Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9963 |
Resumo: | Este estudo enfoca a construção de uma parceria na formação continuada de uma professora de Ciências durante o desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa. Analisa episódios de resistências e tensões, assim como ações e reações tanto da pesquisadora como da professora que foram capazes de ajustar e superar tais conflitos para consolidar a pesquisa. O processo de formação continuada envolveu umaestratégia de intervenção reflexiva, denominada autoscopia, simulando uma “sala de espelhos” (SCHÖN, 2000), que levou a professora a refletir sobre a sua prática educativa. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborativa, centrada no diálogo e no companheirismo, foi mediadora na solução dos conflitos vivenciados no processo e favoreceu a tomada de decisões na consolidação de estratégias de formaçãocontinuada voltadas à professora. |
id |
UFMG-11_6527c6db3b06de86521ec728905754a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9963 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escolaEste estudo enfoca a construção de uma parceria na formação continuada de uma professora de Ciências durante o desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa. Analisa episódios de resistências e tensões, assim como ações e reações tanto da pesquisadora como da professora que foram capazes de ajustar e superar tais conflitos para consolidar a pesquisa. O processo de formação continuada envolveu umaestratégia de intervenção reflexiva, denominada autoscopia, simulando uma “sala de espelhos” (SCHÖN, 2000), que levou a professora a refletir sobre a sua prática educativa. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborativa, centrada no diálogo e no companheirismo, foi mediadora na solução dos conflitos vivenciados no processo e favoreceu a tomada de decisões na consolidação de estratégias de formaçãocontinuada voltadas à professora.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9963Ensaio Research in Science Education; Vol. 9 No. 2 (2007); 220-236Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 9 Núm. 2 (2007); 220-236Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 9 n. 2 (2007); 220-2361983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9963/6935Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa-Silva, Patrícia de OliveiraLorencini Júnior, Alvaro2019-02-01T19:54:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9963Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:17Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola |
title |
Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola |
spellingShingle |
Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira |
title_short |
Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola |
title_full |
Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola |
title_fullStr |
Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola |
title_full_unstemmed |
Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola |
title_sort |
Superando conflitos na construção de uma pesquisa colaborativa na escola |
author |
Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira |
author_facet |
Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira Lorencini Júnior, Alvaro |
author_role |
author |
author2 |
Lorencini Júnior, Alvaro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira Lorencini Júnior, Alvaro |
description |
Este estudo enfoca a construção de uma parceria na formação continuada de uma professora de Ciências durante o desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa. Analisa episódios de resistências e tensões, assim como ações e reações tanto da pesquisadora como da professora que foram capazes de ajustar e superar tais conflitos para consolidar a pesquisa. O processo de formação continuada envolveu umaestratégia de intervenção reflexiva, denominada autoscopia, simulando uma “sala de espelhos” (SCHÖN, 2000), que levou a professora a refletir sobre a sua prática educativa. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborativa, centrada no diálogo e no companheirismo, foi mediadora na solução dos conflitos vivenciados no processo e favoreceu a tomada de decisões na consolidação de estratégias de formaçãocontinuada voltadas à professora. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9963 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9963/6935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 9 No. 2 (2007); 220-236 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 9 Núm. 2 (2007); 220-236 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 9 n. 2 (2007); 220-236 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162126827520 |