Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Ana Luiza de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Carvalho, Emerson, Coelho, Flávia dos Santos, Salviano, Luciana, Gomes, Maria Fernanda P. A., Mendonça, Paula Cristina, Barbosa, Rosemary Karla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10003
Resumo: As poucas mudanças no modelo de transmissão/recepção, usado por muitos professores em suas salas de aula, levaram-nos a questionar a influência dos professores que tivemos na nossa formação profissional. Mesmo que os cursos de licenciatura enfatizem teorias mais modernas de ensino e aprendizagem, os professores acabam assumindo a posição de seus antigos professores. Observamos que a formação do professor não se da exclusivamente na licenciatura, mas durante toda a sua vida escolar e após a sua formação, na própria prática docente. As concepções sobre ensino e aprendizagem, sobre o papel da escola, do professor e do aluno, entre outras, podem ser questionadas através da retomada da história de vida de cadaum dos professores.
id UFMG-11_8fa486b13f7f47db89595cbb5dfd7ab2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10003
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memóriaAs poucas mudanças no modelo de transmissão/recepção, usado por muitos professores em suas salas de aula, levaram-nos a questionar a influência dos professores que tivemos na nossa formação profissional. Mesmo que os cursos de licenciatura enfatizem teorias mais modernas de ensino e aprendizagem, os professores acabam assumindo a posição de seus antigos professores. Observamos que a formação do professor não se da exclusivamente na licenciatura, mas durante toda a sua vida escolar e após a sua formação, na própria prática docente. As concepções sobre ensino e aprendizagem, sobre o papel da escola, do professor e do aluno, entre outras, podem ser questionadas através da retomada da história de vida de cadaum dos professores.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10003Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 1 (2005); 09-18Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 1 (2005); 09-18Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 1 (2005); 09-181983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10003/6975Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Ana Luiza deCarvalho, EmersonCoelho, Flávia dos SantosSalviano, LucianaGomes, Maria Fernanda P. A.Mendonça, Paula CristinaBarbosa, Rosemary Karla2019-02-01T19:54:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10003Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória
title Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória
spellingShingle Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória
Quadros, Ana Luiza de
title_short Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória
title_full Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória
title_fullStr Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória
title_full_unstemmed Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória
title_sort Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória
author Quadros, Ana Luiza de
author_facet Quadros, Ana Luiza de
Carvalho, Emerson
Coelho, Flávia dos Santos
Salviano, Luciana
Gomes, Maria Fernanda P. A.
Mendonça, Paula Cristina
Barbosa, Rosemary Karla
author_role author
author2 Carvalho, Emerson
Coelho, Flávia dos Santos
Salviano, Luciana
Gomes, Maria Fernanda P. A.
Mendonça, Paula Cristina
Barbosa, Rosemary Karla
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Ana Luiza de
Carvalho, Emerson
Coelho, Flávia dos Santos
Salviano, Luciana
Gomes, Maria Fernanda P. A.
Mendonça, Paula Cristina
Barbosa, Rosemary Karla
description As poucas mudanças no modelo de transmissão/recepção, usado por muitos professores em suas salas de aula, levaram-nos a questionar a influência dos professores que tivemos na nossa formação profissional. Mesmo que os cursos de licenciatura enfatizem teorias mais modernas de ensino e aprendizagem, os professores acabam assumindo a posição de seus antigos professores. Observamos que a formação do professor não se da exclusivamente na licenciatura, mas durante toda a sua vida escolar e após a sua formação, na própria prática docente. As concepções sobre ensino e aprendizagem, sobre o papel da escola, do professor e do aluno, entre outras, podem ser questionadas através da retomada da história de vida de cadaum dos professores.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10003
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10003/6975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 1 (2005); 09-18
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 1 (2005); 09-18
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 1 (2005); 09-18
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162538917888