Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9983 |
Resumo: | Em que consiste ensinar ciências para crianças? Que conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências para as crianças? O que é mesmo que elas não sabem e que falta isso lhes faz? Que outros conhecimentos são essenciais para que tenham sucesso no ensino? Por que, mesmo com um suposto déficit de conteúdos conceituais, as professoras conseguem ensinar ciências e possibilitam com isso odesenvolvimento das crianças, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos? Como é que nós humanos nos constituímos como sujeitos dacultura? Que relações existem entre os conceitos cotidianos e científicos? Para responder a essas indagações nos aproximamos do ensino de ciências a partir da nossa experiência com professoras das séries iniciais, cotejando esses saberes com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky |
id |
UFMG-11_2e6c295f291aecb6adccacd51fc36e3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9983 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das criançasEm que consiste ensinar ciências para crianças? Que conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências para as crianças? O que é mesmo que elas não sabem e que falta isso lhes faz? Que outros conhecimentos são essenciais para que tenham sucesso no ensino? Por que, mesmo com um suposto déficit de conteúdos conceituais, as professoras conseguem ensinar ciências e possibilitam com isso odesenvolvimento das crianças, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos? Como é que nós humanos nos constituímos como sujeitos dacultura? Que relações existem entre os conceitos cotidianos e científicos? Para responder a essas indagações nos aproximamos do ensino de ciências a partir da nossa experiência com professoras das séries iniciais, cotejando esses saberes com a perspectiva histórico-cultural de VygotskyCECIMIG-FaE-UFMG2009-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9983Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 161-175Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 161-175Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 161-1751983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9983/6955Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria Emília Caixeta de CastroMaués, Ely2019-02-01T19:54:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9983Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:20Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças |
title |
Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças |
spellingShingle |
Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças Lima, Maria Emília Caixeta de Castro |
title_short |
Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças |
title_full |
Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças |
title_fullStr |
Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças |
title_full_unstemmed |
Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças |
title_sort |
Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças |
author |
Lima, Maria Emília Caixeta de Castro |
author_facet |
Lima, Maria Emília Caixeta de Castro Maués, Ely |
author_role |
author |
author2 |
Maués, Ely |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria Emília Caixeta de Castro Maués, Ely |
description |
Em que consiste ensinar ciências para crianças? Que conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências para as crianças? O que é mesmo que elas não sabem e que falta isso lhes faz? Que outros conhecimentos são essenciais para que tenham sucesso no ensino? Por que, mesmo com um suposto déficit de conteúdos conceituais, as professoras conseguem ensinar ciências e possibilitam com isso odesenvolvimento das crianças, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos? Como é que nós humanos nos constituímos como sujeitos dacultura? Que relações existem entre os conceitos cotidianos e científicos? Para responder a essas indagações nos aproximamos do ensino de ciências a partir da nossa experiência com professoras das séries iniciais, cotejando esses saberes com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9983 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9983/6955 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 161-175 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 161-175 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 161-175 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162159333376 |