A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP : REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Henrique Almeida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida, Maria José P. M. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34768
Resumo: Este artigo tem por objetivo compreender como um grupo de licenciandos em Física atribuiu sentidos à leitura de textos de divulgação científica da área publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Para analisar as interpretações dos licenciandos, baseamo-nos na noção de autoria da análise de discurso e suas categorias de repetição: empírica, for mal e histórica, como explicitadas por Eni Orlandi. Identificamos elemen tos das três, o que nos evidenciou a multiplicidade nas maneiras como os licenciandos desta pesquisa leram os textos indicados. Notamos como alguns aspectos da ciência foram interpretados pelos licenciandos, como as suas relações com a sociedade, com as outras ciências e a produção científica nacional. Também encontramos algumas referências à utilização de analogias nos textos de divulgação científica. Os sentidos atribuídos à leitura e os exemplos de repetições por esse grupo de licenciandos em Física parecem sugerir como certos discursos relativos à ciência podem aflorar quando instados pela leitura dos textos de divulgação propostos. This article aims to understand how future physics teachers compreheend physic scientific texts published in the magazines Ciência Hoje and Pesquisa Fapesp. Our theoretical reference was based on the notion of authorship of the discourse analysis and their repetition cate gories: empiric, formal and historical. We identified the three elements, what evidenced the multiplicity in the ways as the future physics teachers read the texts. We noticed some science aspects interpreted by the future physics teachers, such as: relationships with the society, with other sci ences and national scientific production. We also found some references in the use of analogies in the scientific popularization texts. The meanings attributed to reading seems to suggest how discourses relating to science can emerge when required by reading the popularization texts proposed.
id UFMG-11_10c8e225156476119d89cc6c2a397550
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34768
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP : REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESPLeitura; Divulgação Científica; Análise de Discurso; Repetição.Este artigo tem por objetivo compreender como um grupo de licenciandos em Física atribuiu sentidos à leitura de textos de divulgação científica da área publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Para analisar as interpretações dos licenciandos, baseamo-nos na noção de autoria da análise de discurso e suas categorias de repetição: empírica, for mal e histórica, como explicitadas por Eni Orlandi. Identificamos elemen tos das três, o que nos evidenciou a multiplicidade nas maneiras como os licenciandos desta pesquisa leram os textos indicados. Notamos como alguns aspectos da ciência foram interpretados pelos licenciandos, como as suas relações com a sociedade, com as outras ciências e a produção científica nacional. Também encontramos algumas referências à utilização de analogias nos textos de divulgação científica. Os sentidos atribuídos à leitura e os exemplos de repetições por esse grupo de licenciandos em Física parecem sugerir como certos discursos relativos à ciência podem aflorar quando instados pela leitura dos textos de divulgação propostos. This article aims to understand how future physics teachers compreheend physic scientific texts published in the magazines Ciência Hoje and Pesquisa Fapesp. Our theoretical reference was based on the notion of authorship of the discourse analysis and their repetition cate gories: empiric, formal and historical. We identified the three elements, what evidenced the multiplicity in the ways as the future physics teachers read the texts. We noticed some science aspects interpreted by the future physics teachers, such as: relationships with the society, with other sci ences and national scientific production. We also found some references in the use of analogies in the scientific popularization texts. The meanings attributed to reading seems to suggest how discourses relating to science can emerge when required by reading the popularization texts proposed.CECIMIG-FaE-UFMG2011-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3476810.1590/1983-21172010120305Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34768/27460Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Henrique Almeida Almeida, Maria José P. M. de 2021-06-21T18:34:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34768Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T18:34:32Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP : REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESP
title A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP : REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESP
spellingShingle A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP : REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESP
Dias, Henrique Almeida
Leitura; Divulgação Científica; Análise de Discurso; Repetição.
title_short A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP : REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESP
title_full A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP : REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESP
title_fullStr A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP : REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESP
title_full_unstemmed A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP : REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESP
title_sort A REPETIÇÃO EM INTERPRETAÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA AO LEREM AS REVISTAS CIÊNCIA HOJE E PESQUISA FAPESP : REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESP
author Dias, Henrique Almeida
author_facet Dias, Henrique Almeida
Almeida, Maria José P. M. de
author_role author
author2 Almeida, Maria José P. M. de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Henrique Almeida
Almeida, Maria José P. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura; Divulgação Científica; Análise de Discurso; Repetição.
topic Leitura; Divulgação Científica; Análise de Discurso; Repetição.
description Este artigo tem por objetivo compreender como um grupo de licenciandos em Física atribuiu sentidos à leitura de textos de divulgação científica da área publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Para analisar as interpretações dos licenciandos, baseamo-nos na noção de autoria da análise de discurso e suas categorias de repetição: empírica, for mal e histórica, como explicitadas por Eni Orlandi. Identificamos elemen tos das três, o que nos evidenciou a multiplicidade nas maneiras como os licenciandos desta pesquisa leram os textos indicados. Notamos como alguns aspectos da ciência foram interpretados pelos licenciandos, como as suas relações com a sociedade, com as outras ciências e a produção científica nacional. Também encontramos algumas referências à utilização de analogias nos textos de divulgação científica. Os sentidos atribuídos à leitura e os exemplos de repetições por esse grupo de licenciandos em Física parecem sugerir como certos discursos relativos à ciência podem aflorar quando instados pela leitura dos textos de divulgação propostos. This article aims to understand how future physics teachers compreheend physic scientific texts published in the magazines Ciência Hoje and Pesquisa Fapesp. Our theoretical reference was based on the notion of authorship of the discourse analysis and their repetition cate gories: empiric, formal and historical. We identified the three elements, what evidenced the multiplicity in the ways as the future physics teachers read the texts. We noticed some science aspects interpreted by the future physics teachers, such as: relationships with the society, with other sci ences and national scientific production. We also found some references in the use of analogies in the scientific popularization texts. The meanings attributed to reading seems to suggest how discourses relating to science can emerge when required by reading the popularization texts proposed.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34768
10.1590/1983-21172010120305
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34768
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34768/27460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 3 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 3 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 3 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165085908992