A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA – UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER: THE CHOICE OF THE DEGREE IN PHYSICS LICENCIATE - AN ANALYSIS BASED ON THEORY OF RELATIONSHIP WITH KNOWLEDGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Larissa Dias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34365
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre as relações dos licenciandos em física com o "ensinar". Tem-se como objetivo identificar quais os mediadores da escolha pela licenciatura em física, verificando como os saberes escolares interferiram nesta escolha. Utiliza-se como referencial teórico a Teoria da Relação com o Saber, desenvolvida por Bernard Charlot. A ferramenta metodológica utilizada foi um questionário com vinte questões, onde 83 foram retidos para análise. Através dos próprios argumentos evocados nas respostas foi construída uma grade de categorização e, através dela, calcularam-se percentuais para os argumentos mais citados pelos estudantes. Neste trabalho, analisaram-se as questões pertencentes ao bloco de perguntas "Eu e o que me levou a cursar a licenciatura em física". Os principais resultados apontam a escolha da licenciatura em física como carreira devido ao estabelecimento de uma forte relação com a física e a matemática escolar; relações positivas com escolha pela licenciatura, embora sem evidências de como essas relações foram estabelecidas. This paper presents results of a research that deals with the relationships of undergraduate students in physics with the idea of "teaching". The objective of this work is to identify which factors influence the students' choice to major in Physics teaching, by verifying how the acquired knowledge in school interfered this choice. The theoretical basis was the Theory of Relationship with Learning, developed by Bernard Charlot. The methodology tool used was the application of a questionnaire, with twenty questions, with eighty-three being retained for analysis. With the arguments present in the responses a grid of categorization was constructed and, with it, percentages were calculated for the arguments most often mentioned by the students. This work focused on the analysis of the questions belonging to the block of queries, "I and what led me to attend a degree to teach Physics." The main results show the choice of degree in physics as a career due to the establishment of a strong relationship with physics and mathematics in school; positive relationships with choice of becoming a physics teacher. However, no evidence of how these relationships has been established.
id UFMG-11_0345ca2588066c0e3b1fec392ad63264
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34365
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA – UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER: THE CHOICE OF THE DEGREE IN PHYSICS LICENCIATE - AN ANALYSIS BASED ON THEORY OF RELATIONSHIP WITH KNOWLEDGELicenciandos em Física; Mediadores da Escolha pela Licenciatura em Física; Saberes Adquiridos na Escola; Teoria da Relação com Saber.Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre as relações dos licenciandos em física com o "ensinar". Tem-se como objetivo identificar quais os mediadores da escolha pela licenciatura em física, verificando como os saberes escolares interferiram nesta escolha. Utiliza-se como referencial teórico a Teoria da Relação com o Saber, desenvolvida por Bernard Charlot. A ferramenta metodológica utilizada foi um questionário com vinte questões, onde 83 foram retidos para análise. Através dos próprios argumentos evocados nas respostas foi construída uma grade de categorização e, através dela, calcularam-se percentuais para os argumentos mais citados pelos estudantes. Neste trabalho, analisaram-se as questões pertencentes ao bloco de perguntas "Eu e o que me levou a cursar a licenciatura em física". Os principais resultados apontam a escolha da licenciatura em física como carreira devido ao estabelecimento de uma forte relação com a física e a matemática escolar; relações positivas com escolha pela licenciatura, embora sem evidências de como essas relações foram estabelecidas. This paper presents results of a research that deals with the relationships of undergraduate students in physics with the idea of "teaching". The objective of this work is to identify which factors influence the students' choice to major in Physics teaching, by verifying how the acquired knowledge in school interfered this choice. The theoretical basis was the Theory of Relationship with Learning, developed by Bernard Charlot. The methodology tool used was the application of a questionnaire, with twenty questions, with eighty-three being retained for analysis. With the arguments present in the responses a grid of categorization was constructed and, with it, percentages were calculated for the arguments most often mentioned by the students. This work focused on the analysis of the questions belonging to the block of queries, "I and what led me to attend a degree to teach Physics." The main results show the choice of degree in physics as a career due to the establishment of a strong relationship with physics and mathematics in school; positive relationships with choice of becoming a physics teacher. However, no evidence of how these relationships has been established.CECIMIG-FaE-UFMG2013-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3436510.1590/1983-21172013150314 Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 3 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 3 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 3 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34365/27214Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Larissa Dias 2021-07-07T00:57:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34365Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T00:57:51Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA – UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER: THE CHOICE OF THE DEGREE IN PHYSICS LICENCIATE - AN ANALYSIS BASED ON THEORY OF RELATIONSHIP WITH KNOWLEDGE
title A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA – UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER: THE CHOICE OF THE DEGREE IN PHYSICS LICENCIATE - AN ANALYSIS BASED ON THEORY OF RELATIONSHIP WITH KNOWLEDGE
spellingShingle A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA – UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER: THE CHOICE OF THE DEGREE IN PHYSICS LICENCIATE - AN ANALYSIS BASED ON THEORY OF RELATIONSHIP WITH KNOWLEDGE
Feitosa, Larissa Dias
Licenciandos em Física; Mediadores da Escolha pela Licenciatura em Física; Saberes Adquiridos na Escola; Teoria da Relação com Saber.
