ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617 |
Resumo: | No presente editorial, temos como objetivo apresentar o modus operandi da revista consoante as práticas editoriais de ciência aberta, buscando avaliar as experiências vivenciadas nos últimos dois anos e traçando perspectivas para seu aprofundamento. Explicitamos os critérios que balizam a avaliação aberta por pares (OPR, open peer review) e a elaboração de artigos-parecer, como frutos das experiências dos anos de 2021 e 2022. Ao final, apresentamos os desafios futuros relacionados à prática de compartilhamento de dados suplementares à pesquisa, que começou a ser implementada no final do ano de 2022, e que pretendemos ampliar em 2023. |
id |
UFMG-11_38f25ecebedab4b942c6e9e8b8a52361 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42617 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares abertaCiência abertaAvaliação por pares abertaDados abertosOpen ScienceOpen peer reviewOpen dataNo presente editorial, temos como objetivo apresentar o modus operandi da revista consoante as práticas editoriais de ciência aberta, buscando avaliar as experiências vivenciadas nos últimos dois anos e traçando perspectivas para seu aprofundamento. Explicitamos os critérios que balizam a avaliação aberta por pares (OPR, open peer review) e a elaboração de artigos-parecer, como frutos das experiências dos anos de 2021 e 2022. Ao final, apresentamos os desafios futuros relacionados à prática de compartilhamento de dados suplementares à pesquisa, que começou a ser implementada no final do ano de 2022, e que pretendemos ampliar em 2023.CECIMIG-FaE-UFMG2023-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/4261710.1590/1983-21172022240137Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporengspahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617/37290https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617/37291https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617/37292Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Paula Cristina CardosoFranco, Luiz GustavoMassi, Luciana Rosa Coelho, Geide2024-04-01T21:06:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42617Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2024-04-01T21:06:34Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta |
title |
ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta |
spellingShingle |
ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta Mendonça, Paula Cristina Cardoso Ciência aberta Avaliação por pares aberta Dados abertos Open Science Open peer review Open data |
title_short |
ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta |
title_full |
ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta |
title_fullStr |
ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta |
title_full_unstemmed |
ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta |
title_sort |
ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EXPERIENCES WITH OPEN PEER REVIEW: Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com avaliação por pares aberta |
author |
Mendonça, Paula Cristina Cardoso |
author_facet |
Mendonça, Paula Cristina Cardoso Franco, Luiz Gustavo Massi, Luciana Rosa Coelho, Geide |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Luiz Gustavo Massi, Luciana Rosa Coelho, Geide |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Paula Cristina Cardoso Franco, Luiz Gustavo Massi, Luciana Rosa Coelho, Geide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência aberta Avaliação por pares aberta Dados abertos Open Science Open peer review Open data |
topic |
Ciência aberta Avaliação por pares aberta Dados abertos Open Science Open peer review Open data |
description |
No presente editorial, temos como objetivo apresentar o modus operandi da revista consoante as práticas editoriais de ciência aberta, buscando avaliar as experiências vivenciadas nos últimos dois anos e traçando perspectivas para seu aprofundamento. Explicitamos os critérios que balizam a avaliação aberta por pares (OPR, open peer review) e a elaboração de artigos-parecer, como frutos das experiências dos anos de 2021 e 2022. Ao final, apresentamos os desafios futuros relacionados à prática de compartilhamento de dados suplementares à pesquisa, que começou a ser implementada no final do ano de 2022, e que pretendemos ampliar em 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617 10.1590/1983-21172022240137 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172022240137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617/37290 https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617/37291 https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42617/37292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): Ensaio Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): Ensaio Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162037698560 |