AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10081 |
Resumo: | A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema "mudanças climáticas", a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas. The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential. |
id |
UFMG-11_44220aa29e1eedd9d27d0fedf8be1732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10081 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHINGEnsino de Física; Complexidade; Mudanças Climáticas.A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema "mudanças climáticas", a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas. The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1008110.1590/1983-21172015170301Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 3 (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 3 (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 3 (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10081/26715Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Danielle Aparecida dosSilva, Luciano FernandesFigueiredo, Newton2021-07-07T23:46:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10081Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T23:46:19Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING |
title |
AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING |
spellingShingle |
AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING Reis, Danielle Aparecida dos Ensino de Física; Complexidade; Mudanças Climáticas. |
title_short |
AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING |
title_full |
AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING |
title_fullStr |
AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING |
title_full_unstemmed |
AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING |
title_sort |
AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING |
author |
Reis, Danielle Aparecida dos |
author_facet |
Reis, Danielle Aparecida dos Silva, Luciano Fernandes Figueiredo, Newton |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luciano Fernandes Figueiredo, Newton |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Danielle Aparecida dos Silva, Luciano Fernandes Figueiredo, Newton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física; Complexidade; Mudanças Climáticas. |
topic |
Ensino de Física; Complexidade; Mudanças Climáticas. |
description |
A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema "mudanças climáticas", a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas. The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10081 10.1590/1983-21172015170301 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10081 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172015170301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10081/26715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 3 (2015) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 3 (2015) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 3 (2015) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162640629760 |