DEFINITIONS BUILT BY PHYSICS ACADEMICS DURING THE PERFORMANCE OF HISTORIC THOUGHT EXPERIMENTS: SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DURANTE A EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO HISTÓRICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomelli, Alisson Cristian
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa, Cleci Teresinha Werner da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33553
Resumo: O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que visa discutir a potencialidade dos Experimentos de Pensamento (EPs) para a aprendizagem significativa em Física. A questão central da investigação é dada por: como os elementos cognitivos mobilizados pelos estudantes durante a realização de EPs em Física podem ser representativos de indícios de aprendizagem significativa? Para respondê-la, a pesquisa foi estruturada a partir dos resultados da aplicação de dois episódios de ensino envolvendo EPs históricos (“Microscópio de raios gama de Heisenberg” e “Gato de Schrödinger”), juntamente a licenciandos em Física. Para a produção dos dados, foram utilizados os materiais escritos pelos acadêmicos e as videogravações das discussões estabelecidas. Os resultados do estudo, aqui restritos à análise de uma das intervenções realizadas, possibilitaram identificar, frente ao proposto pela Teoria da Aprendizagem Significativa, que os EPs se revelam uma tarefa potencialmente significativa para a construção de significados pelos participantes. The current article presents partial results of a research that aims to discuss the potentiality of Thought Experiments (TEs) for meaningful learning in Physics. The main question of the investigation is given as: how do the cognitive elements mobilized by the students during the TEs in Physics can represent signs of meaningful learning? To answer this question, the article was structured with the results of the application of two teaching episodes involving historic TEs (Heisenberg gamma-ray microscope and “Schrödinger's cat”), together with academics in Physics. For the production of the data, materials written by the academics and video recordings of the established discussions were used. The results of the study, restrict to the analysis of one of the interventions held, made it possible to identify, before the proposal by the Meaningful Learning Theory, that the TEs reveal themselves as a potentially meaningful task for the construction of meanings by the participants.
id UFMG-11_a6afe6fc95e4de434df7a699fe2c3794
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33553
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling DEFINITIONS BUILT BY PHYSICS ACADEMICS DURING THE PERFORMANCE OF HISTORIC THOUGHT EXPERIMENTS: SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DURANTE A EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO HISTÓRICOS Teoria da Aprendizagem SignificativaHierarquização dos significadosensino de FísicaO artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que visa discutir a potencialidade dos Experimentos de Pensamento (EPs) para a aprendizagem significativa em Física. A questão central da investigação é dada por: como os elementos cognitivos mobilizados pelos estudantes durante a realização de EPs em Física podem ser representativos de indícios de aprendizagem significativa? Para respondê-la, a pesquisa foi estruturada a partir dos resultados da aplicação de dois episódios de ensino envolvendo EPs históricos (“Microscópio de raios gama de Heisenberg” e “Gato de Schrödinger”), juntamente a licenciandos em Física. Para a produção dos dados, foram utilizados os materiais escritos pelos acadêmicos e as videogravações das discussões estabelecidas. Os resultados do estudo, aqui restritos à análise de uma das intervenções realizadas, possibilitaram identificar, frente ao proposto pela Teoria da Aprendizagem Significativa, que os EPs se revelam uma tarefa potencialmente significativa para a construção de significados pelos participantes. The current article presents partial results of a research that aims to discuss the potentiality of Thought Experiments (TEs) for meaningful learning in Physics. The main question of the investigation is given as: how do the cognitive elements mobilized by the students during the TEs in Physics can represent signs of meaningful learning? To answer this question, the article was structured with the results of the application of two teaching episodes involving historic TEs (Heisenberg gamma-ray microscope and “Schrödinger's cat”), together with academics in Physics. For the production of the data, materials written by the academics and video recordings of the established discussions were used. The results of the study, restrict to the analysis of one of the interventions held, made it possible to identify, before the proposal by the Meaningful Learning Theory, that the TEs reveal themselves as a potentially meaningful task for the construction of meanings by the participants.CECIMIG-FaE-UFMG2021-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3355310.1590/1983-21172021230125Ensaio Research in Science Education; Vol. 23 (2021): .Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 23 (2021): .Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 23 (2021): .1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33553/28862Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiacomelli, Alisson CristianRosa, Cleci Teresinha Werner da2022-03-25T13:43:13Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33553Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2022-03-25T13:43:13Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv DEFINITIONS BUILT BY PHYSICS ACADEMICS DURING THE PERFORMANCE OF HISTORIC THOUGHT EXPERIMENTS: SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DURANTE A EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO HISTÓRICOS
