A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA: BIODIVERSITY’S KNOWLEDGE ACQUIRED THROUGH ZOOLOGY MUSEUM’S DIORAMAS: A STUDY WITH ADULT AUDIENCES IN BRAZIL AND DENMARK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marandino, Martha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Laurini, Carolina Rettondini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10414
Resumo: Um dos grandes desafios da educação desenvolvida nos museus hoje é expor o tema da biodiversidade, promovendo a sua compreensão. Nesta pesquisa, estuda-se o que o público adulto compreende sobre biodiversidade ao visitar dioramas em exposições de dois museus de zoologia, um nacional e um internacional. Analisamos aqui os dados coletados com quatro sujeitos por meio do método de thinking aloud seguido de entrevista, a partir das categorias de abordagens de biodiversidade. Como resultados, observamos que a abordagem mais presente foi aquela ao nível de organização de espécie e as ausentes se referiram ao nível genético e à abordagem humana. Os resultados apontam para o potencial e os limites dos dioramas para a compreensão da biodiversidade em museus. One of biggest challenges of museum education is to expose biodiversity, promoting their understanding. In this research, we study what the adult audience understands about biodiversity while visiting dioramas in two zoological museums, one national (Brazilian) and one international (Danish). We analyzed data gathered with four subjects through the thinking aloud method, followed by interview using the categories of biodiversity approaches. As results we have found an emphasis on the species level of organization and the absence of the genetic level and the human approach, what let us reflect about the potential and the limits of the comprehension of biodiversity through dioramas in museums.
id UFMG-11_2d046b3236325473aa74f42e9c3f0dd3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10414
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA: BIODIVERSITY’S KNOWLEDGE ACQUIRED THROUGH ZOOLOGY MUSEUM’S DIORAMAS: A STUDY WITH ADULT AUDIENCES IN BRAZIL AND DENMARKBiodiversidade; Dioramas; Pesquisa de público.educação em museusUm dos grandes desafios da educação desenvolvida nos museus hoje é expor o tema da biodiversidade, promovendo a sua compreensão. Nesta pesquisa, estuda-se o que o público adulto compreende sobre biodiversidade ao visitar dioramas em exposições de dois museus de zoologia, um nacional e um internacional. Analisamos aqui os dados coletados com quatro sujeitos por meio do método de thinking aloud seguido de entrevista, a partir das categorias de abordagens de biodiversidade. Como resultados, observamos que a abordagem mais presente foi aquela ao nível de organização de espécie e as ausentes se referiram ao nível genético e à abordagem humana. Os resultados apontam para o potencial e os limites dos dioramas para a compreensão da biodiversidade em museus. One of biggest challenges of museum education is to expose biodiversity, promoting their understanding. In this research, we study what the adult audience understands about biodiversity while visiting dioramas in two zoological museums, one national (Brazilian) and one international (Danish). We analyzed data gathered with four subjects through the thinking aloud method, followed by interview using the categories of biodiversity approaches. As results we have found an emphasis on the species level of organization and the absence of the genetic level and the human approach, what let us reflect about the potential and the limits of the comprehension of biodiversity through dioramas in museums.CECIMIG-FaE-UFMG2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa científicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1041410.1590/1983-211720182001018Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10414/26940Copyright (c) 2018 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarandino, MarthaLaurini, Carolina Rettondini2021-05-04T22:34:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10414Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-04T22:34:23Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA: BIODIVERSITY’S KNOWLEDGE ACQUIRED THROUGH ZOOLOGY MUSEUM’S DIORAMAS: A STUDY WITH ADULT AUDIENCES IN BRAZIL AND DENMARK
title A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA: BIODIVERSITY’S KNOWLEDGE ACQUIRED THROUGH ZOOLOGY MUSEUM’S DIORAMAS: A STUDY WITH ADULT AUDIENCES IN BRAZIL AND DENMARK
spellingShingle A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA: BIODIVERSITY’S KNOWLEDGE ACQUIRED THROUGH ZOOLOGY MUSEUM’S DIORAMAS: A STUDY WITH ADULT AUDIENCES IN BRAZIL AND DENMARK
Marandino, Martha
Biodiversidade; Dioramas; Pesquisa de público.
educação em museus
title_short A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA: BIODIVERSITY’S KNOWLEDGE ACQUIRED THROUGH ZOOLOGY MUSEUM’S DIORAMAS: A STUDY WITH ADULT AUDIENCES IN BRAZIL AND DENMARK
title_full A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA: BIODIVERSITY’S KNOWLEDGE ACQUIRED THROUGH ZOOLOGY MUSEUM’S DIORAMAS: A STUDY WITH ADULT AUDIENCES IN BRAZIL AND DENMARK
title_fullStr A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA: BIODIVERSITY’S KNOWLEDGE ACQUIRED THROUGH ZOOLOGY MUSEUM’S DIORAMAS: A STUDY WITH ADULT AUDIENCES IN BRAZIL AND DENMARK
title_full_unstemmed A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA: BIODIVERSITY’S KNOWLEDGE ACQUIRED THROUGH ZOOLOGY MUSEUM’S DIORAMAS: A STUDY WITH ADULT AUDIENCES IN BRAZIL AND DENMARK
title_sort A COMPREENSÃO DA BIODIVERSIDADE POR MEIO DIORAMAS DE MUSEUS DE ZOOLOGIA: UM ESTUDO COM PÚBLICO ADULTO NO BRASIL E NA DINAMARCA: BIODIVERSITY’S KNOWLEDGE ACQUIRED THROUGH ZOOLOGY MUSEUM’S DIORAMAS: A STUDY WITH ADULT AUDIENCES IN BRAZIL AND DENMARK
author Marandino, Martha
author_facet Marandino, Martha
Laurini, Carolina Rettondini
author_role author
author2 Laurini, Carolina Rettondini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marandino, Martha
Laurini, Carolina Rettondini
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade; Dioramas; Pesquisa de público.
educação em museus
topic Biodiversidade; Dioramas; Pesquisa de público.
educação em museus
description Um dos grandes desafios da educação desenvolvida nos museus hoje é expor o tema da biodiversidade, promovendo a sua compreensão. Nesta pesquisa, estuda-se o que o público adulto compreende sobre biodiversidade ao visitar dioramas em exposições de dois museus de zoologia, um nacional e um internacional. Analisamos aqui os dados coletados com quatro sujeitos por meio do método de thinking aloud seguido de entrevista, a partir das categorias de abordagens de biodiversidade. Como resultados, observamos que a abordagem mais presente foi aquela ao nível de organização de espécie e as ausentes se referiram ao nível genético e à abordagem humana. Os resultados apontam para o potencial e os limites dos dioramas para a compreensão da biodiversidade em museus. One of biggest challenges of museum education is to expose biodiversity, promoting their understanding. In this research, we study what the adult audience understands about biodiversity while visiting dioramas in two zoological museums, one national (Brazilian) and one international (Danish). We analyzed data gathered with four subjects through the thinking aloud method, followed by interview using the categories of biodiversity approaches. As results we have found an emphasis on the species level of organization and the absence of the genetic level and the human approach, what let us reflect about the potential and the limits of the comprehension of biodiversity through dioramas in museums.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa científica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10414
10.1590/1983-211720182001018
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10414
identifier_str_mv 10.1590/1983-211720182001018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10414/26940
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711163405041664