AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Danielle Aparecida dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Luciano Fernandes, Figueiredo, Newton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10081
Resumo: A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema "mudanças climáticas", a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas. The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential.
id UFMG-11_44220aa29e1eedd9d27d0fedf8be1732
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10081
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHINGEnsino de Física; Complexidade; Mudanças Climáticas.A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema "mudanças climáticas", a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas. The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1008110.1590/1983-21172015170301Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 3 (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 3 (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 3 (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10081/26715Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Danielle Aparecida dosSilva, Luciano FernandesFigueiredo, Newton2021-07-07T23:46:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10081Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T23:46:19Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING
title AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING
spellingShingle AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING
Reis, Danielle Aparecida dos
Ensino de Física; Complexidade; Mudanças Climáticas.
title_short AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING
title_full AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING
title_fullStr AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING
title_full_unstemmed AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING
title_sort AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING
author Reis, Danielle Aparecida dos
author_facet Reis, Danielle Aparecida dos
Silva, Luciano Fernandes
Figueiredo, Newton
author_role author
author2 Silva, Luciano Fernandes
Figueiredo, Newton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Danielle Aparecida dos
Silva, Luciano Fernandes
Figueiredo, Newton
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física; Complexidade; Mudanças Climáticas.
topic Ensino de Física; Complexidade; Mudanças Climáticas.
description A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema "mudanças climáticas", a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas. The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10081
10.1590/1983-21172015170301
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10081
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172015170301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10081/26715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 3 (2015)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 3 (2015)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 3 (2015)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162640629760