PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10082 |
Resumo: | Esse trabalho analisou os níveis investigativos de uma sequência didática e os indicadores de Alfabetização Científica promovidos em estudantes do Ensino Médio de química, em aulas elaboradas e ministradas por uma licencianda participante de um grupo de reflexão orientada. O trabalho ainda permitiu compreender as possíveis contribuições das ações desenvolvidas para a formação inicial da licencianda participante. Mediante as análises foi possível inferir que as aulas contemplaram características investigativas e indicadores que evidenciaram a promoção de Alfabetização Científica (AC) na sala de aula. AOs alunos que participaram das aulas se envolveram com as investigações e as discussões propostas, e a licencianda teve a oportunidade de elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de aulas, contribuindo significativamente para sua formação docente. This study analyzed the investigative levels and the indicators of Scientific Literacy promoted in high school's chemistry students. The research was conducted with the use of a didactic teaching sequence developed and taught by a soon-to-be-graduated chemistry teacher, participant in a group of oriented reflection. Moreover, research also enabled us to understand the contribution of the actions developed by the teacher in training. The results show that the classes contemplated investigative characteristics and indicators related with promotion of Scientific Literacy (AC) in the classroom. The research had a satisfactory result since the students were involved in the investigation and discussions, and the teacher had the opportunity to develop, implement and evaluate a sequence of classes which contributed significantly to her teacher training. |
id |
UFMG-11_59dcc3029d757431bf624cdbe53d135a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10082 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATIONFormação Inicial; Reflexão Orientada; Alfabetização Científica.Formação inicial de professoresEsse trabalho analisou os níveis investigativos de uma sequência didática e os indicadores de Alfabetização Científica promovidos em estudantes do Ensino Médio de química, em aulas elaboradas e ministradas por uma licencianda participante de um grupo de reflexão orientada. O trabalho ainda permitiu compreender as possíveis contribuições das ações desenvolvidas para a formação inicial da licencianda participante. Mediante as análises foi possível inferir que as aulas contemplaram características investigativas e indicadores que evidenciaram a promoção de Alfabetização Científica (AC) na sala de aula. AOs alunos que participaram das aulas se envolveram com as investigações e as discussões propostas, e a licencianda teve a oportunidade de elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de aulas, contribuindo significativamente para sua formação docente. This study analyzed the investigative levels and the indicators of Scientific Literacy promoted in high school's chemistry students. The research was conducted with the use of a didactic teaching sequence developed and taught by a soon-to-be-graduated chemistry teacher, participant in a group of oriented reflection. Moreover, research also enabled us to understand the contribution of the actions developed by the teacher in training. The results show that the classes contemplated investigative characteristics and indicators related with promotion of Scientific Literacy (AC) in the classroom. The research had a satisfactory result since the students were involved in the investigation and discussions, and the teacher had the opportunity to develop, implement and evaluate a sequence of classes which contributed significantly to her teacher training.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1008210.1590/1983-21172015170302 Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 3 (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 3 (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 3 (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10082/26716Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Mayara de SouzaSuart, Rita de CássiaRibeiro Marcondes, Maria Eunice2021-07-07T23:50:08Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10082Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T23:50:08Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATION |
title |
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATION |
spellingShingle |
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATION Miranda, Mayara de Souza Formação Inicial; Reflexão Orientada; Alfabetização Científica. Formação inicial de professores |
title_short |
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATION |
title_full |
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATION |
title_fullStr |
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATION |
title_full_unstemmed |
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATION |
title_sort |
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATION |
author |
Miranda, Mayara de Souza |
author_facet |
Miranda, Mayara de Souza Suart, Rita de Cássia Ribeiro Marcondes, Maria Eunice |
author_role |
author |
author2 |
Suart, Rita de Cássia Ribeiro Marcondes, Maria Eunice |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Mayara de Souza Suart, Rita de Cássia Ribeiro Marcondes, Maria Eunice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial; Reflexão Orientada; Alfabetização Científica. Formação inicial de professores |
topic |
Formação Inicial; Reflexão Orientada; Alfabetização Científica. Formação inicial de professores |
description |
Esse trabalho analisou os níveis investigativos de uma sequência didática e os indicadores de Alfabetização Científica promovidos em estudantes do Ensino Médio de química, em aulas elaboradas e ministradas por uma licencianda participante de um grupo de reflexão orientada. O trabalho ainda permitiu compreender as possíveis contribuições das ações desenvolvidas para a formação inicial da licencianda participante. Mediante as análises foi possível inferir que as aulas contemplaram características investigativas e indicadores que evidenciaram a promoção de Alfabetização Científica (AC) na sala de aula. AOs alunos que participaram das aulas se envolveram com as investigações e as discussões propostas, e a licencianda teve a oportunidade de elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de aulas, contribuindo significativamente para sua formação docente. This study analyzed the investigative levels and the indicators of Scientific Literacy promoted in high school's chemistry students. The research was conducted with the use of a didactic teaching sequence developed and taught by a soon-to-be-graduated chemistry teacher, participant in a group of oriented reflection. Moreover, research also enabled us to understand the contribution of the actions developed by the teacher in training. The results show that the classes contemplated investigative characteristics and indicators related with promotion of Scientific Literacy (AC) in the classroom. The research had a satisfactory result since the students were involved in the investigation and discussions, and the teacher had the opportunity to develop, implement and evaluate a sequence of classes which contributed significantly to her teacher training. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10082 10.1590/1983-21172015170302 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10082 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172015170302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10082/26716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 3 (2015) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 3 (2015) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 3 (2015) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162641678336 |