PROCESSO REFLEXIVO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NUMA INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLECTIVE PROCESS AND THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE DURING AN IN-SERVICE TRAINING INTERVENTION OF CHEMISTRY TEACHERS Vanda Luiza do

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Vanda Luiza dos Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandez, Carmen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33799
Resumo: O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, na sigla em inglês) é reconhecido como aquele que representa o conhecimento profissional dos professores e se desenvolve na prática e por processos reflexivos. Nesta investigação analisamos o desenvolvimento do PCK de dois professores que participaram de um processo reflexivo num grupo colaborativo envolvendo ações individuais e em grupo. Os dados incluem textos escritos, vídeos de discussões orais e de aulas e o ciclo reflexivo de Smyth. A análise dos dados foi baseada no Modelo Hexagonal e nas interações discursivas. Os professores investigados, a partir do processo reflexivo, tomam consciência de algumas ações a partir da participação no grupo colaborativo, revelando um processo de desenvolvimento de PCK de modo semelhante ao proposto no modelo de raciocínio pedagógico e ação. The Pedagogical Content Knowledge (PCK) is recognized as the teacher professional knowledge and develops through practical activities and reflective processes. In this research, we analyze the development of PCK of two teachers who participated in a reflective process in a collaborative group involving individual and group actions. Data include written texts, videos of oral discussions and lessons and the reflective cycle of Smyth. Data analysis was based on Hexagonal Model and discursive interactions. The teachers, from the reflective process, become aware of some actions from the participation of the cooperative group, revealing a process of developing PCK similar to that proposed in the model of pedagogical reasoning and action.
id UFMG-11_9f8ec98a7e605de2a56b3dd5aa71dd76
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33799
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling PROCESSO REFLEXIVO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NUMA INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLECTIVE PROCESS AND THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE DURING AN IN-SERVICE TRAINING INTERVENTION OF CHEMISTRY TEACHERS Vanda Luiza doConhecimento de Professores; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Reflexão Crítica; Formação Contínua; Grupo Colaborativo.O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, na sigla em inglês) é reconhecido como aquele que representa o conhecimento profissional dos professores e se desenvolve na prática e por processos reflexivos. Nesta investigação analisamos o desenvolvimento do PCK de dois professores que participaram de um processo reflexivo num grupo colaborativo envolvendo ações individuais e em grupo. Os dados incluem textos escritos, vídeos de discussões orais e de aulas e o ciclo reflexivo de Smyth. A análise dos dados foi baseada no Modelo Hexagonal e nas interações discursivas. Os professores investigados, a partir do processo reflexivo, tomam consciência de algumas ações a partir da participação no grupo colaborativo, revelando um processo de desenvolvimento de PCK de modo semelhante ao proposto no modelo de raciocínio pedagógico e ação. The Pedagogical Content Knowledge (PCK) is recognized as the teacher professional knowledge and develops through practical activities and reflective processes. In this research, we analyze the development of PCK of two teachers who participated in a reflective process in a collaborative group involving individual and group actions. Data include written texts, videos of oral discussions and lessons and the reflective cycle of Smyth. Data analysis was based on Hexagonal Model and discursive interactions. The teachers, from the reflective process, become aware of some actions from the participation of the cooperative group, revealing a process of developing PCK similar to that proposed in the model of pedagogical reasoning and action.CECIMIG-FaE-UFMG2015-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3379910.1590/1983-211720175170112 Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 1 (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 1 (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 1 (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33799/26981Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMontenegro, Vanda Luiza dos Santos Fernandez, Carmen2021-07-07T19:00:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33799Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T19:00:29Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO REFLEXIVO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NUMA INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLECTIVE PROCESS AND THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE DURING AN IN-SERVICE TRAINING INTERVENTION OF CHEMISTRY TEACHERS Vanda Luiza do
title PROCESSO REFLEXIVO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NUMA INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLECTIVE PROCESS AND THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE DURING AN IN-SERVICE TRAINING INTERVENTION OF CHEMISTRY TEACHERS Vanda Luiza do
spellingShingle PROCESSO REFLEXIVO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NUMA INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLECTIVE PROCESS AND THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE DURING AN IN-SERVICE TRAINING INTERVENTION OF CHEMISTRY TEACHERS Vanda Luiza do
Montenegro, Vanda Luiza dos Santos
Conhecimento de Professores; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Reflexão Crítica; Formação Contínua; Grupo Colaborativo.
title_short PROCESSO REFLEXIVO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NUMA INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLECTIVE PROCESS AND THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE DURING AN IN-SERVICE TRAINING INTERVENTION OF CHEMISTRY TEACHERS Vanda Luiza do
title_full PROCESSO REFLEXIVO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NUMA INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLECTIVE PROCESS AND THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE DURING AN IN-SERVICE TRAINING INTERVENTION OF CHEMISTRY TEACHERS Vanda Luiza do
title_fullStr PROCESSO REFLEXIVO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NUMA INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLECTIVE PROCESS AND THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE DURING AN IN-SERVICE TRAINING INTERVENTION OF CHEMISTRY TEACHERS Vanda Luiza do
title_full_unstemmed PROCESSO REFLEXIVO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NUMA INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLECTIVE PROCESS AND THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE DURING AN IN-SERVICE TRAINING INTERVENTION OF CHEMISTRY TEACHERS Vanda Luiza do
title_sort PROCESSO REFLEXIVO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NUMA INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFESSORES DE QUÍMICA: REFLECTIVE PROCESS AND THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE DURING AN IN-SERVICE TRAINING INTERVENTION OF CHEMISTRY TEACHERS Vanda Luiza do
author Montenegro, Vanda Luiza dos Santos
author_facet Montenegro, Vanda Luiza dos Santos
Fernandez, Carmen
author_role author
author2 Fernandez, Carmen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro, Vanda Luiza dos Santos
Fernandez, Carmen
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento de Professores; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Reflexão Crítica; Formação Contínua; Grupo Colaborativo.
topic Conhecimento de Professores; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Reflexão Crítica; Formação Contínua; Grupo Colaborativo.
description O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, na sigla em inglês) é reconhecido como aquele que representa o conhecimento profissional dos professores e se desenvolve na prática e por processos reflexivos. Nesta investigação analisamos o desenvolvimento do PCK de dois professores que participaram de um processo reflexivo num grupo colaborativo envolvendo ações individuais e em grupo. Os dados incluem textos escritos, vídeos de discussões orais e de aulas e o ciclo reflexivo de Smyth. A análise dos dados foi baseada no Modelo Hexagonal e nas interações discursivas. Os professores investigados, a partir do processo reflexivo, tomam consciência de algumas ações a partir da participação no grupo colaborativo, revelando um processo de desenvolvimento de PCK de modo semelhante ao proposto no modelo de raciocínio pedagógico e ação. The Pedagogical Content Knowledge (PCK) is recognized as the teacher professional knowledge and develops through practical activities and reflective processes. In this research, we analyze the development of PCK of two teachers who participated in a reflective process in a collaborative group involving individual and group actions. Data include written texts, videos of oral discussions and lessons and the reflective cycle of Smyth. Data analysis was based on Hexagonal Model and discursive interactions. The teachers, from the reflective process, become aware of some actions from the participation of the cooperative group, revealing a process of developing PCK similar to that proposed in the model of pedagogical reasoning and action.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33799
10.1590/1983-211720175170112
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33799
identifier_str_mv 10.1590/1983-211720175170112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33799/26981
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. 1 (2015)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. 1 (2015)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. 1 (2015)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164513386496