INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ernesto Macedo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Linhares, Marília Paixão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33651
Resumo: Este trabalho relata um experimento didático desenvolvido no âmbito de uma proposta de formação inicial de professores de Física. Um ambiente virtual de aprendizagem apóia as aulas presenciais da disciplina curricular denominada Estratégias para o Ensino de Física. O objetivo da proposta de formação é oportunizar que os estudantes exponham suas concepções a cerca do conhecimento profissional, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a docência, promovam interatividade e incentivem o trabalho cooperativo. Apresentamos neste artigo os resultados de um dos Estudos de Caso da disciplina: "O Currículo de Física: contexto e reflexões". Analisamos a evolução das concepções dos licenciandos sobre ensino, conteúdo, metodologia, avaliação e currículo. A eficácia e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem também foram avaliadas.
id UFMG-11_66992cd63661ff433a4ba899f0085789
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33651
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIOFormação inicial de professores de Física; Ambiente Virtual de Aprendizagem.Este trabalho relata um experimento didático desenvolvido no âmbito de uma proposta de formação inicial de professores de Física. Um ambiente virtual de aprendizagem apóia as aulas presenciais da disciplina curricular denominada Estratégias para o Ensino de Física. O objetivo da proposta de formação é oportunizar que os estudantes exponham suas concepções a cerca do conhecimento profissional, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a docência, promovam interatividade e incentivem o trabalho cooperativo. Apresentamos neste artigo os resultados de um dos Estudos de Caso da disciplina: "O Currículo de Física: contexto e reflexões". Analisamos a evolução das concepções dos licenciandos sobre ensino, conteúdo, metodologia, avaliação e currículo. A eficácia e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem também foram avaliadas.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3365110.1590/1983-21172008100206 Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 2 (2008); 257-278Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 2 (2008); 257-278Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 2 (2008); 257-2781983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33651/26878Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Ernesto MacedoLinhares, Marília Paixão2021-05-03T22:57:42Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33651Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-03T22:57:42Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Reis, Ernesto Macedo
Formação inicial de professores de Física; Ambiente Virtual de Aprendizagem.
title_short INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_full INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
title_sort INTEGRANDO O ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM "EVA" À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO SOBRE O CURRÍCULO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
author Reis, Ernesto Macedo
author_facet Reis, Ernesto Macedo
Linhares, Marília Paixão
author_role author
author2 Linhares, Marília Paixão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ernesto Macedo
Linhares, Marília Paixão
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores de Física; Ambiente Virtual de Aprendizagem.
topic Formação inicial de professores de Física; Ambiente Virtual de Aprendizagem.
description Este trabalho relata um experimento didático desenvolvido no âmbito de uma proposta de formação inicial de professores de Física. Um ambiente virtual de aprendizagem apóia as aulas presenciais da disciplina curricular denominada Estratégias para o Ensino de Física. O objetivo da proposta de formação é oportunizar que os estudantes exponham suas concepções a cerca do conhecimento profissional, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a docência, promovam interatividade e incentivem o trabalho cooperativo. Apresentamos neste artigo os resultados de um dos Estudos de Caso da disciplina: "O Currículo de Física: contexto e reflexões". Analisamos a evolução das concepções dos licenciandos sobre ensino, conteúdo, metodologia, avaliação e currículo. A eficácia e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem também foram avaliadas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33651
10.1590/1983-21172008100206
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33651
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172008100206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33651/26878
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2008 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 2 (2008); 257-278
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 2 (2008); 257-278
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 2 (2008); 257-278
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164482977792