ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO “DESLOCAR O EQUILÍBRIO” PARA FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: SOME MEANINGS OF THE EXPRESSION "SHIFT IN THE EQUILIBRIUM" FOR STUDENTS IN A TEACHER EDUCATION COURSE IN CHEMISTRY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34364 |
Resumo: | Neste artigo trazemos resultados de uma investigação em que se buscou compreender os significados da expressão "deslocar o equilíbrio", relacionado a sistemas em equilíbrio químico, para formandos do curso de Licenciatura em Química. Para tanto, questionários com os registros dos estudantes foram interpretados segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo, buscando os significados e compreensões atribuídas pelos formandos à expressão "deslocar o equilíbrio". As respostas evidenciaram a necessidade de um aprofundamento nas discussões conceituais a respeito do tema equilíbrio químico nos cursos de licenciatura, tendo em vista interpretações errôneas que foram encontradas e que, se não compreendidas, serão mantidas e reconduzidas durante a prática posterior desses profissionais em formação. In this paper we sought to understand the meanings of the term "shift in the equilibrium", term related to systems in chemical equilibrium, for chemistry teacher students. The data were collected by a questionnaire, which wes answered by students in a teacher education course in Chemistry. The data were interpreted by the Content Analysis, which was used to understand the meanings of the expression "shift in the equilibrium" for the chemistry teacher students. The answers highlighted the need for deeper conceptual discussions on the subject chemical equilibrium in teacher´s education programs, given that there where erroneous interpretations and, if these concepts are not understood, the misconceptions are likely to be maintained and brought back in classes given by the future teachers. |
id |
UFMG-11_22aac9b54c4c64c3af375511dd859630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34364 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO “DESLOCAR O EQUILÍBRIO” PARA FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: SOME MEANINGS OF THE EXPRESSION "SHIFT IN THE EQUILIBRIUM" FOR STUDENTS IN A TEACHER EDUCATION COURSE IN CHEMISTRYEquilíbrio Químico; Ensino Superior; Formação de Professores.Neste artigo trazemos resultados de uma investigação em que se buscou compreender os significados da expressão "deslocar o equilíbrio", relacionado a sistemas em equilíbrio químico, para formandos do curso de Licenciatura em Química. Para tanto, questionários com os registros dos estudantes foram interpretados segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo, buscando os significados e compreensões atribuídas pelos formandos à expressão "deslocar o equilíbrio". As respostas evidenciaram a necessidade de um aprofundamento nas discussões conceituais a respeito do tema equilíbrio químico nos cursos de licenciatura, tendo em vista interpretações errôneas que foram encontradas e que, se não compreendidas, serão mantidas e reconduzidas durante a prática posterior desses profissionais em formação. In this paper we sought to understand the meanings of the term "shift in the equilibrium", term related to systems in chemical equilibrium, for chemistry teacher students. The data were collected by a questionnaire, which wes answered by students in a teacher education course in Chemistry. The data were interpreted by the Content Analysis, which was used to understand the meanings of the expression "shift in the equilibrium" for the chemistry teacher students. The answers highlighted the need for deeper conceptual discussions on the subject chemical equilibrium in teacher´s education programs, given that there where erroneous interpretations and, if these concepts are not understood, the misconceptions are likely to be maintained and brought back in classes given by the future teachers.CECIMIG-FaE-UFMG2013-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3436410.1590/1983-21172013150313Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 3 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 3 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 3 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34364/27212Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBroietti, Fabiele Cristiane Dias Passos, Marinez Meneghello Santin Filho , Ourides Souza, Jéssica Neves de2021-07-07T00:54:03Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34364Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T00:54:03Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO “DESLOCAR O EQUILÍBRIO” PARA FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: SOME MEANINGS OF THE EXPRESSION "SHIFT IN THE EQUILIBRIUM" FOR STUDENTS IN A TEACHER EDUCATION COURSE IN CHEMISTRY |
