Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Emília Caixeta de Castro
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Maués, Ely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9983
Resumo: Em que consiste ensinar ciências para crianças? Que conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências para as crianças? O que é mesmo que elas não sabem e que falta isso lhes faz? Que outros conhecimentos são essenciais para que tenham sucesso no ensino? Por que, mesmo com um suposto déficit de conteúdos conceituais, as professoras conseguem ensinar ciências e possibilitam com isso odesenvolvimento das crianças, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos? Como é que nós humanos nos constituímos como sujeitos dacultura? Que relações existem entre os conceitos cotidianos e científicos? Para responder a essas indagações nos aproximamos do ensino de ciências a partir da nossa experiência com professoras das séries iniciais, cotejando esses saberes com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky
id UFMG-11_2e6c295f291aecb6adccacd51fc36e3c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9983
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das criançasEm que consiste ensinar ciências para crianças? Que conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências para as crianças? O que é mesmo que elas não sabem e que falta isso lhes faz? Que outros conhecimentos são essenciais para que tenham sucesso no ensino? Por que, mesmo com um suposto déficit de conteúdos conceituais, as professoras conseguem ensinar ciências e possibilitam com isso odesenvolvimento das crianças, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos? Como é que nós humanos nos constituímos como sujeitos dacultura? Que relações existem entre os conceitos cotidianos e científicos? Para responder a essas indagações nos aproximamos do ensino de ciências a partir da nossa experiência com professoras das séries iniciais, cotejando esses saberes com a perspectiva histórico-cultural de VygotskyCECIMIG-FaE-UFMG2009-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9983Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 161-175Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 161-175Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 161-1751983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9983/6955Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria Emília Caixeta de CastroMaués, Ely2019-02-01T19:54:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9983Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:20Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças
title Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças
spellingShingle Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças
Lima, Maria Emília Caixeta de Castro
title_short Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças
title_full Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças
title_fullStr Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças
title_full_unstemmed Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças
title_sort Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças
author Lima, Maria Emília Caixeta de Castro
author_facet Lima, Maria Emília Caixeta de Castro
Maués, Ely
author_role author
author2 Maués, Ely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Emília Caixeta de Castro
Maués, Ely
description Em que consiste ensinar ciências para crianças? Que conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências para as crianças? O que é mesmo que elas não sabem e que falta isso lhes faz? Que outros conhecimentos são essenciais para que tenham sucesso no ensino? Por que, mesmo com um suposto déficit de conteúdos conceituais, as professoras conseguem ensinar ciências e possibilitam com isso odesenvolvimento das crianças, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos? Como é que nós humanos nos constituímos como sujeitos dacultura? Que relações existem entre os conceitos cotidianos e científicos? Para responder a essas indagações nos aproximamos do ensino de ciências a partir da nossa experiência com professoras das séries iniciais, cotejando esses saberes com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9983
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9983/6955
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 161-175
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 161-175
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 161-175
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162159333376