MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA: MOBILIZING TEACHER’S KNOWLEDGE: TOWARDS THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL PROCESSES IN A SYSTEMIC COMPLEX PERSPECTIVE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade-Monteiro, Angélica Suelle França de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brayner-Lopes, Fernanda Muniz, Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10426
Resumo: Esta pesquisa emergiu do grupo de pesquisa de Formação de Professores, sob a perspectiva da Biologia sistêmico-complexa. O objetivo foi descrever a mobilização dos Saberes Docentes nos processos cognitivos durante o MoMuP-PE, valorizando a triangulação dos dados e a reelaboração conceitual numa perspectiva sistêmico-complexa. O material para análise emergiu da tese de Brayner-Lopes, cujo foco foi o Esquema Conceitual Individual e as entrevistas. Foi analisado o processo de mobilização dos Saberes Docentes no intuito de traçar um paralelo de desenvolvimento cognitivo durante todo o MoMuP-PE. Os resultados descritos reforçam a concepção da importância em desenvolver pesquisas de forma cooperativa, possibilitando a ampliação de propostas alinhadas com diferentes formas de perceber a Biologia e a prática docente. This research emerged from the Teacher’s Training research group, under the biological systemic-complex perspective. The objective then was to describe the mobilization of Saberes Docentes during cognitive processes related to MoMuP-PE, enhancing the triangulation of data and conceptual reworking under a system-complex perspective. The material for analysis came from Brayner-Lopes thesis, whose focus was the individual-conceptual scheme and interviews. The process of Saberes Docentes mobilization was analysed in order to draw a parallel of cognitive development during MoMuP-PE. The described results reinforce the importance of developing a cooperative research, enabling the expansion of proposals aligned with different ways of perceiving Biology and teaching practice.
id UFMG-11_1d035d329649234cc2b77a396b4b710d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10426
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA: MOBILIZING TEACHER’S KNOWLEDGE: TOWARDS THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL PROCESSES IN A SYSTEMIC COMPLEX PERSPECTIVESaberes Docentes; Perspectiva sistêmico complexa; Esquemas Conceituais.Esta pesquisa emergiu do grupo de pesquisa de Formação de Professores, sob a perspectiva da Biologia sistêmico-complexa. O objetivo foi descrever a mobilização dos Saberes Docentes nos processos cognitivos durante o MoMuP-PE, valorizando a triangulação dos dados e a reelaboração conceitual numa perspectiva sistêmico-complexa. O material para análise emergiu da tese de Brayner-Lopes, cujo foco foi o Esquema Conceitual Individual e as entrevistas. Foi analisado o processo de mobilização dos Saberes Docentes no intuito de traçar um paralelo de desenvolvimento cognitivo durante todo o MoMuP-PE. Os resultados descritos reforçam a concepção da importância em desenvolver pesquisas de forma cooperativa, possibilitando a ampliação de propostas alinhadas com diferentes formas de perceber a Biologia e a prática docente. This research emerged from the Teacher’s Training research group, under the biological systemic-complex perspective. The objective then was to describe the mobilization of Saberes Docentes during cognitive processes related to MoMuP-PE, enhancing the triangulation of data and conceptual reworking under a system-complex perspective. The material for analysis came from Brayner-Lopes thesis, whose focus was the individual-conceptual scheme and interviews. The process of Saberes Docentes mobilization was analysed in order to draw a parallel of cognitive development during MoMuP-PE. The described results reinforce the importance of developing a cooperative research, enabling the expansion of proposals aligned with different ways of perceiving Biology and teaching practice.CECIMIG-FaE-UFMG2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1042610.1590/1983-21172019210101Ensaio Research in Science Education; Vol. 21 (2019)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 21 (2019)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 21 (2019)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10426/26859Copyright (c) 2019 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade-Monteiro, Angélica Suelle França deBrayner-Lopes, Fernanda MunizCarneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos2021-05-03T16:47:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10426Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-03T16:47:30Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA: MOBILIZING TEACHER’S KNOWLEDGE: TOWARDS THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL PROCESSES IN A SYSTEMIC COMPLEX PERSPECTIVE
title MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA: MOBILIZING TEACHER’S KNOWLEDGE: TOWARDS THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL PROCESSES IN A SYSTEMIC COMPLEX PERSPECTIVE
spellingShingle MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA: MOBILIZING TEACHER’S KNOWLEDGE: TOWARDS THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL PROCESSES IN A SYSTEMIC COMPLEX PERSPECTIVE
Andrade-Monteiro, Angélica Suelle França de
Saberes Docentes; Perspectiva sistêmico complexa; Esquemas Conceituais.
