Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10003 |
Resumo: | As poucas mudanças no modelo de transmissão/recepção, usado por muitos professores em suas salas de aula, levaram-nos a questionar a influência dos professores que tivemos na nossa formação profissional. Mesmo que os cursos de licenciatura enfatizem teorias mais modernas de ensino e aprendizagem, os professores acabam assumindo a posição de seus antigos professores. Observamos que a formação do professor não se da exclusivamente na licenciatura, mas durante toda a sua vida escolar e após a sua formação, na própria prática docente. As concepções sobre ensino e aprendizagem, sobre o papel da escola, do professor e do aluno, entre outras, podem ser questionadas através da retomada da história de vida de cadaum dos professores. |
id |
UFMG-11_8fa486b13f7f47db89595cbb5dfd7ab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10003 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memóriaAs poucas mudanças no modelo de transmissão/recepção, usado por muitos professores em suas salas de aula, levaram-nos a questionar a influência dos professores que tivemos na nossa formação profissional. Mesmo que os cursos de licenciatura enfatizem teorias mais modernas de ensino e aprendizagem, os professores acabam assumindo a posição de seus antigos professores. Observamos que a formação do professor não se da exclusivamente na licenciatura, mas durante toda a sua vida escolar e após a sua formação, na própria prática docente. As concepções sobre ensino e aprendizagem, sobre o papel da escola, do professor e do aluno, entre outras, podem ser questionadas através da retomada da história de vida de cadaum dos professores.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10003Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 1 (2005); 09-18Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 1 (2005); 09-18Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 1 (2005); 09-181983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10003/6975Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Ana Luiza deCarvalho, EmersonCoelho, Flávia dos SantosSalviano, LucianaGomes, Maria Fernanda P. A.Mendonça, Paula CristinaBarbosa, Rosemary Karla2019-02-01T19:54:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10003Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória |
title |
Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória |
spellingShingle |
Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória Quadros, Ana Luiza de |
title_short |
Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória |
title_full |
Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória |
title_fullStr |
Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória |
title_full_unstemmed |
Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória |
title_sort |
Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com a nossa memória |
author |
Quadros, Ana Luiza de |
author_facet |
Quadros, Ana Luiza de Carvalho, Emerson Coelho, Flávia dos Santos Salviano, Luciana Gomes, Maria Fernanda P. A. Mendonça, Paula Cristina Barbosa, Rosemary Karla |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Emerson Coelho, Flávia dos Santos Salviano, Luciana Gomes, Maria Fernanda P. A. Mendonça, Paula Cristina Barbosa, Rosemary Karla |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Ana Luiza de Carvalho, Emerson Coelho, Flávia dos Santos Salviano, Luciana Gomes, Maria Fernanda P. A. Mendonça, Paula Cristina Barbosa, Rosemary Karla |
description |
As poucas mudanças no modelo de transmissão/recepção, usado por muitos professores em suas salas de aula, levaram-nos a questionar a influência dos professores que tivemos na nossa formação profissional. Mesmo que os cursos de licenciatura enfatizem teorias mais modernas de ensino e aprendizagem, os professores acabam assumindo a posição de seus antigos professores. Observamos que a formação do professor não se da exclusivamente na licenciatura, mas durante toda a sua vida escolar e após a sua formação, na própria prática docente. As concepções sobre ensino e aprendizagem, sobre o papel da escola, do professor e do aluno, entre outras, podem ser questionadas através da retomada da história de vida de cadaum dos professores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10003 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10003/6975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 1 (2005); 09-18 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 1 (2005); 09-18 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 1 (2005); 09-18 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162538917888 |