ENUNCIADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS, OS DISCURSOS.: TEACHING-RESEARCH-EXTENSION PROPOSALS’ STATEMENTS IN EDUCATIONAL PROJECTS IN DISTANCE PHYSICS COURSES: BEYOND THE CONTENT, THE SPEECHES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcello
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Loguercio, Rochele de Quadros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9932
Resumo: Objetivando analisar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Física EaD, são apropriados quatro aportes teóricos do referencial discursivo de Michel Foucault: a delimitação da formação discursiva; a descrição dos enunciados; as práticas discursivas e as não discursivas: relações de saber/poder; e a cena enunciativa e a prática social. Nos documentos analisados, identificaram-se 57 enunciações e seis formações discursivas (funcionalista, humanista, legalista, tecnicista, pedagógica e política), a partir das quais se descreveram e discutiram enunciados, relações de saber/poder e práticas concretas, além da multiplicação dos discursos. As análises indicam que aquela articulação é fragilizada e não se sustenta discursivamente como princípio fiador da qualidade e autonomia universitária, fundante em suas funções na construção e disseminação do conhecimento. Aiming to analyze the relationship between teaching, research and extension in distance learning bachelor’s degree programs in Physics, we take four theoretical contributions by the discursive framework of Michel Foucault: discursive formation delimitation; statements’ description; discursive and non-discursive practices: knowledge/power relations; and expository scene and social practice. In bachelor degree program’s projects, we identified 57 utterances and six discursive formations (functionalist, humanistic, legalistic technical, pedagogical and political), from which were described and discussed statements, relations of power/knowledge and concrete practices, and the multiplication of speeches. The analysis indicate that this relationship is weak and does not hold discursively as guarantor of the principle of quality and autonomy, founding their roles on the construction and dissemination of knowledge.
id UFMG-11_88cbb14b6cc3b3816659fb72c4781af0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9932
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ENUNCIADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS, OS DISCURSOS.: TEACHING-RESEARCH-EXTENSION PROPOSALS’ STATEMENTS IN EDUCATIONAL PROJECTS IN DISTANCE PHYSICS COURSES: BEYOND THE CONTENT, THE SPEECHES.Ensino-pesquisa-extensão; Enunciados; Projetos pedagógicos.370 - EducaçãoObjetivando analisar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Física EaD, são apropriados quatro aportes teóricos do referencial discursivo de Michel Foucault: a delimitação da formação discursiva; a descrição dos enunciados; as práticas discursivas e as não discursivas: relações de saber/poder; e a cena enunciativa e a prática social. Nos documentos analisados, identificaram-se 57 enunciações e seis formações discursivas (funcionalista, humanista, legalista, tecnicista, pedagógica e política), a partir das quais se descreveram e discutiram enunciados, relações de saber/poder e práticas concretas, além da multiplicação dos discursos. As análises indicam que aquela articulação é fragilizada e não se sustenta discursivamente como princípio fiador da qualidade e autonomia universitária, fundante em suas funções na construção e disseminação do conhecimento. Aiming to analyze the relationship between teaching, research and extension in distance learning bachelor’s degree programs in Physics, we take four theoretical contributions by the discursive framework of Michel Foucault: discursive formation delimitation; statements’ description; discursive and non-discursive practices: knowledge/power relations; and expository scene and social practice. In bachelor degree program’s projects, we identified 57 utterances and six discursive formations (functionalist, humanistic, legalistic technical, pedagogical and political), from which were described and discussed statements, relations of power/knowledge and concrete practices, and the multiplication of speeches. The analysis indicate that this relationship is weak and does not hold discursively as guarantor of the principle of quality and autonomy, founding their roles on the construction and dissemination of knowledge.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise do Discursoapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/993210.1590/1983-21172017190101 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9932/26535Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, MarcelloLoguercio, Rochele de Quadros2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9932Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENUNCIADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS, OS DISCURSOS.: TEACHING-RESEARCH-EXTENSION PROPOSALS’ STATEMENTS IN EDUCATIONAL PROJECTS IN DISTANCE PHYSICS COURSES: BEYOND THE CONTENT, THE SPEECHES.
title ENUNCIADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS, OS DISCURSOS.: TEACHING-RESEARCH-EXTENSION PROPOSALS’ STATEMENTS IN EDUCATIONAL PROJECTS IN DISTANCE PHYSICS COURSES: BEYOND THE CONTENT, THE SPEECHES.
spellingShingle ENUNCIADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS, OS DISCURSOS.: TEACHING-RESEARCH-EXTENSION PROPOSALS’ STATEMENTS IN EDUCATIONAL PROJECTS IN DISTANCE PHYSICS COURSES: BEYOND THE CONTENT, THE SPEECHES.