title_short MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA: MOBILIZING TEACHER’S KNOWLEDGE: TOWARDS THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL PROCESSES IN A SYSTEMIC COMPLEX PERSPECTIVE
title_full MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA: MOBILIZING TEACHER’S KNOWLEDGE: TOWARDS THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL PROCESSES IN A SYSTEMIC COMPLEX PERSPECTIVE
title_fullStr MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA: MOBILIZING TEACHER’S KNOWLEDGE: TOWARDS THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL PROCESSES IN A SYSTEMIC COMPLEX PERSPECTIVE
title_full_unstemmed MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA: MOBILIZING TEACHER’S KNOWLEDGE: TOWARDS THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL PROCESSES IN A SYSTEMIC COMPLEX PERSPECTIVE
title_sort MOBILIZANDO OS SABERES DOCENTES: RUMO À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA: MOBILIZING TEACHER’S KNOWLEDGE: TOWARDS THE COMPREHENSION OF BIOLOGICAL PROCESSES IN A SYSTEMIC COMPLEX PERSPECTIVE
author Andrade-Monteiro, Angélica Suelle França de
author_facet Andrade-Monteiro, Angélica Suelle França de
Brayner-Lopes, Fernanda Muniz
Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos
author_role author
author2 Brayner-Lopes, Fernanda Muniz
Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade-Monteiro, Angélica Suelle França de
Brayner-Lopes, Fernanda Muniz
Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Docentes; Perspectiva sistêmico complexa; Esquemas Conceituais.
topic Saberes Docentes; Perspectiva sistêmico complexa; Esquemas Conceituais.
description Esta pesquisa emergiu do grupo de pesquisa de Formação de Professores, sob a perspectiva da Biologia sistêmico-complexa. O objetivo foi descrever a mobilização dos Saberes Docentes nos processos cognitivos durante o MoMuP-PE, valorizando a triangulação dos dados e a reelaboração conceitual numa perspectiva sistêmico-complexa. O material para análise emergiu da tese de Brayner-Lopes, cujo foco foi o Esquema Conceitual Individual e as entrevistas. Foi analisado o processo de mobilização dos Saberes Docentes no intuito de traçar um paralelo de desenvolvimento cognitivo durante todo o MoMuP-PE. Os resultados descritos reforçam a concepção da importância em desenvolver pesquisas de forma cooperativa, possibilitando a ampliação de propostas alinhadas com diferentes formas de perceber a Biologia e a prática docente. This research emerged from the Teacher’s Training research group, under the biological systemic-complex perspective. The objective then was to describe the mobilization of Saberes Docentes during cognitive processes related to MoMuP-PE, enhancing the triangulation of data and conceptual reworking under a system-complex perspective. The material for analysis came from Brayner-Lopes thesis, whose focus was the individual-conceptual scheme and interviews. The process of Saberes Docentes mobilization was analysed in order to draw a parallel of cognitive development during MoMuP-PE. The described results reinforce the importance of developing a cooperative research, enabling the expansion of proposals aligned with different ways of perceiving Biology and teaching practice.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10426
10.1590/1983-21172019210101
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10426
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172019210101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10426/26859
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 21 (2019)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 21 (2019)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 21 (2019)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711163416576000