AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: THE CONTRIBUTIONS OF PIBID TO THE DEVELOPMENT OF TEACHING KNOWLEDGES: THE EXPERIENCE OF NATURAL SCIENCES GRADUATION (UNIVERSITY OF BRASILIA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Delano Moody Simões da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Falcomer, Viviane Aparecida da Silva, Porto, Franco de Salles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10430
Resumo: A formação do professor deve ser pensada e construída dentro da sua profissão, com estratégias de formação que proporcionem aos futuros professores a inserção no seu ambiente de trabalho e o desenvolvimento/mobilização de saberes relacionados à carreira docente. Nessa perspectiva, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem contribuído para os processos de formação de professores em diversas áreas. O objetivo desse estudo foi, a partir dos relatórios entregues pelos alunos bolsistas do PIBID, discutir as contribuições desse programa para o desenvolvimento e mobilização dos saberes docentes nos alunos participantes do subprojeto de Ciências Naturais (Universidade de Brasília). Nossos resultados indicam que os bolsistas participantes do PIBID mobilizam e desenvolvem saberes relacionados à profissão docente, indicando que essa proposta tende a romper com um modelo de formação aplicacionista do conhecimento, respeitando e reconhecendo a escola e seus professores como colaboradores e parceiros no processo de formação. Teacher education must be thought and built inside its own profession, with training strategies that provide to the future teachers their insertion in workplaces and the development/mobilization of knowledges related to the teaching career. In this perspective, the “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência” (PIBID) has contributed to teacher education in several areas. The goal of this study was to discuss the contribution of PIBID to development and mobilization of teaching knowledges in students that take part of the natural sciences subproject (University of Brasilia). Our results show that the students of natural science subproject mobilize and develop knowledges related the teaching profession indicating that propose tends to break with the training model that exclusively applies knowledge, respecting, and recognizing the school and their teachers as collaborators and partners in the training processes.
id UFMG-11_0191c63979588054cc84378e5024c75b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10430
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: THE CONTRIBUTIONS OF PIBID TO THE DEVELOPMENT OF TEACHING KNOWLEDGES: THE EXPERIENCE OF NATURAL SCIENCES GRADUATION (UNIVERSITY OF BRASILIA)Formação de professores; Saberes docentes; Carreira docente.A formação do professor deve ser pensada e construída dentro da sua profissão, com estratégias de formação que proporcionem aos futuros professores a inserção no seu ambiente de trabalho e o desenvolvimento/mobilização de saberes relacionados à carreira docente. Nessa perspectiva, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem contribuído para os processos de formação de professores em diversas áreas. O objetivo desse estudo foi, a partir dos relatórios entregues pelos alunos bolsistas do PIBID, discutir as contribuições desse programa para o desenvolvimento e mobilização dos saberes docentes nos alunos participantes do subprojeto de Ciências Naturais (Universidade de Brasília). Nossos resultados indicam que os bolsistas participantes do PIBID mobilizam e desenvolvem saberes relacionados à profissão docente, indicando que essa proposta tende a romper com um modelo de formação aplicacionista do conhecimento, respeitando e reconhecendo a escola e seus professores como colaboradores e parceiros no processo de formação. Teacher education must be thought and built inside its own profession, with training strategies that provide to the future teachers their insertion in workplaces and the development/mobilization of knowledges related to the teaching career. In this perspective, the “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência” (PIBID) has contributed to teacher education in several areas. The goal of this study was to discuss the contribution of PIBID to development and mobilization of teaching knowledges in students that take part of the natural sciences subproject (University of Brasilia). Our results show that the students of natural science subproject mobilize and develop knowledges related the teaching profession indicating that propose tends to break with the training model that exclusively applies knowledge, respecting, and recognizing the school and their teachers as collaborators and partners in the training processes.CECIMIG-FaE-UFMG2018-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1043010.1590/1983-211720182001024 Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10430/10723Copyright (c) 2018 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Delano Moody Simões da Falcomer, Viviane Aparecida da SilvaPorto, Franco de Salles2021-05-04T20:09:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10430Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-04T20:09:31Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: THE CONTRIBUTIONS OF PIBID TO THE DEVELOPMENT OF TEACHING KNOWLEDGES: THE EXPERIENCE OF NATURAL SCIENCES GRADUATION (UNIVERSITY OF BRASILIA)
title AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: THE CONTRIBUTIONS OF PIBID TO THE DEVELOPMENT OF TEACHING KNOWLEDGES: THE EXPERIENCE OF NATURAL SCIENCES GRADUATION (UNIVERSITY OF BRASILIA)
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: THE CONTRIBUTIONS OF PIBID TO THE DEVELOPMENT OF TEACHING KNOWLEDGES: THE EXPERIENCE OF NATURAL SCIENCES GRADUATION (UNIVERSITY OF BRASILIA)
Silva, Delano Moody Simões da
Formação de professores; Saberes docentes; Carreira docente.
