Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Morais Capecchi, Maria Candida Varone
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: de Carvalho, Anna Maria Pessoa, Silva, Dirceu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10062
Resumo: O presente trabalho é voltado para o estudo das interações discursivas que propiciam a argumentação dos alunos em aulas de Física - compreendendo a identificação tanto decomponentes de seus argumentos, quanto de padrões discursivos determinados pelas intervenções do professor. São analisadas duas cenas dentro de um episódio de ensinoextraído de uma seqüência de aulas relacionadas ao estudo do funcionamento do microondas, realizadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Nas duas cenas, os argumentosempregados pelos alunos contaram com refutações e também com a formulação de uma síntese das principais idéias discutidas. Este resultado foi atribuído tanto à apresentação deconhecimentos básicos por parte dos mesmos, quanto à alternância de padrões discursivos empregados pelo professor.
id UFMG-11_3013981e663cff2de05af874729dffda
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10062
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física370.5O presente trabalho é voltado para o estudo das interações discursivas que propiciam a argumentação dos alunos em aulas de Física - compreendendo a identificação tanto decomponentes de seus argumentos, quanto de padrões discursivos determinados pelas intervenções do professor. São analisadas duas cenas dentro de um episódio de ensinoextraído de uma seqüência de aulas relacionadas ao estudo do funcionamento do microondas, realizadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Nas duas cenas, os argumentosempregados pelos alunos contaram com refutações e também com a formulação de uma síntese das principais idéias discutidas. Este resultado foi atribuído tanto à apresentação deconhecimentos básicos por parte dos mesmos, quanto à alternância de padrões discursivos empregados pelo professor.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10062Ensaio Research in Science Education; Vol. 2 No. 2 (2000); 189-208Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 2 Núm. 2 (2000); 189-208Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 2 n. 2 (2000); 189-2081983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10062/7037Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Morais Capecchi, Maria Candida Varonede Carvalho, Anna Maria PessoaSilva, Dirceu2019-02-01T19:54:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10062Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:28Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física
title Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física
spellingShingle Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física
de Morais Capecchi, Maria Candida Varone
370.5
title_short Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física
title_full Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física
title_fullStr Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física
title_full_unstemmed Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física
title_sort Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de Física
author de Morais Capecchi, Maria Candida Varone
author_facet de Morais Capecchi, Maria Candida Varone
de Carvalho, Anna Maria Pessoa
Silva, Dirceu
author_role author
author2 de Carvalho, Anna Maria Pessoa
Silva, Dirceu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Morais Capecchi, Maria Candida Varone
de Carvalho, Anna Maria Pessoa
Silva, Dirceu
dc.subject.por.fl_str_mv 370.5
topic 370.5
description O presente trabalho é voltado para o estudo das interações discursivas que propiciam a argumentação dos alunos em aulas de Física - compreendendo a identificação tanto decomponentes de seus argumentos, quanto de padrões discursivos determinados pelas intervenções do professor. São analisadas duas cenas dentro de um episódio de ensinoextraído de uma seqüência de aulas relacionadas ao estudo do funcionamento do microondas, realizadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Nas duas cenas, os argumentosempregados pelos alunos contaram com refutações e também com a formulação de uma síntese das principais idéias discutidas. Este resultado foi atribuído tanto à apresentação deconhecimentos básicos por parte dos mesmos, quanto à alternância de padrões discursivos empregados pelo professor.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10062
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10062/7037
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 2 No. 2 (2000); 189-208
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 2 Núm. 2 (2000); 189-208
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 2 n. 2 (2000); 189-208
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162620706816