ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES NA SALA DE AULA DE FÍSICA NA EJA: STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34814 |
Resumo: | Neste trabalho analisa-se a atividade de elaboração conceituai por jovens e adultos no contexto da sala de aula de Física, na apren dizagem da primeira lei de Newton. O material empírico analisado consiste das produções escritas dos alunos, nas quais argumentam sobre a possibilidade de movimento da Terra valendo-se dos conceitos de inércia e movimento relativo. A análise, inspirada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin, se volta para os conteúdos e modos de dizer dos estudantes, buscando neles examinar os diálogos entre suas próprias palavras e as "palavras alheias" da ciência escolar. Indicamos cuidados metodológicos na seleção e análise do texto, para o qual foram usados alguns dos modos de relação entre a palavra alheia e o sujeito falante: "o assentimento" e "os entrelaçamentos", a partir da noção de "discurso citado" e "construção híbrida". Os resultados obtidos indicam uma maior relação de assen timento dos estudantes ao discurso da ciência escolar. In this paper we shall analyze a conceptual activity elaborated by adults in a physics classroom context, related to the Newton's First Law of Motion. The data comes from writing activities carried out by the students, in which they debate about the possibility of the Earth motion using concepts of inertia and relative movement. The analysis, founded in Bakhtin's Philosophy of Language, is focused on the contents and com positional structure of the students utterances, in order to examine the dialogs between their own words and the "alien words" of school science. We show some methodological procedures related to the selection and analysis of such texts. For the analysis we use some kind of relationships between alien words and the subject: 'agreement1 and 'interlacing', drawn on the notions of 'quoted discourse' and 'hybrid construction'. The results indicate a larger 'agreement' position of the adult students with the school science discourse. |
id |
UFMG-11_47673aa4cca949cf362fa71fe7c4f918 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34814 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES NA SALA DE AULA DE FÍSICA NA EJA: STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOMFormação de Conceitos; Apropriação; Análise do Discurso; Bakhtin; EJA.Neste trabalho analisa-se a atividade de elaboração conceituai por jovens e adultos no contexto da sala de aula de Física, na apren dizagem da primeira lei de Newton. O material empírico analisado consiste das produções escritas dos alunos, nas quais argumentam sobre a possibilidade de movimento da Terra valendo-se dos conceitos de inércia e movimento relativo. A análise, inspirada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin, se volta para os conteúdos e modos de dizer dos estudantes, buscando neles examinar os diálogos entre suas próprias palavras e as "palavras alheias" da ciência escolar. Indicamos cuidados metodológicos na seleção e análise do texto, para o qual foram usados alguns dos modos de relação entre a palavra alheia e o sujeito falante: "o assentimento" e "os entrelaçamentos", a partir da noção de "discurso citado" e "construção híbrida". Os resultados obtidos indicam uma maior relação de assen timento dos estudantes ao discurso da ciência escolar. In this paper we shall analyze a conceptual activity elaborated by adults in a physics classroom context, related to the Newton's First Law of Motion. The data comes from writing activities carried out by the students, in which they debate about the possibility of the Earth motion using concepts of inertia and relative movement. The analysis, founded in Bakhtin's Philosophy of Language, is focused on the contents and com positional structure of the students utterances, in order to examine the dialogs between their own words and the "alien words" of school science. We show some methodological procedures related to the selection and analysis of such texts. For the analysis we use some kind of relationships between alien words and the subject: 'agreement1 and 'interlacing', drawn on the notions of 'quoted discourse' and 'hybrid construction'. The results indicate a larger 'agreement' position of the adult students with the school science discourse.CECIMIG-FaE-UFMG2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3481410.1590/1983-21172010120104Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34814/27497Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Erico Tadeu Fraga Aguiar Jr., Orlando 2021-06-22T19:56:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34814Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T19:56:19Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES NA SALA DE AULA DE FÍSICA NA EJA: STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOM |
title |
ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES NA SALA DE AULA DE FÍSICA NA EJA: STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOM |
spellingShingle |
ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES NA SALA DE AULA DE FÍSICA NA EJA: STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOM Freitas, Erico Tadeu Fraga Formação de Conceitos; Apropriação; Análise do Discurso; Bakhtin; EJA. |
title_short |
ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES NA SALA DE AULA DE FÍSICA NA EJA: STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOM |
title_full |
ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES NA SALA DE AULA DE FÍSICA NA EJA: STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOM |
title_fullStr |
ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES NA SALA DE AULA DE FÍSICA NA EJA: STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOM |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES NA SALA DE AULA DE FÍSICA NA EJA: STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOM |
title_sort |
ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES NA SALA DE AULA DE FÍSICA NA EJA: STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOM |
author |
Freitas, Erico Tadeu Fraga |
author_facet |
Freitas, Erico Tadeu Fraga Aguiar Jr., Orlando |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar Jr., Orlando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Erico Tadeu Fraga Aguiar Jr., Orlando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Conceitos; Apropriação; Análise do Discurso; Bakhtin; EJA. |
topic |
Formação de Conceitos; Apropriação; Análise do Discurso; Bakhtin; EJA. |
description |
Neste trabalho analisa-se a atividade de elaboração conceituai por jovens e adultos no contexto da sala de aula de Física, na apren dizagem da primeira lei de Newton. O material empírico analisado consiste das produções escritas dos alunos, nas quais argumentam sobre a possibilidade de movimento da Terra valendo-se dos conceitos de inércia e movimento relativo. A análise, inspirada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin, se volta para os conteúdos e modos de dizer dos estudantes, buscando neles examinar os diálogos entre suas próprias palavras e as "palavras alheias" da ciência escolar. Indicamos cuidados metodológicos na seleção e análise do texto, para o qual foram usados alguns dos modos de relação entre a palavra alheia e o sujeito falante: "o assentimento" e "os entrelaçamentos", a partir da noção de "discurso citado" e "construção híbrida". Os resultados obtidos indicam uma maior relação de assen timento dos estudantes ao discurso da ciência escolar. In this paper we shall analyze a conceptual activity elaborated by adults in a physics classroom context, related to the Newton's First Law of Motion. The data comes from writing activities carried out by the students, in which they debate about the possibility of the Earth motion using concepts of inertia and relative movement. The analysis, founded in Bakhtin's Philosophy of Language, is focused on the contents and com positional structure of the students utterances, in order to examine the dialogs between their own words and the "alien words" of school science. We show some methodological procedures related to the selection and analysis of such texts. For the analysis we use some kind of relationships between alien words and the subject: 'agreement1 and 'interlacing', drawn on the notions of 'quoted discourse' and 'hybrid construction'. The results indicate a larger 'agreement' position of the adult students with the school science discourse. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34814 10.1590/1983-21172010120104 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34814 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172010120104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34814/27497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165251584000 |