INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33651 |
Resumo: | Este trabalho relata um experimento didático desenvolvido no âmbito de uma proposta de formação inicial de professores de Física. Um ambiente virtual de aprendizagem apóia as aulas presenciais da disciplina curricular denominada Estratégias para o Ensino de Física. O objetivo da proposta de formação é oportunizar que os estudantes exponham suas concepções a cerca do conhecimento profissional, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a docência, promovam interatividade e incentivem o trabalho cooperativo. Apresentamos neste artigo os resultados de um dos Estudos de Caso da disciplina: "O Currículo de Física: contexto e reflexões". Analisamos a evolução das concepções dos licenciandos sobre ensino, conteúdo, metodologia, avaliação e currículo. A eficácia e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem também foram avaliadas. |
id |
UFMG-11_66992cd63661ff433a4ba899f0085789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33651 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIOFormação inicial de professores de Física; Ambiente Virtual de Aprendizagem.Este trabalho relata um experimento didático desenvolvido no âmbito de uma proposta de formação inicial de professores de Física. Um ambiente virtual de aprendizagem apóia as aulas presenciais da disciplina curricular denominada Estratégias para o Ensino de Física. O objetivo da proposta de formação é oportunizar que os estudantes exponham suas concepções a cerca do conhecimento profissional, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a docência, promovam interatividade e incentivem o trabalho cooperativo. Apresentamos neste artigo os resultados de um dos Estudos de Caso da disciplina: "O Currículo de Física: contexto e reflexões". Analisamos a evolução das concepções dos licenciandos sobre ensino, conteúdo, metodologia, avaliação e currículo. A eficácia e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem também foram avaliadas.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3365110.1590/1983-21172008100206 Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 2 (2008); 257-278Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 2 (2008); 257-278Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 2 (2008); 257-2781983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33651/26878Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Ernesto MacedoLinhares, Marília Paixão2021-05-03T22:57:42Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33651Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-03T22:57:42Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
title |
INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO Reis, Ernesto Macedo Formação inicial de professores de Física; Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
title_short |
INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO |
author |
Reis, Ernesto Macedo |
author_facet |
Reis, Ernesto Macedo Linhares, Marília Paixão |
author_role |
author |
author2 |
Linhares, Marília Paixão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Ernesto Macedo Linhares, Marília Paixão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de Física; Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
topic |
Formação inicial de professores de Física; Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
description |
Este trabalho relata um experimento didático desenvolvido no âmbito de uma proposta de formação inicial de professores de Física. Um ambiente virtual de aprendizagem apóia as aulas presenciais da disciplina curricular denominada Estratégias para o Ensino de Física. O objetivo da proposta de formação é oportunizar que os estudantes exponham suas concepções a cerca do conhecimento profissional, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a docência, promovam interatividade e incentivem o trabalho cooperativo. Apresentamos neste artigo os resultados de um dos Estudos de Caso da disciplina: "O Currículo de Física: contexto e reflexões". Analisamos a evolução das concepções dos licenciandos sobre ensino, conteúdo, metodologia, avaliação e currículo. A eficácia e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem também foram avaliadas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33651 10.1590/1983-21172008100206 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33651 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172008100206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33651/26878 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 2 (2008); 257-278 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 2 (2008); 257-278 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 2 (2008); 257-278 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164482977792 |