therefore, it aims to demonstrate that the tales ́s production of Lídia Jorge is a field of ficction of representation of the condition feminine in contemporary times.
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This work aims to investigate the representation of the female figure in the short story production by contemporary Portuguese author Lídia Jorge. In this perspective, we will analyze the tales “ Marido” and “ As três mulheres sagradas”, included in the literaries works Marido e outros contos (1997) and O belo adormecido (2004), respectively. The choice of these narratives is justifield because both presente female characters that give rise to a reflection on their conditions in na environment of domination and oppression, marked by referencer to sacred symbols, in which resistance presentes itself as necessary. With a qualitative and bibliographical basis, having as theoretical support Maria Leonor Carvalhão Buescu, Giorgio Agamben, Michel Foucault, Maria Graciete Besse, Pierre Boudieu, this research seeks to identify the stylistic resources used in the representation of the female figure in the analyzed tales. Therefore, it aims to demonstrate that the tales ́s production of Lídia Jorge is a field of ficction of representation of the condition feminine in contemporary times.O percurso das mulheres na sociedade é marcado por um longo processo em busca da sua emancipação e afirmação. A contemporaneidade tem assistido alguns avanços que têm proporcionado à mulher a possibilidade de ultrapassar algumas barreiras que impedem tais conquistas. Um dos caminhos para se alcançar a emancipação é compreender os mecanismos que sustentam a dominação e opressão das mulheres ao longo dos tempos. Esta dissertação tem como objetivo investigar a representação da figura feminina na produção contista da escritora portuguesa contemporânea Lídia Jorge. Nessa perspectiva, analisaremos os contos “Marido” e “As três mulheres sagradas”, inseridos nas coletâneas Marido e outros contos (1997) e O belo adormecido (2004), respectivamente. A escolha das referidas narrativas se justifica porque ambas apresentam personagens femininos que suscitam uma reflexão sobre suas condições em um ambiente de dominação e opressão, marcado por referências a símbolos sagrados, no qual a resistência apresenta-se como necessária. De cunho qualitativo e bibliográfico, tendo como aporte teórico Maria Leonor Carvalhão Buescu, Giorgio Agamben, Maria Graciete Besse, Pierre Bourdieu, esta pesquisa busca identificar os recursos estilísticos empregados na representação da figura feminina nos contos analisados. Desse modo, almeja-se demonstrar que a produção contista de Lídia Jorge é um campo profícuo de representação da condição do feminino na contemporaneidade.Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-01-19T10:55:14Z No. of bitstreams: 1 ANDRÉIAMENDONÇAMENEGUNDES.pdf: 601506 bytes, checksum: e8aef8ff48d9c7492cba22fde2e5e065 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-19T10:55:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDRÉIAMENDONÇAMENEGUNDES.pdf: 601506 bytes, checksum: e8aef8ff48d9c7492cba22fde2e5e065 (MD5) Previous issue date: 2022-09-22application/pdfporUniversidade Federal do MaranhãoPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus BacangaUFMABrasilDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHLiteratura Portuguesa Contemporânea;feminino;dominação;resistência;Lídia Jorge.domination;resistance.Contemporary Portuguese Literature;feminine;Análise LingüísticaA figura feminina em Lídia Jorge: dominação, sacralidade, resistênciaThe female figure in Lídia Jorge: domination, sacredness, resistanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMAinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAORIGINALANDRÉIAMENDONÇAMENEGUNDES.pdfANDRÉIAMENDONÇAMENEGUNDES.pdfapplication/pdf601506http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/4487/2/ANDR%C3%89IAMENDON%C3%87AMENEGUNDES.pdfe8aef8ff48d9c7492cba22fde2e5e065MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82255http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/4487/1/license.txt97eeade1fce43278e63fe063657f8083MD51tede/44872023-05-18 09:18:54.706oai:tede2: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tedebc.ufma.br/jspui/PUBhttp://tedebc.ufma.br:8080/oai/requestrepositorio@ufma.br||repositorio@ufma.bropendoar:21312023-05-18T12:18:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
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