O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS: SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koeppe, Cleise Helen Botelho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borges, Regina Maria Rabello, Lahm, Regis Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34150
Resumo: As representações escolares sobre os povos indígenas perpetuam práticas sociais históricas. A construção de uma concepção cidadã a respeito dos desses grupos demanda a identificação, a problematização e a reformulação dessas representações perpetuadas, também, no âmbito escolar. Neste artigo, discute-se o processo de reformulação representacional a partir de atividades curriculares de ciências, desenvolvidas junto a um grupo de estudantes do Ensino Fundamental, visando a desmistificação de conceitos associados às etnias indígenas. Ao término da pesquisa, novas concepções foram desenvolvidas pelos educandos, em uma perspectiva educacional contextualizada, concluindo-se que essa elaboração conceitual é idiossincrática e contínua. The school representations of indigenous peoples perpetuate historical social practices. The construction of a civic conception regarding these groups demands identification, questioning and reformulation of such representations in the school environment. In this article, we discuss the process of representational reformulation starting from curricular activities in science, developed with a group of elementary school students. The same aims to demystify the concepts associated with indigenous groups. At the end of this research, new concepts were developed by students in a contextualized educational perspective, leading to the conclusion that conceptual elaboration is idiosyncratic and continuous.
id UFMG-11_8d4abc17aef859169f66095262b9455b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34150
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS: SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENTRepresentações; Educação em Ciências; Etnias Indígenas Brasileiras Contemporâneas.As representações escolares sobre os povos indígenas perpetuam práticas sociais históricas. A construção de uma concepção cidadã a respeito dos desses grupos demanda a identificação, a problematização e a reformulação dessas representações perpetuadas, também, no âmbito escolar. Neste artigo, discute-se o processo de reformulação representacional a partir de atividades curriculares de ciências, desenvolvidas junto a um grupo de estudantes do Ensino Fundamental, visando a desmistificação de conceitos associados às etnias indígenas. Ao término da pesquisa, novas concepções foram desenvolvidas pelos educandos, em uma perspectiva educacional contextualizada, concluindo-se que essa elaboração conceitual é idiossincrática e contínua. The school representations of indigenous peoples perpetuate historical social practices. The construction of a civic conception regarding these groups demands identification, questioning and reformulation of such representations in the school environment. In this article, we discuss the process of representational reformulation starting from curricular activities in science, developed with a group of elementary school students. The same aims to demystify the concepts associated with indigenous groups. At the end of this research, new concepts were developed by students in a contextualized educational perspective, leading to the conclusion that conceptual elaboration is idiosyncratic and continuous.CECIMIG-FaE-UFMG2014-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3415010.1590/1983-21172014160108 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34150/27141Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessKoeppe, Cleise Helen Botelho Borges, Regina Maria Rabello Lahm, Regis Alexandre 2021-07-07T02:02:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34150Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T02:02:33Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS: SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENT
title O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS: SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENT
spellingShingle O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS: SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENT
Koeppe, Cleise Helen Botelho
Representações; Educação em Ciências; Etnias Indígenas Brasileiras Contemporâneas.
title_short O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS: SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENT
title_full O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS: SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENT
title_fullStr O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS: SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENT
title_full_unstemmed O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS: SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENT
title_sort O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE RECONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESCOLARES SOBRE OS POVOS INDÍGENAS: SCIENCE TEACHING AS A TOOL FOR THE RECONSTRUCTION OF INDIGENOUS REPRESENTATIONS AT THE SCHOOL ENVIRONMENT
author Koeppe, Cleise Helen Botelho
author_facet Koeppe, Cleise Helen Botelho
Borges, Regina Maria Rabello
Lahm, Regis Alexandre
author_role author
author2 Borges, Regina Maria Rabello
Lahm, Regis Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koeppe, Cleise Helen Botelho
Borges, Regina Maria Rabello
Lahm, Regis Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Representações; Educação em Ciências; Etnias Indígenas Brasileiras Contemporâneas.
topic Representações; Educação em Ciências; Etnias Indígenas Brasileiras Contemporâneas.
description As representações escolares sobre os povos indígenas perpetuam práticas sociais históricas. A construção de uma concepção cidadã a respeito dos desses grupos demanda a identificação, a problematização e a reformulação dessas representações perpetuadas, também, no âmbito escolar. Neste artigo, discute-se o processo de reformulação representacional a partir de atividades curriculares de ciências, desenvolvidas junto a um grupo de estudantes do Ensino Fundamental, visando a desmistificação de conceitos associados às etnias indígenas. Ao término da pesquisa, novas concepções foram desenvolvidas pelos educandos, em uma perspectiva educacional contextualizada, concluindo-se que essa elaboração conceitual é idiossincrática e contínua. The school representations of indigenous peoples perpetuate historical social practices. The construction of a civic conception regarding these groups demands identification, questioning and reformulation of such representations in the school environment. In this article, we discuss the process of representational reformulation starting from curricular activities in science, developed with a group of elementary school students. The same aims to demystify the concepts associated with indigenous groups. At the end of this research, new concepts were developed by students in a contextualized educational perspective, leading to the conclusion that conceptual elaboration is idiosyncratic and continuous.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34150
10.1590/1983-21172014160108
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34150
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172014160108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34150/27141
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164572106752