Ferreira, Marcello
Ensino-pesquisa-extensão; Enunciados; Projetos pedagógicos.
370 - Educação
title_short ENUNCIADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS, OS DISCURSOS.: TEACHING-RESEARCH-EXTENSION PROPOSALS’ STATEMENTS IN EDUCATIONAL PROJECTS IN DISTANCE PHYSICS COURSES: BEYOND THE CONTENT, THE SPEECHES.
title_full ENUNCIADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS, OS DISCURSOS.: TEACHING-RESEARCH-EXTENSION PROPOSALS’ STATEMENTS IN EDUCATIONAL PROJECTS IN DISTANCE PHYSICS COURSES: BEYOND THE CONTENT, THE SPEECHES.
title_fullStr ENUNCIADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS, OS DISCURSOS.: TEACHING-RESEARCH-EXTENSION PROPOSALS’ STATEMENTS IN EDUCATIONAL PROJECTS IN DISTANCE PHYSICS COURSES: BEYOND THE CONTENT, THE SPEECHES.
title_full_unstemmed ENUNCIADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS, OS DISCURSOS.: TEACHING-RESEARCH-EXTENSION PROPOSALS’ STATEMENTS IN EDUCATIONAL PROJECTS IN DISTANCE PHYSICS COURSES: BEYOND THE CONTENT, THE SPEECHES.
title_sort ENUNCIADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS, OS DISCURSOS.: TEACHING-RESEARCH-EXTENSION PROPOSALS’ STATEMENTS IN EDUCATIONAL PROJECTS IN DISTANCE PHYSICS COURSES: BEYOND THE CONTENT, THE SPEECHES.
author Ferreira, Marcello
author_facet Ferreira, Marcello
Loguercio, Rochele de Quadros
author_role author
author2 Loguercio, Rochele de Quadros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcello
Loguercio, Rochele de Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-pesquisa-extensão; Enunciados; Projetos pedagógicos.
370 - Educação
topic Ensino-pesquisa-extensão; Enunciados; Projetos pedagógicos.
370 - Educação
description Objetivando analisar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Física EaD, são apropriados quatro aportes teóricos do referencial discursivo de Michel Foucault: a delimitação da formação discursiva; a descrição dos enunciados; as práticas discursivas e as não discursivas: relações de saber/poder; e a cena enunciativa e a prática social. Nos documentos analisados, identificaram-se 57 enunciações e seis formações discursivas (funcionalista, humanista, legalista, tecnicista, pedagógica e política), a partir das quais se descreveram e discutiram enunciados, relações de saber/poder e práticas concretas, além da multiplicação dos discursos. As análises indicam que aquela articulação é fragilizada e não se sustenta discursivamente como princípio fiador da qualidade e autonomia universitária, fundante em suas funções na construção e disseminação do conhecimento. Aiming to analyze the relationship between teaching, research and extension in distance learning bachelor’s degree programs in Physics, we take four theoretical contributions by the discursive framework of Michel Foucault: discursive formation delimitation; statements’ description; discursive and non-discursive practices: knowledge/power relations; and expository scene and social practice. In bachelor degree program’s projects, we identified 57 utterances and six discursive formations (functionalist, humanistic, legalistic technical, pedagogical and political), from which were described and discussed statements, relations of power/knowledge and concrete practices, and the multiplication of speeches. The analysis indicate that this relationship is weak and does not hold discursively as guarantor of the principle of quality and autonomy, founding their roles on the construction and dissemination of knowledge.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise do Discurso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9932
10.1590/1983-21172017190101
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9932
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9932/26535
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162090127360