Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lorencini Júnior, Alvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9963
Resumo: Este estudo enfoca a construção de uma parceria na formação continuada de uma professora de Ciências durante o desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa. Analisa episódios de resistências e tensões, assim como ações e reações tanto da pesquisadora como da professora que foram capazes de ajustar e superar tais conflitos para consolidar a pesquisa. O processo de formação continuada envolveu umaestratégia de intervenção reflexiva, denominada autoscopia, simulando uma “sala de espelhos” (SCHÖN, 2000), que levou a professora a refletir sobre a sua prática educativa. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborativa, centrada no diálogo e no companheirismo, foi mediadora na solução dos conflitos vivenciados no processo e favoreceu a tomada de decisões na consolidação de estratégias de formaçãocontinuada voltadas à professora.
id UFMG-11_6527c6db3b06de86521ec728905754a6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9963
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escolaEste estudo enfoca a construção de uma parceria na formação continuada de uma professora de Ciências durante o desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa. Analisa episódios de resistências e tensões, assim como ações e reações tanto da pesquisadora como da professora que foram capazes de ajustar e superar tais conflitos para consolidar a pesquisa. O processo de formação continuada envolveu umaestratégia de intervenção reflexiva, denominada autoscopia, simulando uma “sala de espelhos” (SCHÖN, 2000), que levou a professora a refletir sobre a sua prática educativa. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborativa, centrada no diálogo e no companheirismo, foi mediadora na solução dos conflitos vivenciados no processo e favoreceu a tomada de decisões na consolidação de estratégias de formaçãocontinuada voltadas à professora.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9963Ensaio Research in Science Education; Vol. 9 No. 2 (2007); 220-236Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 9 Núm. 2 (2007); 220-236Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 9 n. 2 (2007); 220-2361983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9963/6935Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa-Silva, Patrícia de OliveiraLorencini Júnior, Alvaro2019-02-01T19:54:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9963Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:17Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola
title Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola
spellingShingle Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola
Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
title_short Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola
title_full Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola
title_fullStr Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola
title_full_unstemmed Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola
title_sort Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola
author Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
author_facet Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
Lorencini Júnior, Alvaro
author_role author
author2 Lorencini Júnior, Alvaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
Lorencini Júnior, Alvaro
description Este estudo enfoca a construção de uma parceria na formação continuada de uma professora de Ciências durante o desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa. Analisa episódios de resistências e tensões, assim como ações e reações tanto da pesquisadora como da professora que foram capazes de ajustar e superar tais conflitos para consolidar a pesquisa. O processo de formação continuada envolveu umaestratégia de intervenção reflexiva, denominada autoscopia, simulando uma “sala de espelhos” (SCHÖN, 2000), que levou a professora a refletir sobre a sua prática educativa. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborativa, centrada no diálogo e no companheirismo, foi mediadora na solução dos conflitos vivenciados no processo e favoreceu a tomada de decisões na consolidação de estratégias de formaçãocontinuada voltadas à professora.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9963
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9963/6935
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 9 No. 2 (2007); 220-236
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 9 Núm. 2 (2007); 220-236
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 9 n. 2 (2007); 220-236
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162126827520