title DEFINITIONS BUILT BY PHYSICS ACADEMICS DURING THE PERFORMANCE OF HISTORIC THOUGHT EXPERIMENTS: SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DURANTE A EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO HISTÓRICOS
spellingShingle DEFINITIONS BUILT BY PHYSICS ACADEMICS DURING THE PERFORMANCE OF HISTORIC THOUGHT EXPERIMENTS: SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DURANTE A EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO HISTÓRICOS
Giacomelli, Alisson Cristian
Teoria da Aprendizagem Significativa
Hierarquização dos significados
ensino de Física
title_short DEFINITIONS BUILT BY PHYSICS ACADEMICS DURING THE PERFORMANCE OF HISTORIC THOUGHT EXPERIMENTS: SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DURANTE A EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO HISTÓRICOS
title_full DEFINITIONS BUILT BY PHYSICS ACADEMICS DURING THE PERFORMANCE OF HISTORIC THOUGHT EXPERIMENTS: SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DURANTE A EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO HISTÓRICOS
title_fullStr DEFINITIONS BUILT BY PHYSICS ACADEMICS DURING THE PERFORMANCE OF HISTORIC THOUGHT EXPERIMENTS: SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DURANTE A EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO HISTÓRICOS
title_full_unstemmed DEFINITIONS BUILT BY PHYSICS ACADEMICS DURING THE PERFORMANCE OF HISTORIC THOUGHT EXPERIMENTS: SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DURANTE A EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO HISTÓRICOS
title_sort DEFINITIONS BUILT BY PHYSICS ACADEMICS DURING THE PERFORMANCE OF HISTORIC THOUGHT EXPERIMENTS: SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DURANTE A EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO HISTÓRICOS
author Giacomelli, Alisson Cristian
author_facet Giacomelli, Alisson Cristian
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
author_role author
author2 Rosa, Cleci Teresinha Werner da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacomelli, Alisson Cristian
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Aprendizagem Significativa
Hierarquização dos significados
ensino de Física
topic Teoria da Aprendizagem Significativa
Hierarquização dos significados
ensino de Física
description O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que visa discutir a potencialidade dos Experimentos de Pensamento (EPs) para a aprendizagem significativa em Física. A questão central da investigação é dada por: como os elementos cognitivos mobilizados pelos estudantes durante a realização de EPs em Física podem ser representativos de indícios de aprendizagem significativa? Para respondê-la, a pesquisa foi estruturada a partir dos resultados da aplicação de dois episódios de ensino envolvendo EPs históricos (“Microscópio de raios gama de Heisenberg” e “Gato de Schrödinger”), juntamente a licenciandos em Física. Para a produção dos dados, foram utilizados os materiais escritos pelos acadêmicos e as videogravações das discussões estabelecidas. Os resultados do estudo, aqui restritos à análise de uma das intervenções realizadas, possibilitaram identificar, frente ao proposto pela Teoria da Aprendizagem Significativa, que os EPs se revelam uma tarefa potencialmente significativa para a construção de significados pelos participantes. The current article presents partial results of a research that aims to discuss the potentiality of Thought Experiments (TEs) for meaningful learning in Physics. The main question of the investigation is given as: how do the cognitive elements mobilized by the students during the TEs in Physics can represent signs of meaningful learning? To answer this question, the article was structured with the results of the application of two teaching episodes involving historic TEs (Heisenberg gamma-ray microscope and “Schrödinger's cat”), together with academics in Physics. For the production of the data, materials written by the academics and video recordings of the established discussions were used. The results of the study, restrict to the analysis of one of the interventions held, made it possible to identify, before the proposal by the Meaningful Learning Theory, that the TEs reveal themselves as a potentially meaningful task for the construction of meanings by the participants.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33553
10.1590/1983-21172021230125
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33553
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172021230125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33553/28862
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 23 (2021): .
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 23 (2021): .
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 23 (2021): .
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164182036480