OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33627 |
Resumo: | O debate sobre as efetivas contribuições da Educação em Ciências no sentido de melhor servir aos interesses da coletividade nos levou a investigar o discurso de professores de Ciências sobre as finalidades da Educação. Analisamos os enunciados de 27 professores (Física, Química, Biologia e Matemática) e, ao encontrarmos objetivos relacionados à realidade social, observamos sua relação com a formação disciplinar inicial e continuada do respondente. Menos da metade dos professores indicou objetivos relacionados à realidade social. A maioria enfatizou a realidade natural ou o indivíduo. Contextos acadêmicos de formação continuada parecem ter influenciado a preocupação social dos professores. Os resultados apontam para a necessidade de envidar esforços na formação inicial dos professores das Ciências Naturais no sentido de favorecer a abordagem de problemas sociais. The debate on the contributions of Science Education to the community interests led us to investigate Science teachers' discourse on the goals of Education and its relationship with social reality. We analyzed the utterances of 27 teachers (Physics, Chemistry, Biology and Mathematics) and when the answers mentioned social reality we observed the relation between these answers, the respondent's disciplinary background and Continued Education. Less than half of the teachers indicated goals related to social reality. The majority emphasized the individual or the natural reality in their teaching goals. Academic context of Continued Education seems to have influenced teachers' social preoccupation. The results point to the necessity to use the best efforts in Science teachers' Education in the sense of favoring the approach to social problems. |
id |
UFMG-11_8d99560eb305495ecea88079ae080a7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33627 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERSObjetivos Educacionais; Ensino de Ciências; Análise de Discurso.O debate sobre as efetivas contribuições da Educação em Ciências no sentido de melhor servir aos interesses da coletividade nos levou a investigar o discurso de professores de Ciências sobre as finalidades da Educação. Analisamos os enunciados de 27 professores (Física, Química, Biologia e Matemática) e, ao encontrarmos objetivos relacionados à realidade social, observamos sua relação com a formação disciplinar inicial e continuada do respondente. Menos da metade dos professores indicou objetivos relacionados à realidade social. A maioria enfatizou a realidade natural ou o indivíduo. Contextos acadêmicos de formação continuada parecem ter influenciado a preocupação social dos professores. Os resultados apontam para a necessidade de envidar esforços na formação inicial dos professores das Ciências Naturais no sentido de favorecer a abordagem de problemas sociais. The debate on the contributions of Science Education to the community interests led us to investigate Science teachers' discourse on the goals of Education and its relationship with social reality. We analyzed the utterances of 27 teachers (Physics, Chemistry, Biology and Mathematics) and when the answers mentioned social reality we observed the relation between these answers, the respondent's disciplinary background and Continued Education. Less than half of the teachers indicated goals related to social reality. The majority emphasized the individual or the natural reality in their teaching goals. Academic context of Continued Education seems to have influenced teachers' social preoccupation. The results point to the necessity to use the best efforts in Science teachers' Education in the sense of favoring the approach to social problems.CECIMIG-FaE-UFMG2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3362710.1590/1983-21172011130102 Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33627/26870Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess Rezende, FlaviaQueiroz, Gloria Ferraz, Gleice 2021-07-06T17:22:01Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33627Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-06T17:22:01Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS |
title |
OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS |
spellingShingle |
OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS Rezende, Flavia Objetivos Educacionais; Ensino de Ciências; Análise de Discurso. |
title_short |
OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS |
title_full |
OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS |
title_fullStr |
OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS |
title_full_unstemmed |
OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS |
title_sort |
OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS |
author |
Rezende, Flavia |
author_facet |
Rezende, Flavia Queiroz, Gloria Ferraz, Gleice |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz, Gloria Ferraz, Gleice |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Flavia Queiroz, Gloria Ferraz, Gleice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetivos Educacionais; Ensino de Ciências; Análise de Discurso. |
topic |
Objetivos Educacionais; Ensino de Ciências; Análise de Discurso. |
description |
O debate sobre as efetivas contribuições da Educação em Ciências no sentido de melhor servir aos interesses da coletividade nos levou a investigar o discurso de professores de Ciências sobre as finalidades da Educação. Analisamos os enunciados de 27 professores (Física, Química, Biologia e Matemática) e, ao encontrarmos objetivos relacionados à realidade social, observamos sua relação com a formação disciplinar inicial e continuada do respondente. Menos da metade dos professores indicou objetivos relacionados à realidade social. A maioria enfatizou a realidade natural ou o indivíduo. Contextos acadêmicos de formação continuada parecem ter influenciado a preocupação social dos professores. Os resultados apontam para a necessidade de envidar esforços na formação inicial dos professores das Ciências Naturais no sentido de favorecer a abordagem de problemas sociais. The debate on the contributions of Science Education to the community interests led us to investigate Science teachers' discourse on the goals of Education and its relationship with social reality. We analyzed the utterances of 27 teachers (Physics, Chemistry, Biology and Mathematics) and when the answers mentioned social reality we observed the relation between these answers, the respondent's disciplinary background and Continued Education. Less than half of the teachers indicated goals related to social reality. The majority emphasized the individual or the natural reality in their teaching goals. Academic context of Continued Education seems to have influenced teachers' social preoccupation. The results point to the necessity to use the best efforts in Science teachers' Education in the sense of favoring the approach to social problems. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33627 10.1590/1983-21172011130102 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33627 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172011130102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33627/26870 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164186230784 |