MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
DOI: | 10.1590/1983-21172014160203 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34130 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um conjunto de reflexões acerca do conceito de mediação e mediador em museus de ciência e tecnologia e centros de ciências (Science Centers), com o objetivo de inserir elementos teóricos que contribuam para ampliação e aprofundamento do debate sobre tais conceitos no campo da Educação em Ciências e/ou da divulgação científica. Buscamos, a partir dessas reflexões, entender e apresentar novos aspectos para discussão de como esses conceitos acabam por se impor em determinados campos e comunidades. Nesse sentido, destacamos alguns aspectos que consideramos relevantes para elencar uma pauta de discussão entre educadores em museus, para que eles possam reavaliar as práticas educativas nesses espaços e os processos de aprendizagem. This paper presents a series of reflections on the concept of mediation and mediators in Museums of Science and Technology and Science Centers, with the objective of introducing theoretical elements that might contribute to a broader and deeper debate on these concepts in field of Science Education and Science Communication. These reflections lead us to a better understanding so that we can present new aspects for discussing about how these concepts end up dominating specific fields and communities. We also highlight some aspects that we consider relevant as proposals for further discussions among educators in museums in order to reevaluate their educational practices and learning processes in such spaces. |
id |
UFMG-11_6462fbbbe62ae3a7e47c579358b9bea9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34130 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
spelling |
MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTSMediação; Mediador; Museus; Centros de Ciências.Este trabalho apresenta um conjunto de reflexões acerca do conceito de mediação e mediador em museus de ciência e tecnologia e centros de ciências (Science Centers), com o objetivo de inserir elementos teóricos que contribuam para ampliação e aprofundamento do debate sobre tais conceitos no campo da Educação em Ciências e/ou da divulgação científica. Buscamos, a partir dessas reflexões, entender e apresentar novos aspectos para discussão de como esses conceitos acabam por se impor em determinados campos e comunidades. Nesse sentido, destacamos alguns aspectos que consideramos relevantes para elencar uma pauta de discussão entre educadores em museus, para que eles possam reavaliar as práticas educativas nesses espaços e os processos de aprendizagem. This paper presents a series of reflections on the concept of mediation and mediators in Museums of Science and Technology and Science Centers, with the objective of introducing theoretical elements that might contribute to a broader and deeper debate on these concepts in field of Science Education and Science Communication. These reflections lead us to a better understanding so that we can present new aspects for discussing about how these concepts end up dominating specific fields and communities. We also highlight some aspects that we consider relevant as proposals for further discussions among educators in museums in order to reevaluate their educational practices and learning processes in such spaces.CECIMIG-FaE-UFMG2014-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3413010.1590/1983-21172014160203 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 2 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 2 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 2 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34130/27128Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Simone Gouvêa, Guaracira 2021-05-23T00:10:50Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34130Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-23T00:10:50Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS |
title |
MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS Pinto, Simone Mediação; Mediador; Museus; Centros de Ciências. Pinto, Simone Mediação; Mediador; Museus; Centros de Ciências. |
title_short |
MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS |
title_full |
MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS |
title_sort |
MEDIAÇÃO: SIGNIFICAÇÕES, USOS E CONTEXTOS: MEDIATION: MEANINGS, PRACTICES AND CONTEXTS |
author |
Pinto, Simone |
author_facet |
Pinto, Simone Pinto, Simone Gouvêa, Guaracira Gouvêa, Guaracira |
author_role |
author |
author2 |
Gouvêa, Guaracira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Simone Gouvêa, Guaracira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação; Mediador; Museus; Centros de Ciências. |
topic |
Mediação; Mediador; Museus; Centros de Ciências. |
description |
Este trabalho apresenta um conjunto de reflexões acerca do conceito de mediação e mediador em museus de ciência e tecnologia e centros de ciências (Science Centers), com o objetivo de inserir elementos teóricos que contribuam para ampliação e aprofundamento do debate sobre tais conceitos no campo da Educação em Ciências e/ou da divulgação científica. Buscamos, a partir dessas reflexões, entender e apresentar novos aspectos para discussão de como esses conceitos acabam por se impor em determinados campos e comunidades. Nesse sentido, destacamos alguns aspectos que consideramos relevantes para elencar uma pauta de discussão entre educadores em museus, para que eles possam reavaliar as práticas educativas nesses espaços e os processos de aprendizagem. This paper presents a series of reflections on the concept of mediation and mediators in Museums of Science and Technology and Science Centers, with the objective of introducing theoretical elements that might contribute to a broader and deeper debate on these concepts in field of Science Education and Science Communication. These reflections lead us to a better understanding so that we can present new aspects for discussing about how these concepts end up dominating specific fields and communities. We also highlight some aspects that we consider relevant as proposals for further discussions among educators in museums in order to reevaluate their educational practices and learning processes in such spaces. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34130 10.1590/1983-21172014160203 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34130 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172014160203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34130/27128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 2 (2014) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 2 (2014) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 2 (2014) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1822183034052411392 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1983-21172014160203 |