SENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA ILHA DE COTIJUBA: SUBJECTIVE SENSES RELATED TO THE MOTIVATION OF STUDENTS FROM THE SCIENCE CLUB OF COTIJUBA ISLAND
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34603 |
Resumo: | Objetivamos, no presente estudo, conhecer os sentidos subjetivos que afetam a motivação dos estudantes do Clube de Ciências da Ilha de Cotijuba. Entrevistamos 6 estudantes sobre suas atividades, o projeto que estavam realizando, suas relações com os professores, colegas, familiares, e sobre suas aulas de Ciências na escola. Os estudantes mencionaram qualidades de suas relações interpessoais e características das atividades que os motivavam a participar do Clube e das aulas de Ciências na escola. Também apontaram problemas infraestruturais e circunstanciais que desencorajavam tal participação. Os aspectos destacados, alguns específicos desse contexto histórico-cultural, aparecem em configurações subjetivas ligeiramente diferentes para cada estudante. O enfoque adotado nos pareceu adequado para compreender a motivação dos estudantes de uma forma sistêmica. We aim in this study to know the subjective senses that affect students' motivation to participate in the Science Club from Cotijuba Island. We interviewed six students on their activities, the project they were doing, their relationships with teachers, colleagues, family and their Science classes at school. Students mentioned qualities of interpersonal relationships and characteristics of activities, which motivated them to join the club and Science classes in school. They also pointed out infrastructural problems and circumstances that discouraged such participation. These aspects, some specific of the historical and cultural context, appear in slightly different subjective configurations for each student. The approach taken seemed appropriate to understand the motivation of students in a systemic way. |
id |
UFMG-11_6cc67d1dcc24cdd0542f8e545581d24d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34603 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA ILHA DE COTIJUBA: SUBJECTIVE SENSES RELATED TO THE MOTIVATION OF STUDENTS FROM THE SCIENCE CLUB OF COTIJUBA ISLANDSubjetividade; Motivação; Clube de Ciências.Objetivamos, no presente estudo, conhecer os sentidos subjetivos que afetam a motivação dos estudantes do Clube de Ciências da Ilha de Cotijuba. Entrevistamos 6 estudantes sobre suas atividades, o projeto que estavam realizando, suas relações com os professores, colegas, familiares, e sobre suas aulas de Ciências na escola. Os estudantes mencionaram qualidades de suas relações interpessoais e características das atividades que os motivavam a participar do Clube e das aulas de Ciências na escola. Também apontaram problemas infraestruturais e circunstanciais que desencorajavam tal participação. Os aspectos destacados, alguns específicos desse contexto histórico-cultural, aparecem em configurações subjetivas ligeiramente diferentes para cada estudante. O enfoque adotado nos pareceu adequado para compreender a motivação dos estudantes de uma forma sistêmica. We aim in this study to know the subjective senses that affect students' motivation to participate in the Science Club from Cotijuba Island. We interviewed six students on their activities, the project they were doing, their relationships with teachers, colleagues, family and their Science classes at school. Students mentioned qualities of interpersonal relationships and characteristics of activities, which motivated them to join the club and Science classes in school. They also pointed out infrastructural problems and circumstances that discouraged such participation. These aspects, some specific of the historical and cultural context, appear in slightly different subjective configurations for each student. The approach taken seemed appropriate to understand the motivation of students in a systemic way.CECIMIG-FaE-UFMG2021-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3460310.1590/1983-21172012140307Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34603/27331Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, José Moysés Pessoa, Wilton RabeloSgrott , Ana Santos, Janes Kened Rodrigues dos Santos, Patrícia Feitosa Conceição, Luiz Carlos Silva 2021-06-14T16:32:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34603Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-14T16:32:04Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA ILHA DE COTIJUBA: SUBJECTIVE SENSES RELATED TO THE MOTIVATION OF STUDENTS FROM THE SCIENCE CLUB OF COTIJUBA ISLAND |