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: THE CONTRIBUTIONS OF PIBID TO THE DEVELOPMENT OF TEACHING KNOWLEDGES: THE EXPERIENCE OF NATURAL SCIENCES GRADUATION (UNIVERSITY OF BRASILIA)
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: THE CONTRIBUTIONS OF PIBID TO THE DEVELOPMENT OF TEACHING KNOWLEDGES: THE EXPERIENCE OF NATURAL SCIENCES GRADUATION (UNIVERSITY OF BRASILIA)
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: THE CONTRIBUTIONS OF PIBID TO THE DEVELOPMENT OF TEACHING KNOWLEDGES: THE EXPERIENCE OF NATURAL SCIENCES GRADUATION (UNIVERSITY OF BRASILIA)
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: THE CONTRIBUTIONS OF PIBID TO THE DEVELOPMENT OF TEACHING KNOWLEDGES: THE EXPERIENCE OF NATURAL SCIENCES GRADUATION (UNIVERSITY OF BRASILIA)
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: THE CONTRIBUTIONS OF PIBID TO THE DEVELOPMENT OF TEACHING KNOWLEDGES: THE EXPERIENCE OF NATURAL SCIENCES GRADUATION (UNIVERSITY OF BRASILIA)
author Silva, Delano Moody Simões da
author_facet Silva, Delano Moody Simões da
Falcomer, Viviane Aparecida da Silva
Porto, Franco de Salles
author_role author
author2 Falcomer, Viviane Aparecida da Silva
Porto, Franco de Salles
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Delano Moody Simões da
Falcomer, Viviane Aparecida da Silva
Porto, Franco de Salles
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores; Saberes docentes; Carreira docente.
topic Formação de professores; Saberes docentes; Carreira docente.
description A formação do professor deve ser pensada e construída dentro da sua profissão, com estratégias de formação que proporcionem aos futuros professores a inserção no seu ambiente de trabalho e o desenvolvimento/mobilização de saberes relacionados à carreira docente. Nessa perspectiva, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem contribuído para os processos de formação de professores em diversas áreas. O objetivo desse estudo foi, a partir dos relatórios entregues pelos alunos bolsistas do PIBID, discutir as contribuições desse programa para o desenvolvimento e mobilização dos saberes docentes nos alunos participantes do subprojeto de Ciências Naturais (Universidade de Brasília). Nossos resultados indicam que os bolsistas participantes do PIBID mobilizam e desenvolvem saberes relacionados à profissão docente, indicando que essa proposta tende a romper com um modelo de formação aplicacionista do conhecimento, respeitando e reconhecendo a escola e seus professores como colaboradores e parceiros no processo de formação. Teacher education must be thought and built inside its own profession, with training strategies that provide to the future teachers their insertion in workplaces and the development/mobilization of knowledges related to the teaching career. In this perspective, the “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência” (PIBID) has contributed to teacher education in several areas. The goal of this study was to discuss the contribution of PIBID to development and mobilization of teaching knowledges in students that take part of the natural sciences subproject (University of Brasilia). Our results show that the students of natural science subproject mobilize and develop knowledges related the teaching profession indicating that propose tends to break with the training model that exclusively applies knowledge, respecting, and recognizing the school and their teachers as collaborators and partners in the training processes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10430
10.1590/1983-211720182001024
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10430
identifier_str_mv 10.1590/1983-211720182001024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10430/10723
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711163419721728