TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA: ACTOR-NETWORK THEORY, LITERATURE AND EDUCATION IN SCIENCE: A SOCIEOTECHNICAL NETWORK MATERIALIZATION PROPOSITION FOR THE CLASSROOM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lisboa, Débora do Prado, Oliveira, Denise do Prado Lisboa, Coutinho, Francisco Ângelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33474
Resumo: O artigo apresenta a teoria ator-rede como uma abordagem que permite entender a complexidade da rede de produção sociomaterial do conhecimento científico. Como exemplo de estudo, toma a tarefa de analisar o conto "O alienista", de Machado de Assis. Metodologicamente, o artigo procura identificar os personagens e as entidades, descrevendo as suas ações e as suas associações. Com a construção desse relato, pretende-se, ainda, apresentar como Machado de Assis torna evidente de que maneira o conhecimento científico é utilizado como um instrumento de poder e de dominação. Espera-se que a análise aqui realizada possibilite a construção de estratégias de ensino que utilizem o conto machadiano como mediador do entendimento dos processos de produção da ciência. The paper presents the actor-network theory with an approach that allows us to understand the complexity of scientific knowledge's socio-material production network. As an example, we analyze Machado de Assis' short story "O alienista". Methodologically, the paper searches to identify the characters and the entities by describing their actions and associations. With the report's production, we also intend to explore how Machado de Assis reveals the way in which scientific knowledge is used as a power and domination tool. We hope our analysis make the construction of teaching strategies that use Machado de Assis' short stories possible, as a way of understanding the processes of producing science.
id UFMG-11_3baa0cace3d7022a29a5834caafc7933
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33474
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA: ACTOR-NETWORK THEORY, LITERATURE AND EDUCATION IN SCIENCE: A SOCIEOTECHNICAL NETWORK MATERIALIZATION PROPOSITION FOR THE CLASSROOMLiteratura; Educação científica; Teoria Ator-Rede.O artigo apresenta a teoria ator-rede como uma abordagem que permite entender a complexidade da rede de produção sociomaterial do conhecimento científico. Como exemplo de estudo, toma a tarefa de analisar o conto "O alienista", de Machado de Assis. Metodologicamente, o artigo procura identificar os personagens e as entidades, descrevendo as suas ações e as suas associações. Com a construção desse relato, pretende-se, ainda, apresentar como Machado de Assis torna evidente de que maneira o conhecimento científico é utilizado como um instrumento de poder e de dominação. Espera-se que a análise aqui realizada possibilite a construção de estratégias de ensino que utilizem o conto machadiano como mediador do entendimento dos processos de produção da ciência. The paper presents the actor-network theory with an approach that allows us to understand the complexity of scientific knowledge's socio-material production network. As an example, we analyze Machado de Assis' short story "O alienista". Methodologically, the paper searches to identify the characters and the entities by describing their actions and associations. With the report's production, we also intend to explore how Machado de Assis reveals the way in which scientific knowledge is used as a power and domination tool. We hope our analysis make the construction of teaching strategies that use Machado de Assis' short stories possible, as a way of understanding the processes of producing science.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3347410.1590/1983-21172016180101Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 1 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 1 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 1 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33474/26698Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fábio Augusto Rodrigues e Lisboa, Débora do Prado Oliveira, Denise do Prado Lisboa Coutinho, Francisco Ângelo 2021-04-30T23:51:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33474Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:51:09Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA: ACTOR-NETWORK THEORY, LITERATURE AND EDUCATION IN SCIENCE: A SOCIEOTECHNICAL NETWORK MATERIALIZATION PROPOSITION FOR THE CLASSROOM
title TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA: ACTOR-NETWORK THEORY, LITERATURE AND EDUCATION IN SCIENCE: A SOCIEOTECHNICAL NETWORK MATERIALIZATION PROPOSITION FOR THE CLASSROOM
spellingShingle TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA: ACTOR-NETWORK THEORY, LITERATURE AND EDUCATION IN SCIENCE: A SOCIEOTECHNICAL NETWORK MATERIALIZATION PROPOSITION FOR THE CLASSROOM
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Literatura; Educação científica; Teoria Ator-Rede.
title_short TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA: ACTOR-NETWORK THEORY, LITERATURE AND EDUCATION IN SCIENCE: A SOCIEOTECHNICAL NETWORK MATERIALIZATION PROPOSITION FOR THE CLASSROOM
title_full TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA: ACTOR-NETWORK THEORY, LITERATURE AND EDUCATION IN SCIENCE: A SOCIEOTECHNICAL NETWORK MATERIALIZATION PROPOSITION FOR THE CLASSROOM
title_fullStr TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA: ACTOR-NETWORK THEORY, LITERATURE AND EDUCATION IN SCIENCE: A SOCIEOTECHNICAL NETWORK MATERIALIZATION PROPOSITION FOR THE CLASSROOM
title_full_unstemmed TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA: ACTOR-NETWORK THEORY, LITERATURE AND EDUCATION IN SCIENCE: A SOCIEOTECHNICAL NETWORK MATERIALIZATION PROPOSITION FOR THE CLASSROOM
title_sort TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA: ACTOR-NETWORK THEORY, LITERATURE AND EDUCATION IN SCIENCE: A SOCIEOTECHNICAL NETWORK MATERIALIZATION PROPOSITION FOR THE CLASSROOM
author Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
author_facet Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Lisboa, Débora do Prado
Oliveira, Denise do Prado Lisboa
Coutinho, Francisco Ângelo
author_role author
author2 Lisboa, Débora do Prado
Oliveira, Denise do Prado Lisboa
Coutinho, Francisco Ângelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Lisboa, Débora do Prado
Oliveira, Denise do Prado Lisboa
Coutinho, Francisco Ângelo
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura; Educação científica; Teoria Ator-Rede.
topic Literatura; Educação científica; Teoria Ator-Rede.
description O artigo apresenta a teoria ator-rede como uma abordagem que permite entender a complexidade da rede de produção sociomaterial do conhecimento científico. Como exemplo de estudo, toma a tarefa de analisar o conto "O alienista", de Machado de Assis. Metodologicamente, o artigo procura identificar os personagens e as entidades, descrevendo as suas ações e as suas associações. Com a construção desse relato, pretende-se, ainda, apresentar como Machado de Assis torna evidente de que maneira o conhecimento científico é utilizado como um instrumento de poder e de dominação. Espera-se que a análise aqui realizada possibilite a construção de estratégias de ensino que utilizem o conto machadiano como mediador do entendimento dos processos de produção da ciência. The paper presents the actor-network theory with an approach that allows us to understand the complexity of scientific knowledge's socio-material production network. As an example, we analyze Machado de Assis' short story "O alienista". Methodologically, the paper searches to identify the characters and the entities by describing their actions and associations. With the report's production, we also intend to explore how Machado de Assis reveals the way in which scientific knowledge is used as a power and domination tool. We hope our analysis make the construction of teaching strategies that use Machado de Assis' short stories possible, as a way of understanding the processes of producing science.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33474
10.1590/1983-21172016180101
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33474
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172016180101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33474/26698
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 1 (2016)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 1 (2016)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 1 (2016)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164135899136