ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANALYSIS OF VIROLOGY IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Marcus Vinicius de Aragão
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cunha, Marlécio Maknamara da Silva, Cândido , Alexandre Luna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34821
Resumo: A Virologia proporciona conhecimentos básicos e aplicados para serem utilizados no dia-a-dia das pessoas visando melhorar sua qualidade de vida no tocante à saúde coletiva. Entretanto, há uma carência muito grande de estudos que analisam esses conceitos nos livros didáticos do ensino médio. Esta pesquisa analisou os principais conceitos da Virologia nos livros didáticos de Biologia do ensino médio mais utilizados em escolas do município de Aracaju, Sergipe. A análise foi feita com ênfase na verificação de erros conceituais e em uma possível consideração do conhecimento prévio dos alunos. Os livros apresentaram problemas com relação aos conceitos empregados e à contextualização. Os resul tados obtidos indicam a necessidade de reformulação e atualização desses recursos didáticos para o auxílio no ensino da Virologia. The study of viruses provides basic and applied knowledge to be used in people's daily actions aimed at the improvement of the quality of life concerning collective health. However, there is a considerable lack of studies that analyze those concepts in the high school textbooks. This research analyzed the main concepts of the Virology in high school Biology textbooks widely used at schools of Aracaju, Sergipe state. The analysis was made with emphasis on the verification of conceptual mis takes whereas taking into consideration the students' previous knowledge. The books presented problems regarding the applied concepts and con- textualization. The obtained results indicate a need for the reformulation and updating of those didactic resources with a view to assist in the teach ing of Virology.
id UFMG-11_c5520c7dcfb055336caba8673d19abd6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34821
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANALYSIS OF VIROLOGY IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKSLivro Didático; Virologia; Ensino Médio.A Virologia proporciona conhecimentos básicos e aplicados para serem utilizados no dia-a-dia das pessoas visando melhorar sua qualidade de vida no tocante à saúde coletiva. Entretanto, há uma carência muito grande de estudos que analisam esses conceitos nos livros didáticos do ensino médio. Esta pesquisa analisou os principais conceitos da Virologia nos livros didáticos de Biologia do ensino médio mais utilizados em escolas do município de Aracaju, Sergipe. A análise foi feita com ênfase na verificação de erros conceituais e em uma possível consideração do conhecimento prévio dos alunos. Os livros apresentaram problemas com relação aos conceitos empregados e à contextualização. Os resul tados obtidos indicam a necessidade de reformulação e atualização desses recursos didáticos para o auxílio no ensino da Virologia. The study of viruses provides basic and applied knowledge to be used in people's daily actions aimed at the improvement of the quality of life concerning collective health. However, there is a considerable lack of studies that analyze those concepts in the high school textbooks. This research analyzed the main concepts of the Virology in high school Biology textbooks widely used at schools of Aracaju, Sergipe state. The analysis was made with emphasis on the verification of conceptual mis takes whereas taking into consideration the students' previous knowledge. The books presented problems regarding the applied concepts and con- textualization. The obtained results indicate a need for the reformulation and updating of those didactic resources with a view to assist in the teach ing of Virology.CECIMIG-FaE-UFMG2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3482110.1590/1983-21172010120109Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34821/27503Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Marcus Vinicius de Aragão Cunha, Marlécio Maknamara da SilvaCândido , Alexandre Luna 2021-06-22T20:36:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34821Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T20:36:34Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANALYSIS OF VIROLOGY IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
title ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANALYSIS OF VIROLOGY IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
spellingShingle ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANALYSIS OF VIROLOGY IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
Batista, Marcus Vinicius de Aragão
Livro Didático; Virologia; Ensino Médio.
title_short ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANALYSIS OF VIROLOGY IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
title_full ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANALYSIS OF VIROLOGY IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
title_fullStr ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANALYSIS OF VIROLOGY IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
title_full_unstemmed ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANALYSIS OF VIROLOGY IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
title_sort ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ANALYSIS OF VIROLOGY IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS
author Batista, Marcus Vinicius de Aragão
author_facet Batista, Marcus Vinicius de Aragão
Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
Cândido , Alexandre Luna
author_role author
author2 Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
Cândido , Alexandre Luna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Marcus Vinicius de Aragão
Cunha, Marlécio Maknamara da Silva
Cândido , Alexandre Luna
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático; Virologia; Ensino Médio.
topic Livro Didático; Virologia; Ensino Médio.
description A Virologia proporciona conhecimentos básicos e aplicados para serem utilizados no dia-a-dia das pessoas visando melhorar sua qualidade de vida no tocante à saúde coletiva. Entretanto, há uma carência muito grande de estudos que analisam esses conceitos nos livros didáticos do ensino médio. Esta pesquisa analisou os principais conceitos da Virologia nos livros didáticos de Biologia do ensino médio mais utilizados em escolas do município de Aracaju, Sergipe. A análise foi feita com ênfase na verificação de erros conceituais e em uma possível consideração do conhecimento prévio dos alunos. Os livros apresentaram problemas com relação aos conceitos empregados e à contextualização. Os resul tados obtidos indicam a necessidade de reformulação e atualização desses recursos didáticos para o auxílio no ensino da Virologia. The study of viruses provides basic and applied knowledge to be used in people's daily actions aimed at the improvement of the quality of life concerning collective health. However, there is a considerable lack of studies that analyze those concepts in the high school textbooks. This research analyzed the main concepts of the Virology in high school Biology textbooks widely used at schools of Aracaju, Sergipe state. The analysis was made with emphasis on the verification of conceptual mis takes whereas taking into consideration the students' previous knowledge. The books presented problems regarding the applied concepts and con- textualization. The obtained results indicate a need for the reformulation and updating of those didactic resources with a view to assist in the teach ing of Virology.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34821
10.1590/1983-21172010120109
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34821
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34821/27503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165263118336