SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Stephanie Silva Weigel
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42474
Resumo: Esse trabalho enfoca o papel de uma biografia científica na discussão de características da produção do conhecimento científico, incluindo condicionantes sociais de gênero e raça. Foi realizada uma pesquisa exploratória interpretativa com 61 estudantes de licenciatura em química de quatro universidades federais brasileiras, investigando-se os sentidos produzidos com a leitura da biografia de Alice Ball no que tange às possibilidades para o debate de aspectos epistemológicos. Os dados foram obtidos por meio de questionário avaliado externamente por especialistas e testado internamente com um grupo de estudantes. Os aspectos práticos do trabalho científico foram mais percebidos na leitura em relação a outras características (ciência como produção coletiva, mutabilidade, influências do contexto sociocultural, estruturas sociais da ciência). A biografia demonstrou potencial para promover a história da biografada. Aspectos epistemológicos necessitam de problematização para maior compreensão da atividade científica por meio da biografia.
id UFMG-11_a19df7be01054098c2f4bc419ddfb76e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42474
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRAAlice BallHistória da ciênciaEducação em ciências e diversidadeEsse trabalho enfoca o papel de uma biografia científica na discussão de características da produção do conhecimento científico, incluindo condicionantes sociais de gênero e raça. Foi realizada uma pesquisa exploratória interpretativa com 61 estudantes de licenciatura em química de quatro universidades federais brasileiras, investigando-se os sentidos produzidos com a leitura da biografia de Alice Ball no que tange às possibilidades para o debate de aspectos epistemológicos. Os dados foram obtidos por meio de questionário avaliado externamente por especialistas e testado internamente com um grupo de estudantes. Os aspectos práticos do trabalho científico foram mais percebidos na leitura em relação a outras características (ciência como produção coletiva, mutabilidade, influências do contexto sociocultural, estruturas sociais da ciência). A biografia demonstrou potencial para promover a história da biografada. Aspectos epistemológicos necessitam de problematização para maior compreensão da atividade científica por meio da biografia.CECIMIG-FaE-UFMG2024-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/4247410.1590/1983-21172022240168Ensaio Research in Science Education; Vol. 26 No. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 26 Núm. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 26 n. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42474/43744Copyright (c) 2024 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Stephanie Silva Weigel Francisco Junior, Wilmo Ernesto2024-04-01T21:20:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42474Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2024-04-01T21:20:06Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
title SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
spellingShingle SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
Gomes, Stephanie Silva Weigel
Alice Ball
História da ciência
Educação em ciências e diversidade
title_short SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
title_full SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
title_fullStr SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
title_full_unstemmed SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
title_sort SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
author Gomes, Stephanie Silva Weigel
author_facet Gomes, Stephanie Silva Weigel
Francisco Junior, Wilmo Ernesto
author_role author
author2 Francisco Junior, Wilmo Ernesto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Stephanie Silva Weigel
Francisco Junior, Wilmo Ernesto
dc.subject.por.fl_str_mv Alice Ball
História da ciência
Educação em ciências e diversidade
topic Alice Ball
História da ciência
Educação em ciências e diversidade
description Esse trabalho enfoca o papel de uma biografia científica na discussão de características da produção do conhecimento científico, incluindo condicionantes sociais de gênero e raça. Foi realizada uma pesquisa exploratória interpretativa com 61 estudantes de licenciatura em química de quatro universidades federais brasileiras, investigando-se os sentidos produzidos com a leitura da biografia de Alice Ball no que tange às possibilidades para o debate de aspectos epistemológicos. Os dados foram obtidos por meio de questionário avaliado externamente por especialistas e testado internamente com um grupo de estudantes. Os aspectos práticos do trabalho científico foram mais percebidos na leitura em relação a outras características (ciência como produção coletiva, mutabilidade, influências do contexto sociocultural, estruturas sociais da ciência). A biografia demonstrou potencial para promover a história da biografada. Aspectos epistemológicos necessitam de problematização para maior compreensão da atividade científica por meio da biografia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42474
10.1590/1983-21172022240168
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42474
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172022240168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42474/43744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 26 No. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 26 Núm. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 26 n. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162031407104