Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10405 |
Resumo: | No presente trabalho apresentamos algumas contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista. Para tanto, apresentamos um dos conceitos-chave da Análise do Discurso em funcionamento na interlocução com entrevistas feitas com professores: as condições de produção, que implicam em relações de sentido, relações de forças e mecanismos de antecipação. Trazemos também os conceitos de memória discursiva, não-dito e não transparência da linguagem articulados ao texto. Colocamos esses conceitos em funcionamento ao analisar uma situação de entrevista realizada com professores de ciências do ensino fundamental, onde estes falam sobre histórias de sucesso ao dar aulas de ciências e também sobre sua relação com os PCN´s. |
id |
UFMG-11_b29f59fffe3c0f92514ef8851f052983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10405 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevistaNo presente trabalho apresentamos algumas contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista. Para tanto, apresentamos um dos conceitos-chave da Análise do Discurso em funcionamento na interlocução com entrevistas feitas com professores: as condições de produção, que implicam em relações de sentido, relações de forças e mecanismos de antecipação. Trazemos também os conceitos de memória discursiva, não-dito e não transparência da linguagem articulados ao texto. Colocamos esses conceitos em funcionamento ao analisar uma situação de entrevista realizada com professores de ciências do ensino fundamental, onde estes falam sobre histórias de sucesso ao dar aulas de ciências e também sobre sua relação com os PCN´s.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10405Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 1 (2008); 55-68Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 1 (2008); 55-68Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 1 (2008); 55-681983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10405/7362Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFlôr, Cristhiane CunhaSouza, Suzani Cassiani de2019-02-01T19:54:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10405Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:55Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista |
title |
Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista |
spellingShingle |
Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista Flôr, Cristhiane Cunha |
title_short |
Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista |
title_full |
Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista |
title_fullStr |
Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista |
title_full_unstemmed |
Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista |
title_sort |
Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista |
author |
Flôr, Cristhiane Cunha |
author_facet |
Flôr, Cristhiane Cunha Souza, Suzani Cassiani de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Suzani Cassiani de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flôr, Cristhiane Cunha Souza, Suzani Cassiani de |
description |
No presente trabalho apresentamos algumas contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista. Para tanto, apresentamos um dos conceitos-chave da Análise do Discurso em funcionamento na interlocução com entrevistas feitas com professores: as condições de produção, que implicam em relações de sentido, relações de forças e mecanismos de antecipação. Trazemos também os conceitos de memória discursiva, não-dito e não transparência da linguagem articulados ao texto. Colocamos esses conceitos em funcionamento ao analisar uma situação de entrevista realizada com professores de ciências do ensino fundamental, onde estes falam sobre histórias de sucesso ao dar aulas de ciências e também sobre sua relação com os PCN´s. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10405 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10405/7362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 1 (2008); 55-68 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 1 (2008); 55-68 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 1 (2008); 55-68 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711163394555904 |