SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42474 |
Resumo: | Esse trabalho enfoca o papel de uma biografia científica na discussão de características da produção do conhecimento científico, incluindo condicionantes sociais de gênero e raça. Foi realizada uma pesquisa exploratória interpretativa com 61 estudantes de licenciatura em química de quatro universidades federais brasileiras, investigando-se os sentidos produzidos com a leitura da biografia de Alice Ball no que tange às possibilidades para o debate de aspectos epistemológicos. Os dados foram obtidos por meio de questionário avaliado externamente por especialistas e testado internamente com um grupo de estudantes. Os aspectos práticos do trabalho científico foram mais percebidos na leitura em relação a outras características (ciência como produção coletiva, mutabilidade, influências do contexto sociocultural, estruturas sociais da ciência). A biografia demonstrou potencial para promover a história da biografada. Aspectos epistemológicos necessitam de problematização para maior compreensão da atividade científica por meio da biografia. |
id |
UFMG-11_a19df7be01054098c2f4bc419ddfb76e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42474 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRAAlice BallHistória da ciênciaEducação em ciências e diversidadeEsse trabalho enfoca o papel de uma biografia científica na discussão de características da produção do conhecimento científico, incluindo condicionantes sociais de gênero e raça. Foi realizada uma pesquisa exploratória interpretativa com 61 estudantes de licenciatura em química de quatro universidades federais brasileiras, investigando-se os sentidos produzidos com a leitura da biografia de Alice Ball no que tange às possibilidades para o debate de aspectos epistemológicos. Os dados foram obtidos por meio de questionário avaliado externamente por especialistas e testado internamente com um grupo de estudantes. Os aspectos práticos do trabalho científico foram mais percebidos na leitura em relação a outras características (ciência como produção coletiva, mutabilidade, influências do contexto sociocultural, estruturas sociais da ciência). A biografia demonstrou potencial para promover a história da biografada. Aspectos epistemológicos necessitam de problematização para maior compreensão da atividade científica por meio da biografia.CECIMIG-FaE-UFMG2024-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/4247410.1590/1983-21172022240168Ensaio Research in Science Education; Vol. 26 No. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 26 Núm. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 26 n. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42474/43744Copyright (c) 2024 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Stephanie Silva Weigel Francisco Junior, Wilmo Ernesto2024-04-01T21:20:06Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42474Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2024-04-01T21:20:06Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA |
title |
SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA |
spellingShingle |
SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA Gomes, Stephanie Silva Weigel Alice Ball História da ciência Educação em ciências e diversidade |
title_short |
SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA |
title_full |
SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA |
title_fullStr |
SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA |
title_full_unstemmed |
SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA |
title_sort |
SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA |
author |
Gomes, Stephanie Silva Weigel |
author_facet |
Gomes, Stephanie Silva Weigel Francisco Junior, Wilmo Ernesto |
author_role |
author |
author2 |
Francisco Junior, Wilmo Ernesto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Stephanie Silva Weigel Francisco Junior, Wilmo Ernesto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alice Ball História da ciência Educação em ciências e diversidade |
topic |
Alice Ball História da ciência Educação em ciências e diversidade |
description |
Esse trabalho enfoca o papel de uma biografia científica na discussão de características da produção do conhecimento científico, incluindo condicionantes sociais de gênero e raça. Foi realizada uma pesquisa exploratória interpretativa com 61 estudantes de licenciatura em química de quatro universidades federais brasileiras, investigando-se os sentidos produzidos com a leitura da biografia de Alice Ball no que tange às possibilidades para o debate de aspectos epistemológicos. Os dados foram obtidos por meio de questionário avaliado externamente por especialistas e testado internamente com um grupo de estudantes. Os aspectos práticos do trabalho científico foram mais percebidos na leitura em relação a outras características (ciência como produção coletiva, mutabilidade, influências do contexto sociocultural, estruturas sociais da ciência). A biografia demonstrou potencial para promover a história da biografada. Aspectos epistemológicos necessitam de problematização para maior compreensão da atividade científica por meio da biografia. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42474 10.1590/1983-21172022240168 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42474 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172022240168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/42474/43744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 26 No. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 26 Núm. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 26 n. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162031407104 |