A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: FALLING BODIES FURTHER THAN THE EYES CAN SEE: CONTRIBUTIONS OF STROBE IMAGES AND VIDEO ANALYSIS FOR SCIENTIFIC LITERACY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Marco Adriano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vianna, Deise Miranda, Carvalho, Paulo Simeão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33306
Resumo: Apresentamos os resultados de uma pesquisa que vem desenvolvendo intervenções didáticas investigativas que utilizam como recursos imagens estroboscópicas e videoanálise, buscando confirmar se elas contribuem para a alfabetização científica. Imagens estroboscópicas e videoanálise permitem um ensino em diversos contextos, pois com sua utilização pelo professor, os alunos estudam movimentos reais que foram anteriormente filmados e transformados em material didático. Considerando o potencial desses recursos para a aprendizagem científica, investigamos de que forma sua utilização numa intervenção sobre a queda dos corpos colabora para a alfabetização científica. Na análise dos diálogos entre os alunos durante a construção dos argumentos em resposta à situação problema proposta pelo professor, identificamos um grande número dos indicadores de alfabetização científica. We present the results of a research that has been developing investigative didactic interventions with the use of strobe images and video analysis, and trying to confirm how they contribute to scientific literacy. Strobe images and video analysis allow teaching in different contexts, because with their use by the teacher, students investigate real movements that were previously filmed and transformed into didactic material. Considering the potential of these resources for scientific learning, we investigate how their use in an intervention on the fall of bodies contributes to scientific literacy. In the analysis of the dialogues among students during the construction of the arguments in response to the problem-situation proposed by the teacher, we identified a large number of indicators of scientific literacy.
id UFMG-11_7252ca869f15529d0d193b9a86368374
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33306
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: FALLING BODIES FURTHER THAN THE EYES CAN SEE: CONTRIBUTIONS OF STROBE IMAGES AND VIDEO ANALYSIS FOR SCIENTIFIC LITERACYImagem Estroboscópica; Videoanálise; Ensino Investigativo; Alfabetização Científica.Apresentamos os resultados de uma pesquisa que vem desenvolvendo intervenções didáticas investigativas que utilizam como recursos imagens estroboscópicas e videoanálise, buscando confirmar se elas contribuem para a alfabetização científica. Imagens estroboscópicas e videoanálise permitem um ensino em diversos contextos, pois com sua utilização pelo professor, os alunos estudam movimentos reais que foram anteriormente filmados e transformados em material didático. Considerando o potencial desses recursos para a aprendizagem científica, investigamos de que forma sua utilização numa intervenção sobre a queda dos corpos colabora para a alfabetização científica. Na análise dos diálogos entre os alunos durante a construção dos argumentos em resposta à situação problema proposta pelo professor, identificamos um grande número dos indicadores de alfabetização científica. We present the results of a research that has been developing investigative didactic interventions with the use of strobe images and video analysis, and trying to confirm how they contribute to scientific literacy. Strobe images and video analysis allow teaching in different contexts, because with their use by the teacher, students investigate real movements that were previously filmed and transformed into didactic material. Considering the potential of these resources for scientific learning, we investigate how their use in an intervention on the fall of bodies contributes to scientific literacy. In the analysis of the dialogues among students during the construction of the arguments in response to the problem-situation proposed by the teacher, we identified a large number of indicators of scientific literacy.CECIMIG-FaE-UFMG2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3330610.1590/1983-211720182001021 Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33306/26953Copyright (c) 2018 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Marco AdrianoVianna, Deise MirandaCarvalho, Paulo Simeão2021-05-04T23:11:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33306Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-04T23:11:53Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: FALLING BODIES FURTHER THAN THE EYES CAN SEE: CONTRIBUTIONS OF STROBE IMAGES AND VIDEO ANALYSIS FOR SCIENTIFIC LITERACY
title A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: FALLING BODIES FURTHER THAN THE EYES CAN SEE: CONTRIBUTIONS OF STROBE IMAGES AND VIDEO ANALYSIS FOR SCIENTIFIC LITERACY
spellingShingle A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: FALLING BODIES FURTHER THAN THE EYES CAN SEE: CONTRIBUTIONS OF STROBE IMAGES AND VIDEO ANALYSIS FOR SCIENTIFIC LITERACY
Dias, Marco Adriano
Imagem Estroboscópica; Videoanálise; Ensino Investigativo; Alfabetização Científica.
title_short A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: FALLING BODIES FURTHER THAN THE EYES CAN SEE: CONTRIBUTIONS OF STROBE IMAGES AND VIDEO ANALYSIS FOR SCIENTIFIC LITERACY
title_full A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: FALLING BODIES FURTHER THAN THE EYES CAN SEE: CONTRIBUTIONS OF STROBE IMAGES AND VIDEO ANALYSIS FOR SCIENTIFIC LITERACY
title_fullStr A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: FALLING BODIES FURTHER THAN THE EYES CAN SEE: CONTRIBUTIONS OF STROBE IMAGES AND VIDEO ANALYSIS FOR SCIENTIFIC LITERACY
title_full_unstemmed A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: FALLING BODIES FURTHER THAN THE EYES CAN SEE: CONTRIBUTIONS OF STROBE IMAGES AND VIDEO ANALYSIS FOR SCIENTIFIC LITERACY
title_sort A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: FALLING BODIES FURTHER THAN THE EYES CAN SEE: CONTRIBUTIONS OF STROBE IMAGES AND VIDEO ANALYSIS FOR SCIENTIFIC LITERACY
author Dias, Marco Adriano
author_facet Dias, Marco Adriano
Vianna, Deise Miranda
Carvalho, Paulo Simeão
author_role author
author2 Vianna, Deise Miranda
Carvalho, Paulo Simeão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Marco Adriano
Vianna, Deise Miranda
Carvalho, Paulo Simeão
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem Estroboscópica; Videoanálise; Ensino Investigativo; Alfabetização Científica.
topic Imagem Estroboscópica; Videoanálise; Ensino Investigativo; Alfabetização Científica.
description Apresentamos os resultados de uma pesquisa que vem desenvolvendo intervenções didáticas investigativas que utilizam como recursos imagens estroboscópicas e videoanálise, buscando confirmar se elas contribuem para a alfabetização científica. Imagens estroboscópicas e videoanálise permitem um ensino em diversos contextos, pois com sua utilização pelo professor, os alunos estudam movimentos reais que foram anteriormente filmados e transformados em material didático. Considerando o potencial desses recursos para a aprendizagem científica, investigamos de que forma sua utilização numa intervenção sobre a queda dos corpos colabora para a alfabetização científica. Na análise dos diálogos entre os alunos durante a construção dos argumentos em resposta à situação problema proposta pelo professor, identificamos um grande número dos indicadores de alfabetização científica. We present the results of a research that has been developing investigative didactic interventions with the use of strobe images and video analysis, and trying to confirm how they contribute to scientific literacy. Strobe images and video analysis allow teaching in different contexts, because with their use by the teacher, students investigate real movements that were previously filmed and transformed into didactic material. Considering the potential of these resources for scientific learning, we investigate how their use in an intervention on the fall of bodies contributes to scientific literacy. In the analysis of the dialogues among students during the construction of the arguments in response to the problem-situation proposed by the teacher, we identified a large number of indicators of scientific literacy.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33306
10.1590/1983-211720182001021
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33306
identifier_str_mv 10.1590/1983-211720182001021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33306/26953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164059353088