ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Franco, Luiz Gustavo, Massi, Luciana, Rosa Coelho, Geide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617
Resumo: No presente editorial, temos como objetivo apresentar o modus operandi da revista consoante as práticas editoriais de ciência aberta, buscando avaliar as experiências vivenciadas nos últimos dois anos e traçando perspectivas para seu aprofundamento. Explicitamos os critérios que balizam a avaliação aberta por pares (OPR, open peer review) e a elaboração de artigos-parecer, como frutos das experiências dos anos de 2021 e 2022. Ao final, apresentamos os desafios futuros relacionados à prática de compartilhamento de dados suplementares à pesquisa, que começou a ser implementada no final do ano de 2022, e que pretendemos ampliar em 2023.
id UFMG-11_38f25ecebedab4b942c6e9e8b8a52361
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42617
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares abertaCiência abertaAvaliação por pares abertaDados abertosOpen ScienceOpen peer reviewOpen dataNo presente editorial, temos como objetivo apresentar o modus operandi da revista consoante as práticas editoriais de ciência aberta, buscando avaliar as experiências vivenciadas nos últimos dois anos e traçando perspectivas para seu aprofundamento. Explicitamos os critérios que balizam a avaliação aberta por pares (OPR, open peer review) e a elaboração de artigos-parecer, como frutos das experiências dos anos de 2021 e 2022. Ao final, apresentamos os desafios futuros relacionados à prática de compartilhamento de dados suplementares à pesquisa, que começou a ser implementada no final do ano de 2022, e que pretendemos ampliar em 2023.CECIMIG-FaE-UFMG2023-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/4261710.1590/1983-21172022240137Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporengspahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617/37290https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617/37291https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617/37292Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Paula Cristina CardosoFranco, Luiz GustavoMassi, Luciana Rosa Coelho, Geide2024-04-01T21:06:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42617Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2024-04-01T21:06:34Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta
title ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta
spellingShingle ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Ciência aberta
Avaliação por pares aberta
Dados abertos
Open Science
Open peer review
Open data
title_short ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta
title_full ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta
title_fullStr ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta
title_full_unstemmed ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta
title_sort ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta
author Mendonça, Paula Cristina Cardoso
author_facet Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Franco, Luiz Gustavo
Massi, Luciana
Rosa Coelho, Geide
author_role author
author2 Franco, Luiz Gustavo
Massi, Luciana
Rosa Coelho, Geide
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Franco, Luiz Gustavo
Massi, Luciana
Rosa Coelho, Geide
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência aberta
Avaliação por pares aberta
Dados abertos
Open Science
Open peer review
Open data
topic Ciência aberta
Avaliação por pares aberta
Dados abertos
Open Science
Open peer review
Open data
description No presente editorial, temos como objetivo apresentar o modus operandi da revista consoante as práticas editoriais de ciência aberta, buscando avaliar as experiências vivenciadas nos últimos dois anos e traçando perspectivas para seu aprofundamento. Explicitamos os critérios que balizam a avaliação aberta por pares (OPR, open peer review) e a elaboração de artigos-parecer, como frutos das experiências dos anos de 2021 e 2022. Ao final, apresentamos os desafios futuros relacionados à prática de compartilhamento de dados suplementares à pesquisa, que começou a ser implementada no final do ano de 2022, e que pretendemos ampliar em 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617
10.1590/1983-21172022240137
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172022240137
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617/37290
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617/37291
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617/37292
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): Ensaio
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): Ensaio
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162037698560