title |
SENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA ILHA DE COTIJUBA: SUBJECTIVE SENSES RELATED TO THE MOTIVATION OF STUDENTS FROM THE SCIENCE CLUB OF COTIJUBA ISLAND |
spellingShingle |
SENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA ILHA DE COTIJUBA: SUBJECTIVE SENSES RELATED TO THE MOTIVATION OF STUDENTS FROM THE SCIENCE CLUB OF COTIJUBA ISLAND Alves, José Moysés Subjetividade; Motivação; Clube de Ciências. |
title_short |
SENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA ILHA DE COTIJUBA: SUBJECTIVE SENSES RELATED TO THE MOTIVATION OF STUDENTS FROM THE SCIENCE CLUB OF COTIJUBA ISLAND |
title_full |
SENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA ILHA DE COTIJUBA: SUBJECTIVE SENSES RELATED TO THE MOTIVATION OF STUDENTS FROM THE SCIENCE CLUB OF COTIJUBA ISLAND |
title_fullStr |
SENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA ILHA DE COTIJUBA: SUBJECTIVE SENSES RELATED TO THE MOTIVATION OF STUDENTS FROM THE SCIENCE CLUB OF COTIJUBA ISLAND |
title_full_unstemmed |
SENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA ILHA DE COTIJUBA: SUBJECTIVE SENSES RELATED TO THE MOTIVATION OF STUDENTS FROM THE SCIENCE CLUB OF COTIJUBA ISLAND |
title_sort |
SENTIDOS SUBJETIVOS RELACIONADOS COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA ILHA DE COTIJUBA: SUBJECTIVE SENSES RELATED TO THE MOTIVATION OF STUDENTS FROM THE SCIENCE CLUB OF COTIJUBA ISLAND |
author |
Alves, José Moysés |
author_facet |
Alves, José Moysés Pessoa, Wilton Rabelo Sgrott , Ana Santos, Janes Kened Rodrigues dos Santos, Patrícia Feitosa Conceição, Luiz Carlos Silva |
author_role |
author |
author2 |
Pessoa, Wilton Rabelo Sgrott , Ana Santos, Janes Kened Rodrigues dos Santos, Patrícia Feitosa Conceição, Luiz Carlos Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, José Moysés Pessoa, Wilton Rabelo Sgrott , Ana Santos, Janes Kened Rodrigues dos Santos, Patrícia Feitosa Conceição, Luiz Carlos Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Subjetividade; Motivação; Clube de Ciências. |
topic |
Subjetividade; Motivação; Clube de Ciências. |
description |
Objetivamos, no presente estudo, conhecer os sentidos subjetivos que afetam a motivação dos estudantes do Clube de Ciências da Ilha de Cotijuba. Entrevistamos 6 estudantes sobre suas atividades, o projeto que estavam realizando, suas relações com os professores, colegas, familiares, e sobre suas aulas de Ciências na escola. Os estudantes mencionaram qualidades de suas relações interpessoais e características das atividades que os motivavam a participar do Clube e das aulas de Ciências na escola. Também apontaram problemas infraestruturais e circunstanciais que desencorajavam tal participação. Os aspectos destacados, alguns específicos desse contexto histórico-cultural, aparecem em configurações subjetivas ligeiramente diferentes para cada estudante. O enfoque adotado nos pareceu adequado para compreender a motivação dos estudantes de uma forma sistêmica. We aim in this study to know the subjective senses that affect students' motivation to participate in the Science Club from Cotijuba Island. We interviewed six students on their activities, the project they were doing, their relationships with teachers, colleagues, family and their Science classes at school. Students mentioned qualities of interpersonal relationships and characteristics of activities, which motivated them to join the club and Science classes in school. They also pointed out infrastructural problems and circumstances that discouraged such participation. These aspects, some specific of the historical and cultural context, appear in slightly different subjective configurations for each student. The approach taken seemed appropriate to understand the motivation of students in a systemic way. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34603 10.1590/1983-21172012140307 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34603 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172012140307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34603/27331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164931768320 |