SEGUINDO OS PASSOS DE SHERLOCK HOLMES: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34612 |
Resumo: | Um dos aspectos da inclusão social é a possibilidade de o cidadão ter a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre a ciência e seu funcionamento. Nesse sentido, a realização de eventos de divulgação científica é estratégia importante na perspectiva da alfabetização científica. O presente trabalho pretende analisar uma atividade na qual os participantes foram convidados a desvendar a dinâmica de um crime fictício a partir da investigação do local do crime montado por peritos criminais. Apesar de não ter sido concebida como tal, pode-se afirmar que a atividade utilizou a metodologia de ilha interdisciplinar de racionalidade de Fourez. Os distanciamentos metodológicos detectados foram consequências da inserção dessa atividade em evento de divulgação científica. An aspect of social inclusion is the ability of the citizen to have the opportunity to acquire basic knowledge about science and its functioning. Scientific "divulgation" meetings are an important strategy on the perspective of scientific literacy. The present work aims to analyze an activity in which participants of a scientific "divulgation" meeting were invited to unveil the dynamics of a fictional crime prepared by criminal experts. Although not intended as such, it can be affirmed that the activity has made use of the methodology of interdisciplinary island of rationality proposed by Gerard Fourez. The methodological differences detected were consequences of inserting the activity in a scientific "divulgation"meeting. |
id |
UFMG-11_8dfe73e8a6af5bbc27ea082b280967a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34612 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SEGUINDO OS PASSOS DE SHERLOCK HOLMES: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETINGDivulgação científica; Ilhas interdisciplinares de racionalidade; Ensino de Ciências.Um dos aspectos da inclusão social é a possibilidade de o cidadão ter a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre a ciência e seu funcionamento. Nesse sentido, a realização de eventos de divulgação científica é estratégia importante na perspectiva da alfabetização científica. O presente trabalho pretende analisar uma atividade na qual os participantes foram convidados a desvendar a dinâmica de um crime fictício a partir da investigação do local do crime montado por peritos criminais. Apesar de não ter sido concebida como tal, pode-se afirmar que a atividade utilizou a metodologia de ilha interdisciplinar de racionalidade de Fourez. Os distanciamentos metodológicos detectados foram consequências da inserção dessa atividade em evento de divulgação científica. An aspect of social inclusion is the ability of the citizen to have the opportunity to acquire basic knowledge about science and its functioning. Scientific "divulgation" meetings are an important strategy on the perspective of scientific literacy. The present work aims to analyze an activity in which participants of a scientific "divulgation" meeting were invited to unveil the dynamics of a fictional crime prepared by criminal experts. Although not intended as such, it can be affirmed that the activity has made use of the methodology of interdisciplinary island of rationality proposed by Gerard Fourez. The methodological differences detected were consequences of inserting the activity in a scientific "divulgation"meeting.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3461210.1590/1983-21172012140312Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34612/27339Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessRegiani , Anelise Maria Gomes, Cezar Silvino Souza, Mario Sandro Brito, Cleyton de Holanda 2021-06-14T19:48:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34612Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-14T19:48:20Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEGUINDO OS PASSOS DE SHERLOCK HOLMES: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETING |
title |
SEGUINDO OS PASSOS DE SHERLOCK HOLMES: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETING |
spellingShingle |
SEGUINDO OS PASSOS DE SHERLOCK HOLMES: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETING Regiani , Anelise Maria Divulgação científica; Ilhas interdisciplinares de racionalidade; Ensino de Ciências. |
title_short |
SEGUINDO OS PASSOS DE SHERLOCK HOLMES: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETING |
title_full |
SEGUINDO OS PASSOS DE SHERLOCK HOLMES: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETING |
title_fullStr |
SEGUINDO OS PASSOS DE SHERLOCK HOLMES: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETING |
title_full_unstemmed |
SEGUINDO OS PASSOS DE SHERLOCK HOLMES: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETING |
title_sort |
SEGUINDO OS PASSOS DE SHERLOCK HOLMES: EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FOLLOWING SHERLOCK HOLMES'S STEPS: INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE ON SCIENTIFIC DIVULGATION MEETING |
author |
Regiani , Anelise Maria |
author_facet |
Regiani , Anelise Maria Gomes, Cezar Silvino Souza, Mario Sandro Brito, Cleyton de Holanda |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Cezar Silvino Souza, Mario Sandro Brito, Cleyton de Holanda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regiani , Anelise Maria Gomes, Cezar Silvino Souza, Mario Sandro Brito, Cleyton de Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica; Ilhas interdisciplinares de racionalidade; Ensino de Ciências. |
topic |
Divulgação científica; Ilhas interdisciplinares de racionalidade; Ensino de Ciências. |
description |
Um dos aspectos da inclusão social é a possibilidade de o cidadão ter a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre a ciência e seu funcionamento. Nesse sentido, a realização de eventos de divulgação científica é estratégia importante na perspectiva da alfabetização científica. O presente trabalho pretende analisar uma atividade na qual os participantes foram convidados a desvendar a dinâmica de um crime fictício a partir da investigação do local do crime montado por peritos criminais. Apesar de não ter sido concebida como tal, pode-se afirmar que a atividade utilizou a metodologia de ilha interdisciplinar de racionalidade de Fourez. Os distanciamentos metodológicos detectados foram consequências da inserção dessa atividade em evento de divulgação científica. An aspect of social inclusion is the ability of the citizen to have the opportunity to acquire basic knowledge about science and its functioning. Scientific "divulgation" meetings are an important strategy on the perspective of scientific literacy. The present work aims to analyze an activity in which participants of a scientific "divulgation" meeting were invited to unveil the dynamics of a fictional crime prepared by criminal experts. Although not intended as such, it can be affirmed that the activity has made use of the methodology of interdisciplinary island of rationality proposed by Gerard Fourez. The methodological differences detected were consequences of inserting the activity in a scientific "divulgation"meeting. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34612 10.1590/1983-21172012140312 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34612 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172012140312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34612/27339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164942254080 |