METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS: METACOGNITION AND ACTIVITIES IN EXPERIMENTAL PHYSICS: THEORETICAL APPROACHES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34461 |
Resumo: | O presente estudo refere-se a uma investigação teórica que teve o objetivo de estabelecer o conceito de metacognição e seus elementos, possíveis de serem potencializados nas atividades experimentais desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Médio. Devido à polissemia do termo na literatura, e diante dos resultados promissores de sua inserção no contexto educacional, julga-se pertinente proceder a uma identificação nas pesquisas internacionais, a fim de estabelecer os momentos em que essa forma de pensamento pode ser potencializada pelo professor, qualificando a aprendizagem. Como resultado, foram identificados seis elementos metacognitivos que, igualmente, se fazem presentes nas atividades experimentais e que, portanto, precisam ser entendidos como férteis, não somente em termos cognitivos, mas também para o estabelecimento de uma cultura de evocação do pensamento metacognitivo. This study refers to a theoretical investigation to establish the concept of metacognition and its elements that could be leveraged in experimental activities carried out in Physics High school. Due to the different meanings of the term in literature and the promising results of its inclusion in the educational context, it is deemed appropriate to carry out an identification in international studies in order to establish when this thought may be enhanced by the teacher, qualifying learning. As a result, we identifies six metacognitive elements that are also present in the experimental activities and need to be understood as fertile, not only in cognitive terms, but also in the establishing a culture of evocation of metacognitive thinking. |
id |
UFMG-11_4663b9e063a83ae82abe71d6227bfea6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34461 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS: METACOGNITION AND ACTIVITIES IN EXPERIMENTAL PHYSICS: THEORETICAL APPROACHESPensamento Metacognitivo; Atividades Experimentais; Ensino de Física.O presente estudo refere-se a uma investigação teórica que teve o objetivo de estabelecer o conceito de metacognição e seus elementos, possíveis de serem potencializados nas atividades experimentais desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Médio. Devido à polissemia do termo na literatura, e diante dos resultados promissores de sua inserção no contexto educacional, julga-se pertinente proceder a uma identificação nas pesquisas internacionais, a fim de estabelecer os momentos em que essa forma de pensamento pode ser potencializada pelo professor, qualificando a aprendizagem. Como resultado, foram identificados seis elementos metacognitivos que, igualmente, se fazem presentes nas atividades experimentais e que, portanto, precisam ser entendidos como férteis, não somente em termos cognitivos, mas também para o estabelecimento de uma cultura de evocação do pensamento metacognitivo. This study refers to a theoretical investigation to establish the concept of metacognition and its elements that could be leveraged in experimental activities carried out in Physics High school. Due to the different meanings of the term in literature and the promising results of its inclusion in the educational context, it is deemed appropriate to carry out an identification in international studies in order to establish when this thought may be enhanced by the teacher, qualifying learning. As a result, we identifies six metacognitive elements that are also present in the experimental activities and need to be understood as fertile, not only in cognitive terms, but also in the establishing a culture of evocation of metacognitive thinking.CECIMIG-FaE-UFMG2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3446110.1590/1983-21172014150107Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34461/27244Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Cleci Werner da Alves Filho, José de Pinho 2021-06-08T00:14:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34461Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-08T00:14:45Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS: METACOGNITION AND ACTIVITIES IN EXPERIMENTAL PHYSICS: THEORETICAL APPROACHES |
title |
METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS: METACOGNITION AND ACTIVITIES IN EXPERIMENTAL PHYSICS: THEORETICAL APPROACHES |
spellingShingle |
METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS: METACOGNITION AND ACTIVITIES IN EXPERIMENTAL PHYSICS: THEORETICAL APPROACHES Rosa, Cleci Werner da Pensamento Metacognitivo; Atividades Experimentais; Ensino de Física. |
title_short |
METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS: METACOGNITION AND ACTIVITIES IN EXPERIMENTAL PHYSICS: THEORETICAL APPROACHES |
title_full |
METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS: METACOGNITION AND ACTIVITIES IN EXPERIMENTAL PHYSICS: THEORETICAL APPROACHES |
title_fullStr |
METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS: METACOGNITION AND ACTIVITIES IN EXPERIMENTAL PHYSICS: THEORETICAL APPROACHES |
title_full_unstemmed |
METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS: METACOGNITION AND ACTIVITIES IN EXPERIMENTAL PHYSICS: THEORETICAL APPROACHES |
title_sort |
METACOGNIÇÃO E AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS: METACOGNITION AND ACTIVITIES IN EXPERIMENTAL PHYSICS: THEORETICAL APPROACHES |
author |
Rosa, Cleci Werner da |
author_facet |
Rosa, Cleci Werner da Alves Filho, José de Pinho |
author_role |
author |
author2 |
Alves Filho, José de Pinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Cleci Werner da Alves Filho, José de Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Metacognitivo; Atividades Experimentais; Ensino de Física. |
topic |
Pensamento Metacognitivo; Atividades Experimentais; Ensino de Física. |
description |
O presente estudo refere-se a uma investigação teórica que teve o objetivo de estabelecer o conceito de metacognição e seus elementos, possíveis de serem potencializados nas atividades experimentais desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Médio. Devido à polissemia do termo na literatura, e diante dos resultados promissores de sua inserção no contexto educacional, julga-se pertinente proceder a uma identificação nas pesquisas internacionais, a fim de estabelecer os momentos em que essa forma de pensamento pode ser potencializada pelo professor, qualificando a aprendizagem. Como resultado, foram identificados seis elementos metacognitivos que, igualmente, se fazem presentes nas atividades experimentais e que, portanto, precisam ser entendidos como férteis, não somente em termos cognitivos, mas também para o estabelecimento de uma cultura de evocação do pensamento metacognitivo. This study refers to a theoretical investigation to establish the concept of metacognition and its elements that could be leveraged in experimental activities carried out in Physics High school. Due to the different meanings of the term in literature and the promising results of its inclusion in the educational context, it is deemed appropriate to carry out an identification in international studies in order to establish when this thought may be enhanced by the teacher, qualifying learning. As a result, we identifies six metacognitive elements that are also present in the experimental activities and need to be understood as fertile, not only in cognitive terms, but also in the establishing a culture of evocation of metacognitive thinking. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34461 10.1590/1983-21172014150107 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34461 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172014150107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34461/27244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 15 No. 1 (2013) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 15 Núm. 1 (2013) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 15 n. 1 (2013) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164649701376 |