Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10062 |
Resumo: | O presente trabalho é voltado para o estudo das interações discursivas que propiciam a argumentação dos alunos em aulas de Física - compreendendo a identificação tanto decomponentes de seus argumentos, quanto de padrões discursivos determinados pelas intervenções do professor. São analisadas duas cenas dentro de um episódio de ensinoextraído de uma seqüência de aulas relacionadas ao estudo do funcionamento do microondas, realizadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Nas duas cenas, os argumentosempregados pelos alunos contaram com refutações e também com a formulação de uma síntese das principais idéias discutidas. Este resultado foi atribuído tanto à apresentação deconhecimentos básicos por parte dos mesmos, quanto à alternância de padrões discursivos empregados pelo professor. |
id |
UFMG-11_3013981e663cff2de05af874729dffda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10062 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física370.5O presente trabalho é voltado para o estudo das interações discursivas que propiciam a argumentação dos alunos em aulas de Física - compreendendo a identificação tanto decomponentes de seus argumentos, quanto de padrões discursivos determinados pelas intervenções do professor. São analisadas duas cenas dentro de um episódio de ensinoextraído de uma seqüência de aulas relacionadas ao estudo do funcionamento do microondas, realizadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Nas duas cenas, os argumentosempregados pelos alunos contaram com refutações e também com a formulação de uma síntese das principais idéias discutidas. Este resultado foi atribuído tanto à apresentação deconhecimentos básicos por parte dos mesmos, quanto à alternância de padrões discursivos empregados pelo professor.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10062Ensaio Research in Science Education; Vol. 2 No. 2 (2000); 189-208Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 2 Núm. 2 (2000); 189-208Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 2 n. 2 (2000); 189-2081983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10062/7037Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Morais Capecchi, Maria Candida Varonede Carvalho, Anna Maria PessoaSilva, Dirceu2019-02-01T19:54:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10062Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:28Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física |
title |
Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física |
spellingShingle |
Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física de Morais Capecchi, Maria Candida Varone 370.5 |
title_short |
Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física |
title_full |
Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física |
title_fullStr |
Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física |
title_full_unstemmed |
Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física |
title_sort |
Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física |
author |
de Morais Capecchi, Maria Candida Varone |
author_facet |
de Morais Capecchi, Maria Candida Varone de Carvalho, Anna Maria Pessoa Silva, Dirceu |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho, Anna Maria Pessoa Silva, Dirceu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Morais Capecchi, Maria Candida Varone de Carvalho, Anna Maria Pessoa Silva, Dirceu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
370.5 |
topic |
370.5 |
description |
O presente trabalho é voltado para o estudo das interações discursivas que propiciam a argumentação dos alunos em aulas de Física - compreendendo a identificação tanto decomponentes de seus argumentos, quanto de padrões discursivos determinados pelas intervenções do professor. São analisadas duas cenas dentro de um episódio de ensinoextraído de uma seqüência de aulas relacionadas ao estudo do funcionamento do microondas, realizadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Nas duas cenas, os argumentosempregados pelos alunos contaram com refutações e também com a formulação de uma síntese das principais idéias discutidas. Este resultado foi atribuído tanto à apresentação deconhecimentos básicos por parte dos mesmos, quanto à alternância de padrões discursivos empregados pelo professor. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10062 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10062/7037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 2 No. 2 (2000); 189-208 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 2 Núm. 2 (2000); 189-208 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 2 n. 2 (2000); 189-208 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162620706816 |