title |
ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO “DESLOCAR O EQUILÍBRIO” PARA FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: SOME MEANINGS OF THE EXPRESSION "SHIFT IN THE EQUILIBRIUM" FOR STUDENTS IN A TEACHER EDUCATION COURSE IN CHEMISTRY |
spellingShingle |
ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO “DESLOCAR O EQUILÍBRIO” PARA FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: SOME MEANINGS OF THE EXPRESSION "SHIFT IN THE EQUILIBRIUM" FOR STUDENTS IN A TEACHER EDUCATION COURSE IN CHEMISTRY Broietti, Fabiele Cristiane Dias Equilíbrio Químico; Ensino Superior; Formação de Professores. |
title_short |
ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO “DESLOCAR O EQUILÍBRIO” PARA FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: SOME MEANINGS OF THE EXPRESSION "SHIFT IN THE EQUILIBRIUM" FOR STUDENTS IN A TEACHER EDUCATION COURSE IN CHEMISTRY |
title_full |
ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO “DESLOCAR O EQUILÍBRIO” PARA FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: SOME MEANINGS OF THE EXPRESSION "SHIFT IN THE EQUILIBRIUM" FOR STUDENTS IN A TEACHER EDUCATION COURSE IN CHEMISTRY |
title_fullStr |
ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO “DESLOCAR O EQUILÍBRIO” PARA FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: SOME MEANINGS OF THE EXPRESSION "SHIFT IN THE EQUILIBRIUM" FOR STUDENTS IN A TEACHER EDUCATION COURSE IN CHEMISTRY |
title_full_unstemmed |
ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO “DESLOCAR O EQUILÍBRIO” PARA FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: SOME MEANINGS OF THE EXPRESSION "SHIFT IN THE EQUILIBRIUM" FOR STUDENTS IN A TEACHER EDUCATION COURSE IN CHEMISTRY |
title_sort |
ALGUNS SIGNIFICADOS DA EXPRESSÃO “DESLOCAR O EQUILÍBRIO” PARA FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: SOME MEANINGS OF THE EXPRESSION "SHIFT IN THE EQUILIBRIUM" FOR STUDENTS IN A TEACHER EDUCATION COURSE IN CHEMISTRY |
author |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
author_facet |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias Passos, Marinez Meneghello Santin Filho , Ourides Souza, Jéssica Neves de |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Marinez Meneghello Santin Filho , Ourides Souza, Jéssica Neves de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias Passos, Marinez Meneghello Santin Filho , Ourides Souza, Jéssica Neves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equilíbrio Químico; Ensino Superior; Formação de Professores. |
topic |
Equilíbrio Químico; Ensino Superior; Formação de Professores. |
description |
Neste artigo trazemos resultados de uma investigação em que se buscou compreender os significados da expressão "deslocar o equilíbrio", relacionado a sistemas em equilíbrio químico, para formandos do curso de Licenciatura em Química. Para tanto, questionários com os registros dos estudantes foram interpretados segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo, buscando os significados e compreensões atribuídas pelos formandos à expressão "deslocar o equilíbrio". As respostas evidenciaram a necessidade de um aprofundamento nas discussões conceituais a respeito do tema equilíbrio químico nos cursos de licenciatura, tendo em vista interpretações errôneas que foram encontradas e que, se não compreendidas, serão mantidas e reconduzidas durante a prática posterior desses profissionais em formação. In this paper we sought to understand the meanings of the term "shift in the equilibrium", term related to systems in chemical equilibrium, for chemistry teacher students. The data were collected by a questionnaire, which wes answered by students in a teacher education course in Chemistry. The data were interpreted by the Content Analysis, which was used to understand the meanings of the expression "shift in the equilibrium" for the chemistry teacher students. The answers highlighted the need for deeper conceptual discussions on the subject chemical equilibrium in teacher´s education programs, given that there where erroneous interpretations and, if these concepts are not understood, the misconceptions are likely to be maintained and brought back in classes given by the future teachers. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34364 10.1590/1983-21172013150313 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34364 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172013150313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34364/27212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 3 (2013) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 3 (2013) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 3 (2013) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164609855488 |