Sobre o que os professores de ecologia refletem quando falam de suas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pechliye, Magda Medhat
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9998
Resumo: Esta pesquisa analisa a fala de professores com práticas consideradas, pela comunidade, como diferenciadas. Cinco entrevistas do trabalho de Motokane (2000) foram selecionadas para análise, com base no critérioresponsabilidade utilizado por Dewey como atitude fundamental para caracterizar o processo reflexivo. São destacadas falas dos entrevistados que exemplificam os itens selecionados para a análise. A partir dos resultados obtidos conclui-se ser fundamental que nos cursos de formação de professores a reflexão seja alvo de estudo aprofundado.
id UFMG-11_08f56747688cd6d8a16dd82356809071
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9998
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Sobre o que os professores de ecologia refletem quando falam de suas práticasEsta pesquisa analisa a fala de professores com práticas consideradas, pela comunidade, como diferenciadas. Cinco entrevistas do trabalho de Motokane (2000) foram selecionadas para análise, com base no critérioresponsabilidade utilizado por Dewey como atitude fundamental para caracterizar o processo reflexivo. São destacadas falas dos entrevistados que exemplificam os itens selecionados para a análise. A partir dos resultados obtidos conclui-se ser fundamental que nos cursos de formação de professores a reflexão seja alvo de estudo aprofundado.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9998Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 2 (2005); 105-118Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 2 (2005); 105-118Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 2 (2005); 105-1181983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9998/6970Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrivelato, Silvia Luzia FrateschiPechliye, Magda Medhat2019-02-01T19:54:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9998Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:23Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o que os professores de ecologia refletem quando falam de suas práticas
title Sobre o que os professores de ecologia refletem quando falam de suas práticas
spellingShingle Sobre o que os professores de ecologia refletem quando falam de suas práticas
Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
title_short Sobre o que os professores de ecologia refletem quando falam de suas práticas
title_full Sobre o que os professores de ecologia refletem quando falam de suas práticas
title_fullStr Sobre o que os professores de ecologia refletem quando falam de suas práticas
title_full_unstemmed Sobre o que os professores de ecologia refletem quando falam de suas práticas
title_sort Sobre o que os professores de ecologia refletem quando falam de suas práticas
author Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
author_facet Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
Pechliye, Magda Medhat
author_role author
author2 Pechliye, Magda Medhat
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
Pechliye, Magda Medhat
description Esta pesquisa analisa a fala de professores com práticas consideradas, pela comunidade, como diferenciadas. Cinco entrevistas do trabalho de Motokane (2000) foram selecionadas para análise, com base no critérioresponsabilidade utilizado por Dewey como atitude fundamental para caracterizar o processo reflexivo. São destacadas falas dos entrevistados que exemplificam os itens selecionados para a análise. A partir dos resultados obtidos conclui-se ser fundamental que nos cursos de formação de professores a reflexão seja alvo de estudo aprofundado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9998
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9998/6970
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 2 (2005); 105-118
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 2 (2005); 105-118
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 2 (2005); 105-118
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162180304896