Raciocício Hipotético-Dedutivo relativo à flutuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krapas, Sonia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Dibar Ure, Maria Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10069
Resumo: O objetivo do trabalho é estudar as estratégias adotadas frente à tarefa de escolha de hipóteses relativa ao fenômeno de flutuação. Os datos foram obtidos a partir de entrevistas com crianças e de questionários com adultos. Na análise dos resultados foram contempladas as relações das estratégias com a idade, com a forma e com o conteúdo das hipóteses. A precocidade daestratégia de falseamento correto foi atribuída a diferenças nos procedimentos mentais utilizados por crianças e adultos. Tratamentos estatísticos dos dados confirmam alguma relaçãoentre as estratégias e a forma e o conteúdo das hipóteses. São apontadas contribuições para o ensino de ciências.
id UFMG-11_b89699bb201250ae1cdc39cc2718258e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10069
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Raciocício Hipotético-Dedutivo relativo à flutuação370.5O objetivo do trabalho é estudar as estratégias adotadas frente à tarefa de escolha de hipóteses relativa ao fenômeno de flutuação. Os datos foram obtidos a partir de entrevistas com crianças e de questionários com adultos. Na análise dos resultados foram contempladas as relações das estratégias com a idade, com a forma e com o conteúdo das hipóteses. A precocidade daestratégia de falseamento correto foi atribuída a diferenças nos procedimentos mentais utilizados por crianças e adultos. Tratamentos estatísticos dos dados confirmam alguma relaçãoentre as estratégias e a forma e o conteúdo das hipóteses. São apontadas contribuições para o ensino de ciências.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10069Ensaio Research in Science Education; Vol. 2 No. 1 (2000); 37-56Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 2 Núm. 1 (2000); 37-56Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 2 n. 1 (2000); 37-561983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10069/7044Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrapas, SoniaDibar Ure, Maria Célia2019-02-01T19:54:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10069Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:29Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Raciocício Hipotético-Dedutivo relativo à flutuação
title Raciocício Hipotético-Dedutivo relativo à flutuação
spellingShingle Raciocício Hipotético-Dedutivo relativo à flutuação
Krapas, Sonia
370.5
title_short Raciocício Hipotético-Dedutivo relativo à flutuação
title_full Raciocício Hipotético-Dedutivo relativo à flutuação
title_fullStr Raciocício Hipotético-Dedutivo relativo à flutuação
title_full_unstemmed Raciocício Hipotético-Dedutivo relativo à flutuação
title_sort Raciocício Hipotético-Dedutivo relativo à flutuação
author Krapas, Sonia
author_facet Krapas, Sonia
Dibar Ure, Maria Célia
author_role author
author2 Dibar Ure, Maria Célia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krapas, Sonia
Dibar Ure, Maria Célia
dc.subject.por.fl_str_mv 370.5
topic 370.5
description O objetivo do trabalho é estudar as estratégias adotadas frente à tarefa de escolha de hipóteses relativa ao fenômeno de flutuação. Os datos foram obtidos a partir de entrevistas com crianças e de questionários com adultos. Na análise dos resultados foram contempladas as relações das estratégias com a idade, com a forma e com o conteúdo das hipóteses. A precocidade daestratégia de falseamento correto foi atribuída a diferenças nos procedimentos mentais utilizados por crianças e adultos. Tratamentos estatísticos dos dados confirmam alguma relaçãoentre as estratégias e a forma e o conteúdo das hipóteses. São apontadas contribuições para o ensino de ciências.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10069
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10069/7044
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 2 No. 1 (2000); 37-56
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 2 Núm. 1 (2000); 37-56
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 2 n. 1 (2000); 37-56
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162628046848