OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Flavia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Queiroz, Gloria, Ferraz, Gleice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33627
Resumo: O debate sobre as efetivas contribuições da Educação em Ciências no sentido de melhor servir aos interesses da coletividade nos levou a investigar o discurso de professores de Ciências sobre as finalidades da Educação. Analisamos os enunciados de 27 professores (Física, Química, Biologia e Matemática) e, ao encontrarmos objetivos relacionados à realidade social, observamos sua relação com a formação disciplinar inicial e continuada do respondente. Menos da metade dos professores indicou objetivos relacionados à realidade social. A maioria enfatizou a realidade natural ou o indivíduo. Contextos acadêmicos de formação continuada parecem ter influenciado a preocupação social dos professores. Os resultados apontam para a necessidade de envidar esforços na formação inicial dos professores das Ciências Naturais no sentido de favorecer a abordagem de problemas sociais. The debate on the contributions of Science Education to the community interests led us to investigate Science teachers' discourse on the goals of Education and its relationship with social reality. We analyzed the utterances of 27 teachers (Physics, Chemistry, Biology and Mathematics) and when the answers mentioned social reality we observed the relation between these answers, the respondent's disciplinary background and Continued Education. Less than half of the teachers indicated goals related to social reality. The majority emphasized the individual or the natural reality in their teaching goals. Academic context of Continued Education seems to have influenced teachers' social preoccupation. The results point to the necessity to use the best efforts in Science teachers' Education in the sense of favoring the approach to social problems.
id UFMG-11_8d99560eb305495ecea88079ae080a7b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33627
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERSObjetivos Educacionais; Ensino de Ciências; Análise de Discurso.O debate sobre as efetivas contribuições da Educação em Ciências no sentido de melhor servir aos interesses da coletividade nos levou a investigar o discurso de professores de Ciências sobre as finalidades da Educação. Analisamos os enunciados de 27 professores (Física, Química, Biologia e Matemática) e, ao encontrarmos objetivos relacionados à realidade social, observamos sua relação com a formação disciplinar inicial e continuada do respondente. Menos da metade dos professores indicou objetivos relacionados à realidade social. A maioria enfatizou a realidade natural ou o indivíduo. Contextos acadêmicos de formação continuada parecem ter influenciado a preocupação social dos professores. Os resultados apontam para a necessidade de envidar esforços na formação inicial dos professores das Ciências Naturais no sentido de favorecer a abordagem de problemas sociais. The debate on the contributions of Science Education to the community interests led us to investigate Science teachers' discourse on the goals of Education and its relationship with social reality. We analyzed the utterances of 27 teachers (Physics, Chemistry, Biology and Mathematics) and when the answers mentioned social reality we observed the relation between these answers, the respondent's disciplinary background and Continued Education. Less than half of the teachers indicated goals related to social reality. The majority emphasized the individual or the natural reality in their teaching goals. Academic context of Continued Education seems to have influenced teachers' social preoccupation. The results point to the necessity to use the best efforts in Science teachers' Education in the sense of favoring the approach to social problems.CECIMIG-FaE-UFMG2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3362710.1590/1983-21172011130102 Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33627/26870Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess Rezende, FlaviaQueiroz, Gloria Ferraz, Gleice 2021-07-06T17:22:01Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33627Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-06T17:22:01Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS
title OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS
spellingShingle OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS
Rezende, Flavia
Objetivos Educacionais; Ensino de Ciências; Análise de Discurso.
title_short OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS
title_full OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS
title_fullStr OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS
title_full_unstemmed OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS
title_sort OBJETIVOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS CIÊNCIAS NATURAIS: GOALS OF EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF NATURAL SCIENCES' TEACHERS
author Rezende, Flavia
author_facet Rezende, Flavia
Queiroz, Gloria
Ferraz, Gleice
author_role author
author2 Queiroz, Gloria
Ferraz, Gleice
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Flavia
Queiroz, Gloria
Ferraz, Gleice
dc.subject.por.fl_str_mv Objetivos Educacionais; Ensino de Ciências; Análise de Discurso.
topic Objetivos Educacionais; Ensino de Ciências; Análise de Discurso.
description O debate sobre as efetivas contribuições da Educação em Ciências no sentido de melhor servir aos interesses da coletividade nos levou a investigar o discurso de professores de Ciências sobre as finalidades da Educação. Analisamos os enunciados de 27 professores (Física, Química, Biologia e Matemática) e, ao encontrarmos objetivos relacionados à realidade social, observamos sua relação com a formação disciplinar inicial e continuada do respondente. Menos da metade dos professores indicou objetivos relacionados à realidade social. A maioria enfatizou a realidade natural ou o indivíduo. Contextos acadêmicos de formação continuada parecem ter influenciado a preocupação social dos professores. Os resultados apontam para a necessidade de envidar esforços na formação inicial dos professores das Ciências Naturais no sentido de favorecer a abordagem de problemas sociais. The debate on the contributions of Science Education to the community interests led us to investigate Science teachers' discourse on the goals of Education and its relationship with social reality. We analyzed the utterances of 27 teachers (Physics, Chemistry, Biology and Mathematics) and when the answers mentioned social reality we observed the relation between these answers, the respondent's disciplinary background and Continued Education. Less than half of the teachers indicated goals related to social reality. The majority emphasized the individual or the natural reality in their teaching goals. Academic context of Continued Education seems to have influenced teachers' social preoccupation. The results point to the necessity to use the best efforts in Science teachers' Education in the sense of favoring the approach to social problems.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33627
10.1590/1983-21172011130102
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33627
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172011130102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33627/26870
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164186230784