title_short A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA – UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER: THE CHOICE OF THE DEGREE IN PHYSICS LICENCIATE - AN ANALYSIS BASED ON THEORY OF RELATIONSHIP WITH KNOWLEDGE
title_full A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA – UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER: THE CHOICE OF THE DEGREE IN PHYSICS LICENCIATE - AN ANALYSIS BASED ON THEORY OF RELATIONSHIP WITH KNOWLEDGE
title_fullStr A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA – UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER: THE CHOICE OF THE DEGREE IN PHYSICS LICENCIATE - AN ANALYSIS BASED ON THEORY OF RELATIONSHIP WITH KNOWLEDGE
title_full_unstemmed A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA – UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER: THE CHOICE OF THE DEGREE IN PHYSICS LICENCIATE - AN ANALYSIS BASED ON THEORY OF RELATIONSHIP WITH KNOWLEDGE
title_sort A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA – UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER: THE CHOICE OF THE DEGREE IN PHYSICS LICENCIATE - AN ANALYSIS BASED ON THEORY OF RELATIONSHIP WITH KNOWLEDGE
author Feitosa, Larissa Dias
author_facet Feitosa, Larissa Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Larissa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciandos em Física; Mediadores da Escolha pela Licenciatura em Física; Saberes Adquiridos na Escola; Teoria da Relação com Saber.
topic Licenciandos em Física; Mediadores da Escolha pela Licenciatura em Física; Saberes Adquiridos na Escola; Teoria da Relação com Saber.
description Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre as relações dos licenciandos em física com o "ensinar". Tem-se como objetivo identificar quais os mediadores da escolha pela licenciatura em física, verificando como os saberes escolares interferiram nesta escolha. Utiliza-se como referencial teórico a Teoria da Relação com o Saber, desenvolvida por Bernard Charlot. A ferramenta metodológica utilizada foi um questionário com vinte questões, onde 83 foram retidos para análise. Através dos próprios argumentos evocados nas respostas foi construída uma grade de categorização e, através dela, calcularam-se percentuais para os argumentos mais citados pelos estudantes. Neste trabalho, analisaram-se as questões pertencentes ao bloco de perguntas "Eu e o que me levou a cursar a licenciatura em física". Os principais resultados apontam a escolha da licenciatura em física como carreira devido ao estabelecimento de uma forte relação com a física e a matemática escolar; relações positivas com escolha pela licenciatura, embora sem evidências de como essas relações foram estabelecidas. This paper presents results of a research that deals with the relationships of undergraduate students in physics with the idea of "teaching". The objective of this work is to identify which factors influence the students' choice to major in Physics teaching, by verifying how the acquired knowledge in school interfered this choice. The theoretical basis was the Theory of Relationship with Learning, developed by Bernard Charlot. The methodology tool used was the application of a questionnaire, with twenty questions, with eighty-three being retained for analysis. With the arguments present in the responses a grid of categorization was constructed and, with it, percentages were calculated for the arguments most often mentioned by the students. This work focused on the analysis of the questions belonging to the block of queries, "I and what led me to attend a degree to teach Physics." The main results show the choice of degree in physics as a career due to the establishment of a strong relationship with physics and mathematics in school; positive relationships with choice of becoming a physics teacher. However, no evidence of how these relationships has been established.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34365
10.1590/1983-21172013150314
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34365
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013150314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34365/27214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 3 (2013)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 3 (2013)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 3 (2013)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164611952640