NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS: NARRATIVES AND DRAWINGS IN ASTRONOMY/GEOSCIENCES TEACHING ON THE THEME "THE FORMATION OF THE UNIVERSE": FROM GEOSCIENCES POINT OF VIEW

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Compiani , Maurício
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34799
Resumo: A partir das Geociências, o artigo problematiza para o ensino de Astronomia, se a complexidade do objeto e dos fenômenos em Astronomia necessita do uso da linguagem visual em compartilhamento com a linguagem verbal, ou seja, se necessita da integração do verbal (nar rativo) e do não-verbal (expressões gráficas - desenho). Retiro de um estudo de caso para as discussões duas estórias com dois desenhos sobre a formação do Universo. Mostro que os alunos desenvolveram "concei tos visuais", para singularizarem fenômenos do tema, e a lógica narrativa em que as partes foram conformadas, tendo em vista uma noção da estó ria final. Essas discussões estão apoiadas na semiótica pierciana para as narrativas e nos estudos de percepção visual (Gestalt). For the teaching of Astronomy, the article disputes if the complexity of the object and the phenomena in Astronomy require the use of visual language together with the verbal language, that is: if it requires verbal integration (narration) and the non-verbal one (graphic- design expressions). For the discussion, I extract two stories with two drawings from a case study on the Formation of the Universe. I show the students that they have developed "visual concepts", to single out phe nomena on the theme and the narrating logic, in which the parts were conformed having in view a notion of the final story. These discussions are supported by the Piercian semiotic for the narrations; and by the stud ies of visual perception (Gestalt).
id UFMG-11_8bcd34c12414218a9b341b41670cfb1b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34799
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS: NARRATIVES AND DRAWINGS IN ASTRONOMY/GEOSCIENCES TEACHING ON THE THEME "THE FORMATION OF THE UNIVERSE": FROM GEOSCIENCES POINT OF VIEWEnsino de Astronomia; Narrativas Históricas; Desenhos.A partir das Geociências, o artigo problematiza para o ensino de Astronomia, se a complexidade do objeto e dos fenômenos em Astronomia necessita do uso da linguagem visual em compartilhamento com a linguagem verbal, ou seja, se necessita da integração do verbal (nar rativo) e do não-verbal (expressões gráficas - desenho). Retiro de um estudo de caso para as discussões duas estórias com dois desenhos sobre a formação do Universo. Mostro que os alunos desenvolveram "concei tos visuais", para singularizarem fenômenos do tema, e a lógica narrativa em que as partes foram conformadas, tendo em vista uma noção da estó ria final. Essas discussões estão apoiadas na semiótica pierciana para as narrativas e nos estudos de percepção visual (Gestalt). For the teaching of Astronomy, the article disputes if the complexity of the object and the phenomena in Astronomy require the use of visual language together with the verbal language, that is: if it requires verbal integration (narration) and the non-verbal one (graphic- design expressions). For the discussion, I extract two stories with two drawings from a case study on the Formation of the Universe. I show the students that they have developed "visual concepts", to single out phe nomena on the theme and the narrating logic, in which the parts were conformed having in view a notion of the final story. These discussions are supported by the Piercian semiotic for the narrations; and by the stud ies of visual perception (Gestalt).CECIMIG-FaE-UFMG2010-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3479910.1590/1983-21172010120216Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34799/27486Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessCompiani , Maurício 2021-06-22T01:39:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34799Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T01:39:51Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS: NARRATIVES AND DRAWINGS IN ASTRONOMY/GEOSCIENCES TEACHING ON THE THEME "THE FORMATION OF THE UNIVERSE": FROM GEOSCIENCES POINT OF VIEW
title NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS: NARRATIVES AND DRAWINGS IN ASTRONOMY/GEOSCIENCES TEACHING ON THE THEME "THE FORMATION OF THE UNIVERSE": FROM GEOSCIENCES POINT OF VIEW
spellingShingle NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS: NARRATIVES AND DRAWINGS IN ASTRONOMY/GEOSCIENCES TEACHING ON THE THEME "THE FORMATION OF THE UNIVERSE": FROM GEOSCIENCES POINT OF VIEW
Compiani , Maurício
Ensino de Astronomia; Narrativas Históricas; Desenhos.
title_short NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS: NARRATIVES AND DRAWINGS IN ASTRONOMY/GEOSCIENCES TEACHING ON THE THEME "THE FORMATION OF THE UNIVERSE": FROM GEOSCIENCES POINT OF VIEW
title_full NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS: NARRATIVES AND DRAWINGS IN ASTRONOMY/GEOSCIENCES TEACHING ON THE THEME "THE FORMATION OF THE UNIVERSE": FROM GEOSCIENCES POINT OF VIEW
title_fullStr NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS: NARRATIVES AND DRAWINGS IN ASTRONOMY/GEOSCIENCES TEACHING ON THE THEME "THE FORMATION OF THE UNIVERSE": FROM GEOSCIENCES POINT OF VIEW
title_full_unstemmed NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS: NARRATIVES AND DRAWINGS IN ASTRONOMY/GEOSCIENCES TEACHING ON THE THEME "THE FORMATION OF THE UNIVERSE": FROM GEOSCIENCES POINT OF VIEW
title_sort NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS: NARRATIVES AND DRAWINGS IN ASTRONOMY/GEOSCIENCES TEACHING ON THE THEME "THE FORMATION OF THE UNIVERSE": FROM GEOSCIENCES POINT OF VIEW
author Compiani , Maurício
author_facet Compiani , Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Compiani , Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Astronomia; Narrativas Históricas; Desenhos.
topic Ensino de Astronomia; Narrativas Históricas; Desenhos.
description A partir das Geociências, o artigo problematiza para o ensino de Astronomia, se a complexidade do objeto e dos fenômenos em Astronomia necessita do uso da linguagem visual em compartilhamento com a linguagem verbal, ou seja, se necessita da integração do verbal (nar rativo) e do não-verbal (expressões gráficas - desenho). Retiro de um estudo de caso para as discussões duas estórias com dois desenhos sobre a formação do Universo. Mostro que os alunos desenvolveram "concei tos visuais", para singularizarem fenômenos do tema, e a lógica narrativa em que as partes foram conformadas, tendo em vista uma noção da estó ria final. Essas discussões estão apoiadas na semiótica pierciana para as narrativas e nos estudos de percepção visual (Gestalt). For the teaching of Astronomy, the article disputes if the complexity of the object and the phenomena in Astronomy require the use of visual language together with the verbal language, that is: if it requires verbal integration (narration) and the non-verbal one (graphic- design expressions). For the discussion, I extract two stories with two drawings from a case study on the Formation of the Universe. I show the students that they have developed "visual concepts", to single out phe nomena on the theme and the narrating logic, in which the parts were conformed having in view a notion of the final story. These discussions are supported by the Piercian semiotic for the narrations; and by the stud ies of visual perception (Gestalt).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34799
10.1590/1983-21172010120216
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34799
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34799/27486
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165243195392